sexta-feira, 22 de abril de 2011


20/04/2011 20h45 - Atualizado em 20/04/2011 20h50

Institutos federais serão autorizados a contratar professores e técnicos

Instituições poderão contratar 2.800 professores via concurso público. 
Portaria será publicada nesta segunda-feira (25), segundo o MEC.

Do G1, em São Paulo
Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia estão autorizados a contratar docentes e técnicos administrativos para as escolas federais de educação profissional em funcionamento no país.
Segundo o Ministério da Educação uma portaria interministerial dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), será publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25) e vai alterar anexos dos decretos do banco de professor-equivalente e do quadro de referência dos técnicos administrativos dos institutos federais.
Na prática, a medida amplia o banco e o quadro de referência, permitindo que as instituições contratem, via concurso público, pelo menos 2.800 professores e 1.800 técnicos administrativos. Aqueles institutos que possuam concurso válido poderão convocar e nomear o candidato aprovado de imediato.
O banco de professor-equivalente e o quadro de referência de educação básica, técnica e tecnológica dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia foram criados por decretos em setembro de 2010. No entanto, o quantitativo de vagas previsto estava desatualizado em relação às novas escolas da rede federal.
Antes da existência do banco e do quadro de referência, as instituições necessitavam pedir autorização do MPOG cada vez que servidores se aposentavam ou se desligavam da escola.

José Rodrigues Coura

José Rodrigues Coura
Id976
Nome CientíficoCoura, J. R.
E-mailcoura@ioc.fiocruz.br
Área de EspecializaçãoCiências da Saúde
CategoriaTitular
Data de ingresso na ABC28/05/2001

Nascimento

Data15/06/1927
CidadeTaperoá
Estado/ProvínciaParaíba , PB

Endereço

Fundação Oswaldo Cruz
Instituto Oswaldo Cruz
Departamento de Medicina Tropical
Av. Brasil, 4365 
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - 21045900 - Brasil 

Sub-Área

Médicas

Pesquisas

Estudos seccionais e longitudinais sobre doença de Chagas e da esquistossomose no Brasil. 
Epidemiologia de doenças parasitárias na Amazônia Brasileira (atual).

Títulos

Médico - pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil - FNM/UB - 1957. 
Doutor (livre-docente) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ - 1965. 
Professor titular - Universidade Federal Fluminense, UFF - 1966/1971. 
Professor titular - UFRJ - 1971/1996. 
Pesquisador titular - Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 1979/... 
Visiting Professor - Medical School, Uniformed Services University of Health Science, Bethesda, Maryland, USA - 1983/... 
Visiting Researcher - National Institute of Health, NIH-USA - 1985/1986.

