sábado, 1 de setembro de 2012

O ENFOQUE HISTÓRICO-FILOSÓFICO DA CIÊNCIA NO ENSINO E NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: ESTUDO DE CASO COM LICENCIANDOS EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA


RESUMO
Esta pesquisa tem por  objetivo analisar no processo de formação inicial de 
licenciandos em  Física, de uma universidade pública, o desenvolvimento da 
História e  Filosofia da Ciência e o que dizem  esses licenciandos sobre a 
utilização desse enfoque em situações de estágio de regência. Para isso, 
acompanhamos um grupo de licenciandos de uma universidade pública 
durante o ano de 2010, nas atividades desenvolvidas na disciplina de Prática 
de Ensino e Estágio Supervisionado em Física, buscando elementos de HFC 
na formação inicial desses licenciandos, bem como conhecendo a noção de 
enfoque histórico-filosófico apresentada pelos mesmos. Ainda, procuramos 
levantar os fatores que influenciam no planejamento e execução das atividades 
didáticas propostas pelos sujeitos da pesquisa para utilização desse enfoque. 
Desta forma, esta investigação compreende um estudo de caso com três 
licenciandos no qual utilizamos diferentes fontes para a constituição dos dados: 
questionário, entrevista, observação e análise de documentos.  Nossa 
fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem a inserção da HFC 
no  Ensino de Ciências no intuito de construir com os estudantes do Ensino 
Médio uma visão mais adequada de Ciência, entendendo-a como uma 
construção humana e desenvolvida num contexto histórico-social. Também, 
abordamos autores que refletem sobre a formação docente numa perspectiva 
que busca entender os conhecimentos necessários ao professor e defendem 
uma postura diferenciada do docente em relação à sua prática como um 
profissional crítico e reflexivo. Para analisar parte de nossos dados, utilizamos 
alguns elementos da Análise de Discurso advindos de uma orientação teórica 
francesa que busca unir o lingüístico e o sócio-histórico. A partir dos resultados, 
concluímos que, apesar de existir, por parte dos licenciandos, uma noção do 
enfoque histórico-filosófico na educação em Ciências e de seus objetivos, não 
há uma concepção bem fundamentada de como atuar efetivamente segundo 
esse enfoque em sala de aula. E é notável uma diferença entre o pensamento 
dos licenciandos baseada possivelmente na existência de uma formação 
anterior em uma das  situações especificamente.  Por último, é possível 
perceber um distanciamento entre o discurso dos licenciandos em relação ao 
Resumoii
enfoque histórico-filosófico da ciência e sua prática em sala de aula e suas
percepções do enfoque dentro da Licenciatura em Física. 

Palavras-chave: Enfoque histórico-filosófico da ciência, Formação de 
Professores, Ensino de Física.


ABSTRACT

This research  aim to analyze the process of pré-service Physics teacher 
education, of a public University, the development of History and Science 
philosophy and what appears in these undergraduates’ discourse on the use of 
this approach in teaching internship. For that, we followed a group of 
undergraduates in a public university during the year 2010, in the activities 
developed during the interns hip in Physics Education, seeking HPS elements 
in the initial education of these undergraduates, as well as knowing the notion of 
historical-philosophical approach presented by them. We also looked to factors 
that influence planning and accomplishment of activities proposed by the 
research subjects for the utilization of this approach. This investigation includes 
a case study with three pré-service teachers in wich we used different sources 
for  data constitution such as: survey, interview, observation and document
analisys. The theoretical background is based in authors that discuss insertion 
of HPS in the Science teaching with the interest of build a more adequate vision 
of Science, understanding it as a human construction and developed in a socihistorical context. We  also looked to authors that discuss on the instructor 
education in a perspective that seeks to understand the knowledge needed to 
the teacher and the ones that defend a distinguished stance of the instructor in 
relation to his practice as a critical and reflexive professional. To analyze part of 
our data, we used some elements of the Discourse Analysis from a french 
orientation that seeks to combine the linguistic and the socio-historical. From 
these results, we concluded that, despite of existing, by the undergraduates, a 
notion of the historical-philosophical approach in Science education and of it’s
goals, there is not a well founded conception of how to act effectively acording 
this approach in the classroom. Ther is very distinct between undergraduate’s 
thoughts based on the existence of a previous education, specially with of the
pré-service. At last, it is possible realize a detachment between the pré-services 
discourse in relation to the historical-philosophical approach of Science; their
practices in  the  classroom, and their perceptions of the approach in the 
undergraduation program of Physics Education.

Keywords: Historical-Philosophical approach of Science, Teacher Education, 
Physics Teaching.

Aviso de redirecionamento

Aviso de redirecionamento


RESUMO 

Este trabalho trata da implantação da primeira política pública de proteção à 
maternidade e à infância no Brasil, através da criação do Departamento Nacional 
da Criança durante o Estado Novo, período governado por Getúlio Vargas. Assim 
como a repercussão desta no Estado do Paraná mediante o Departamento 
Estadual da Criança. A partir da implantação destes órgãos, procurou-se 
compreender a recepção destas políticas públicas nas municipalidades, tomando 
como ponto de partida a cidade de Guarapuava, no interior do Paraná. Para tal, 
observaram-se, além da documentação produzida pelas instâncias políticas, que 
tratam das formulações dos departamentos sob foco,  as entrevistas realizadas 
com pessoas que tiveram suas experiências de vida marcadas por questões 
relacionadas a essa política pública. 

Palavras-chave: Políticas públicas – gênero – maternidade – memória. 

ABSTRACT 

This work deals with the establishment of the first public policy of protection of 
motherhood and childhood in Brazil, through the creation of the National Children's 
Department during the Brazilian historical period, ruled by Getúlio Vargas, called 
Estado Novo (1937 to 1945). It also deals with the  impact of it in the State of 
Paraná by the Child State Department. After the implementation of these organs, 
we sought to understand the reception of these public policies in the 
municipalities, taking as its starting point the city of Guarapuava, county of Paraná. 
To this end, there were observed, besides the documentation produced by the 
political bodies that deal with the formulations of the departments under focus, 
interviews with people who have had their life experiences marked by issues 
related to this policy. 

Keywords: Public policy - gender - Maternity - memory.