segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fonoaudiólogo promove comunicação sadia e eficaz


Fonoaudiólogo promove comunicação sadia e eficaz

Profissional cuida dos problemas na voz, na fala e na linguagem.
Em geral, cursos de graduação têm estágio obrigatório.
Fernanda BassetteDo G1, em São Paulo
Tamanho da letra
O fonoaudiólogo, tema do Guia de Carreiras desta terça-feira (5) no G1, é o profissional da área da saúde responsável pela reabilitação dos distúrbios e das "doenças" da comunicação (problemas na voz, na fala, na linguagem), além de ser capaz de promover um modo de comunicação sadio e eficaz.  

Foto: Acervo PUC-SP
Aluno durante estágio em clínica da PUC-SP com crianças surdas. (Foto: Acervo/PUC-SP)
Ele pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais da saúde em pesquisas, prevenção, avaliação e terapia na comunicação oral, escrita, voz e audição. As quatro principais áreas de atuação são voz, audição, linguagem e motricidade oral.

Segundo a professora Ruth Ramalho Ruivo Palladino, diretora da Faculdade de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área da linguagem, o fonoaudiólogo atua tanto na habilitação de crianças com atraso de linguagem (quando o paciente troca os sons ao falar, gagueira, atraso de desenvolvimento, problemas com o vocabulário) quanto na reabilitação de pessoas que adquiriram a linguagem e a perderam por algum motivo, como por exemplo vítimas de traumatismo craniano e derrames. 

Foto: Divulgação
Fonoaudióloga ajusta aparelho de audição em paciente. (Foto: Divulgalção/CFFa)
Já na área da audição, o fonoaudiólogo é o responsável pela realização dos exames audiológicos, seleção e adaptação dos aparelhos de surdez e pela habilitação e reabilitação dos deficientes auditivos. Segundo a professora Ruth, os problemas de surdez podem ser congênitos ou perdas adquiridas.

Com relação aos problemas da voz, o profissional formado em fonoaudiologia atua não apenas na prevenção dos distúrbios (como rouquidão, nódulos e cistos causados pelo mau uso da voz), como também no seu tratamento. "Professores, por exemplo, são constantemente prejudicados por causa do mau-uso da voz", disse.

"O fonoaudiólogo também trabalha no aperfeiçoamento da voz de profissionais como cantores, professores, atores, locutores, advogados e telefonistas, que usam a voz como instrumento de trabalho. Também trabalham para tirar sotaques regionais", disse a professora Ruth.

Por fim, na área de motricidade oral (que trabalha a musculatura da face, da boca e da língua), o fonoaudiólogo atua para corrigir problemas relacionados à sucção, mastigação, deglutiçaõ, respiração e fala.


 O curso
Em geral, os cursos de fonoaudiologia do país têm quatro anos de duração, com cerca de um ano de estágio obrigatório. As disciplinas de formação básica aparecem nos primeiros semestres do curso: sociologia, psicologia, anatomia, genética, fonética, fisiologia, fundamentos em fonoaudiologia.

As disciplinas profissionalizantes normalmente surgem no final do segundo ano de graduação: ortodontia, neurologia, audiologia, linguagem, distúrbios da voz, entre outras. "No final do curso, o aluno tem que cumprir uma carga horária de estágio supervisionado", disse a professora Lurdes Bernadete de Souza, coordenadora do curso da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Segundo a professora Ruth, o perfil dos alunos de fonoaudiologia é bastante mesclado. "Tem alunos que entram na faculdade decididos a trabalhar em hospitais, por exemplo. Mas isso vai mudando no decorrer do curso, onde ele passa a ter contato com novas experiências", explica.

Na opinião da professora Lurdes, o vestibulando que quer se tornar um fonoaudiólogo precisa, antes de tudo, gostar de lidar com pessoas. "Esta é uma profissão que trabalha diretamente com outras pessoas. Portanto, antes de se candidatar, é preciso gostar do que faz", orienta. 
  • Denise|16/01/200911h12
    Amei a reportagem...
    Muitas vezes quando entramos no curso de graduação de Fonoaudiologia não sabemos em que área iremos atuar. A partir do momento que desnubramos cada área da fono, é tão impresssionante. Eu no ínicio do curso queria Voz, depois passei para Motricidade oral e agora pretendo Audio 
  • Tatiane|10/12/200819h47
    Vou cursar o 3º semestre de Fonoaudiologia na UFBA...Sou apaixonada pelo curso, é uma profissao belissima, ainda e pouco conhecida, mas so cabe a nos, profissionais e futuros profissionais, divulgarmos mais a pofissao! Parabens pela matéria, espero encontrar sempre materias sobre fono no globo.com! 
  • Fabiana|19/11/200816h15
    Se vc deseja fazer caridade, faça trabalhos voluntários com terapias de qualidade, mas sabendo que você está ali apenas com o coração, sem recompensa financeira! Mas, por favor, NUNCA cobre R$15,00 para prestar sessões de Fonoaudiologia, pois isso desvaloriza a profissão e, conseqüentemente, você! 

histórico de Guia de carreiras

publicidade

Nenhum comentário :

Postar um comentário