Biografia

José Rodrigues Coura, filho de Lupércio Rodrigues Coura e Ercília Coura, nasceu em 15 de junho de 1927, em Taperoá, pequena cidade do Sertão da Paraíba, onde fez o curso primário no Grupo Escolar Felix Daltro. Sem alternativa para continuar os estudos em sua cidade natal, foi interno no Colégio Diocesano de Patos, também no Sertão daquele estado, de 1941 a 1944, quando concluiu o 1º grau. De janeiro de 1945 a julho de 1946, auxiliou os seus pais, em uma pequena propriedade rural que possuíam no município de Taperoá. Em agosto de 1946 migrou para o Rio de Janeiro, visando continuar os seus estudos. De setembro a dezembro daquele ano trabalhou como auxiliar de escritório na Standard Oil (hoje Esso do Brasil), até ser convocado para o Exército de 1947.
Em 1948 reiniciou os seus estudos, matriculando-se no curso noturno do Colégio Frederico Ribeiro, uma vez que precisava trabalhar durante o dia para custear as despesas pessoais e com os estudos. Concluiu o curso secundário em 1950. Em 1951 fez o curso pré-vestibular e em 1952 ingressou na Faculdade de Medicina da então Universidade do Brasil, graduando-se em dezembro de 1957. Ainda como estudante de Medicina casou-se, em junho de 1957 com sua colega de turma Léa Ferreira Camillo Coura, com quem teve os filhos Evandro Cesar, Lúcia e Luciana Maria Camillo Coura.
Durante o curso médico, estagiou, no 2º ano, nos Laboratórios da Policlínica Geral do Rio de Janeiro e do Hospital Souza Aguiar, no 3º ano, na 5ª Cadeira de Clínica Médica, com o Professor Magalhães Gomes, no 4º ano, na 4ª Cadeira de Clínica Médica, com o professor Clementino Fraga Filho, ambas na Santa Casa de Misericórdia e na Maternidade Clara Basbaum, chefiada pelo Professor Francisco Carlos Grelle; no 5º e 6º ano, estagiou na 3ª Cadeira de Clínica Médica, com os Professores Luiz Feijó e Armando Puig, entre outros, no Hospital Moncorvo Filho e Pronto Socorro do Hospital Souza Aguiar.
No 1º semestre de 1958 fez curso de aperfeiçoamento no Serviço do Professor Luiz Decourt, com os Drs. João e Bernardino Tranchesi, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e no 2º semestre daquele ano fez o curso da Escola de Saúde do Exército, permanecendo como médico militar até 22 de outubro de 1962, quando deixou o Exército no posto de Capitão Médico, para dedicar-se integralmente à carreira universitária.
Em 1º de março de 1960, foi contratado como Instrutor de Ensino da Cadeira de Clínica de Doenças Tropicais e Infectuosas, chefiada pelo Professor José Rodrigues da Silva, no pavilhão Carlos Chagas do Hospital São Francisco de Assis, da Faculdade de Medicina da então Universidade do Brasil. Trabalhou com o Professor Rodrigues da Silva até a sua morte em 26 de maio de 1968, a quem substituiu na cátedra, e continua reverenciando a sua memória até os dias atuais. Em 1963, foi agraciado pelo Conselho Britânico com uma bolsa de estudos na Universidade de Londres, onde permaneceu até agosto de 1964, fazendo cursos de aperfeiçoamento em Medicina Interna e Cardiologia, respectivamente no Hammersmith e National Heart Hospitals, participando nas sessões semanais do Brompton (doenças pulmonares) e do Royal Free (doenças hepáticas), com a Professora Sheila Scherlock e ocasionalmente na London School of Tropical Medicine and Hygiene, todos como base para a sua Livre-Docência que faria na UFRJ, em 1965.
Em dezembro de 1965 fez sua Livre-Docência na Cadeira de Clínica de Doenças Tropicais e Infectuosas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, submetendo-se à prova escrita, prova prática com exame clínico e discussão do diagnóstico de um caso sorteado, exame de curriculum vitae e provas públicas de aula e defesa da tese "Contribuição ao estudo da Doença de Chagas no Estado da Guanabara", aprovado com distinção em todas provas, obtendo os títulos de Livre-Docente e Doutor em Medicina pela UFRJ, sendo promovido em consequência a Professor adjunto.
Em fevereiro de 1966 fez concurso de Títulos para Professor titular contratado da Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, obtendo o 1º lugar entre os 4 candidatos concorrentes. No Hospital Antonio Pedro organizou um modelar e moderno Serviço de Doenças Infecciosas, reformulou e modernizou o currículo da Disciplina de Doenças Infecciosas, formando numerosos discípulos. Em 1970 fez o Concurso Público de Títulos e Provas para provimento efetivo daquela disciplina, sendo aprovado com nota 10 em todas as provas.
