terça-feira, 29 de setembro de 2015

 Universidade  Lusófona


Educação (3º ciclo)

Faculdade de Ciências Sociais,  Educação e Administração








Despacho do curso

Despacho n.º 9288-AC/2007, de 21 de maio1

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data de publicação da decisão

03/10/2012

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Doutor |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Sub-direção de Curso

Secretariado

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor:
a) Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente
 relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atentando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento.

Modalidade de Ensino

Tempo Inteiro

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 180 ECTS

Objetivos

A definição dos objetivos é feita a partir das competências exigidas aos candidatos nos termos da lei e da prática universitária:
a) Capacidade de compreensão sistemática num domínio científico de estudo
b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico
c) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas
d) Terem realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação em publicações com peer review
e) Serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas
f) Serem capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade sobre a área em que são especializados
g) Serem capazes de promover, em contexto académico e ou profissional o progresso social ou cultural

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Nos termos da lei e da prática universitária, os objetivos de um doutoramento são os seguintes:
a) Capacidade de compreensão sistemática num domínio científico de estudo;
b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico;
c) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
d) Terem realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação em publicações com peer review;
e) Serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;
f) Serem capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade sobre a área em que são especializados;
g) Serem capazes de promover, em contexto académico e ou profissional o progresso social ou cultural.
A operacionalização destes objetivos é realizada a partir do plano de estudo e das UC proporcionadas no chamado curso de doutoramento (parte curricular):
- as UC de natureza teórica assumem a caraterística de seminário de aprofundamento, tendo como avaliação predominante a produção de um artigo científico, nos moldes exigidos pela Revista Lusófona de Educação (sublinhe-se que a RLE é a mais indexada das revistas portuguesas, incluindo o ISI Web of Knowledge e o SCOPUS);
- a presença bastante acentuada de professores convidados, permitindo um contacto prolongado dos estudantes com outras culturas científicas e com o trabalho de investigação de referência em diversos campos;
- a insistência feita pela coordenação do curso para que cada estudante preveja, no início de cada ano, a sua presença em congressos científicos do campo da sua pesquisa, com apresentação de comunicações;
- a prática obrigatoriedade de publicação prévia de um determinado número de artigos em revistas científicas com peer review e bem avaliadas internacionalmente antes da defesa pública das suas provas de doutoramento.
O controlo sobre o grau de cumprimento desses objetivos (embora não se trata de uma medição) é feita anualmente através da apresentação por parte de cada estudante de um Relatório de Progresso, onde consta a informação sobre a atividade e a produção científica desenvolvidas. Esse relatório tem de ter o visto prévio do orientador científico e é analisado pela coordenação científica do doutoramento.

Equipamentos e Instalações

O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos. Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.

Investigação

Os estudantes de Doutoramento integram, como investigadores, o Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF, www.ceief.ulusofona.pt). Em algumas áreas de concentração específicas, os estudantes poderão ser integrados em outros centros de investigação, nacionais ou estrangeiros com quem se mantém protocolos de cooperação científica.

Para além disso, o programa beneficia de protocolos existentes com diferentes universidades, entre as quais a University of California em Los Angeles (UCLA), a Université Lumière Lyon 2, a Universidade de Valência e a Universidade Federal da Paraíba.

Observações

O Programa de Doutoramento abrange um total de 180 ECTS, estruturados do seguinte modo:
(i) uma parte curricular, correspondente a 90 ECTS, com uma duração normal de 3 semestres
(ii) a tese, a que se atribui os outros 90 ECTS
A parte curricular do Programa é constituída por seminários de aprofundamento (60 ECTS) e seminários metodológicos (15 ECTS), de um conjunto oferecido anualmente pela Universidade, bem como pela apresentação e discussão pública do Relatório de Investigação (15 ECTS).
O registo definitivo do tema e plano da Tese de Doutoramento exige a aprovação do Relatório de Investigação, debatido perante um júri muito próximo do que será o júri que apreciará a Tese.
As duas fases do Programa de Doutoramento podem sobrepor-se parcialmente no tempo, não sendo necessariamente sequenciais.

Áreas Científicas

Educação

Plano de Estudos

Despacho n.º 9288-AC/2007, de 21 de maio
1.º Ano/ Tronco ComumSemestreECTS
Metodologias de Investigação em EducaçãoAnual5
Opção 1Anual15
Opção 2Anual15
Teoria Social e Educação - Uma abordagem crítica às teorias da reprodução social e culturalAnual15
2.º Ano/ Tronco ComumSemestreECTS
Opção 3Anual15
Relatório de InvestigaçãoAnual15
TeseAnual30
3.º Ano/ Tronco ComumSemestreECTS
Tese (3ºano)Anual60