Com o falecimento do Professor José Rodrigues da Silva, em maio de 1968, assumiu, na qualidade de único Livre Docente e Doutor, a Regência da Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFRJ e a Chefia do Serviço do Pavilhão Carlos Chagas, aguardando até 1971 a abertura do concurso público. Com a proibição de abertura de concurso na época diante da vacância da disciplina por mais de três anos, o então Diretor da Faculdade de Medicina, Professor José Leme Lopes propôs à Congregação da Faculdade de Medicina a sua transferência da Universidade Federal Fluminense, o que foi aprovado por unanimidade da Congregação. Ainda em 1971 foi eleito Chefe do Departamento de Medicina Preventiva da UFRJ.
Em 1970 organizou o Curso de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Doenças Infecciosas e Parasitárias na UFRJ, o primeiro curso da área médica credenciado no Brasil pelo Conselho Federal de Educação, classificado com o conceito máximo pelo sistema CAPES/CNPq desde a sua criação até a presente data, formando mais de uma centena de mestres e doutores, os quais trabalham em diversas Universidades e Serviços da Saúde Pública no Brasil e no exterior.
Ainda na UFRJ organizou e modernizou, em 1971, o Departamento de Medicina Preventiva com 4 disciplinas: Doenças Infecciosas e Parasitárias, Epidemiologia, Medicina Ocupacional e Saúde Pública, o qual serviu de modelo para vários outros no Brasil, organização esta que lhe valeu o convite do Professor José de Paula Lopes Pontes, Diretor da Faculdade de Medicina, para ministrar a Aula Magna de abertura dos cursos de 1972, sob o título "Relevância do Ensino da Medicina Preventiva para o Profissional da Saúde" - a última destas aulas ministrada na sede da Faculdade, na Praia Vermelha, quando ainda era o mais jovem entre os Professores titulares daquela casa. Organizou e instalou o atual Serviço de Doenças Infecciosas no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, do qual foi Diretor da Divisão de Saúde da Comunidade, em 1978.
Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical em 1962, do qual foi Secretário, Secretário Geral e Presidente desde a sua fundação até 1975. Foi Presidente de Conselho de Medicina do CNPq, de 1976 a 1978, membro do Comitê de Doenças Endêmicas daquele Conselho de 1974 a 1984, do Steering Comittee do TRD/OMS de 1978 a 1984 e do Comitê de Pesquisa da OPS de 1979 a 1986. É Professor "Honoris Causa" das Universidades Federais da Paraíba, Ceará e Piauí pela sua atuação na Pós-graduação e Professor emérito da Faculdade de Medicina de Campos por ter sido seu fundador. Membro titular da Academia Nacional de Medicina desde 1978.
Em março de 1979 foi convidado para a Vice-Presidência de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz e Direção do Instituto Oswaldo Cruz, cargos cuja aceitação condicionou ao seu não afastamento das funções de Professor titular da UFRJ, através do estabelecimento de um convênio para desenvolvimento das disciplinas básicas dos domínios conexos do Curso de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFRJ, na FIOCRUZ, até 1985, quando se licenciou para um pós-doutorado como "Fellow" no NIH, nos Estados Unidos. Quando regressou dos Estados Unidos em 1986, assumiu a Chefia do Departamento de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz, continuando uma estreita colaboração na área de pós-graduação entre o Curso de Pós-graduação em Medicina Tropical, que criou no Instituto Oswaldo Cruz com o de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFRJ. Nos 30 anos que atua na pós-graduação, orientou pessoalmente mais de 50 Teses de Mestrado e Doutorado na UFRJ e no Instituto Oswaldo Cruz e tem discípulos em praticamente todas as universidades brasileiras, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.
Com 54 anos de Serviço Público, 40 dos quais dedicados à vida acadêmica, publicou mais de 200 trabalhos por extenso em revistas nacionais e internacionais indexadas e mais de 300 resumos em anais de congressos, nacionais e internacionais, a grande maioria sobre doenças infecciosas e parasitárias, particularmente sobre Doença de Chagas e Esquistossomose, seus campos de pesquisa desde a década de 60 e alguns sobre Educação Médica.
Defendeu duas Teses, respectivamente sobre doença de Chagas e Esquistossomose e publicou quatro livros: Esquistossomose Pulmonar, Doença de Chagas e um comemorativo do seu Jubileu de Prata (25 anos como Professor da UFRJ), intitulado "Momentos de Ontem e de Sempre", onde homenageia seus mestres, colegas e discípulos. Finalmente acaba de editar o Livro do Centenário do Instituto Oswaldo Cruz, uma obra prima do Centenário da Medicina Experimental no Brasil.
Em maio de 1997 foi eleito por unanimidade Diretor do Instituto Oswaldo Cruz, cargo que exerce pela 2ª vez, no qual dedica-se a uma reformulação e modernização institucional desta Unidade da Fiocruz. No seu primeiro mandato na Fiocruz promoveu uma verdadeira renovação institucional, que agora se completa no seu segundo mandato, quando comemora o 1º Centenário do Instituto Oswaldo Cruz em 25 de maio de 2000.

Comissões

Membro e Presidente do Comitê de Medicina - CNPq - 1976/1978.
Membro do Comitê de Doenças Endêmicas - CNPq (PIDE) - 1974/1984.
Membro do Steering Committee - TDR/OMS - 1978/1984.
Membro do Advisiory Committee - PAHO - 1979/1986.

Participações

Fundador - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - 1962.
Secretário, Secretário Geral e Presidente - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 1962/1975.
Membro - American Society of Tropical Medicine and Hygiene - 1986/....
Membro - Royal Society of Hygiene and Tropical Medicine - 1996/....

Posições

Pesquisador titular
Instituto Oswaldo Cruz
Departamento de Medicina Tropical
Fundação Oswaldo Cruz
mar/1979 - presente
Professor titular aposentado
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Medicina
Departamento de Medicina Preventiva
Fundação Oswaldo Cruz
mar/1960 - out/1996

Prêmios

Condecorações
Comenda Carlos Chagas - Governo do Estado de Minas Gerais - 1993
Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil - jan/2002
Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil - ago/2008
Distinções
Mérito Científico - Conselho Nacional de Pesquisas - 1981
Professor Emérito - Faculdade de Medicina de Campos - 1988
Medalhas
Medalha Emilio Ribas - Sociedade Brasileira de Infectologia - 1991
Medalha Inspiração e Consolidação - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - 1992
Prêmios
Prêmio Gerhard Domagk - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - 1969
Prêmio Gerhard Domagk - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - 1970
Prêmio Gerhard Domagk - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - 1974
Prêmio Alfred Jurszykowski - Academia Nacional de Medicina - 1996
Títulos Honoríficos
Professor honoris causa - Universidade Federal da Paraíba - 1983
Professor honoris causa - Universidade Federal do Ceará - 1991
Professor honoris causa - Universidade Federal do Piauí - 1997

Publicações Selecionadas

COURA, J. R. , WILLCOX, H. P. F. , NARANJO, M. A. , FERNANDES, O. and PAIVA, D. 1995 . Chagas' disease in the Brazilian Amazon. III. A cross-sectional study. Revista do Instituto de Medicina Tropical São Paulo. vol. 37 , p. 415 - 420 
COURA, J. R. , ARBOLEDA, M. N. and WILLCOX, H. P. F. 1995 . Chagas' disease in the Brazilian Amazon. II. A serological survey. Revista do Instituto de Medicina Tropical São Paulo. vol. 37 , p. 103 - 107 
COURA, J. R. , FERNANDES, O. , ARBOLEDA, M. N. , BARRET, T. V. , CARRARA, N. , DEGRAVE, W. and CAMPBELL, D. A. 1996 . Human infection by Trypanosoma rangeli in the Brazilian Amazon. Trans. Royal Soc. Trop. Med. Hyg. vol. 90 , p. 278 - 279 
COURA, J. R. , BORGES-PEREIRA, J. , ALVES FILHO, F. I. , DE CASTRO, J. A. F. , DA CUNHA, R. V. , COSTA, W. and JUNQUEIRA, A. C. V. 1996 . Morbidade da doença de Chagas em áreas do Sertão da Paraíba e da Caatinga do Piauí. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. vol. 29 , p. 197 - 205 
COURA, J. R. , JUNQUEIRA, A. C. V. , BÓIA, M. N. and FERNANDES, O. 1999 . Chagas Disease: from bush to huts and houses. Is it the case of the Brazilian Amazon? Mem. Inst. Oswaldo Cruz. vol. 94 , p. 379 - 384 
COURA, J. R. 2000 . The Oswaldo Cruz Institute and its importance in the Brazilian society. Perspectives for the 21st century. Mem. Inst. Oswaldo Cruz. vol. 95 , p. 9 - 16 

ENTREVISTA: José Rodrigues Coura, médico e pesquisador titular da Fiocruz

ENTREVISTA: José Rodrigues Coura, médico e pesquisador titular da Fiocruz

Academia Brasileira de Ciências

Academia Brasileira de Ciências

JOHN MAURICE

Prof. John Maurice


John Morey Maurice
Professor

  • B.A., University of Colorado, magna cum laude, 1961
  • J.D., New York University School of Law, 1964; Phi Beta Kappa

Áreas de Ensino

  • Agência e Parceria
  • Sociedades Anônimas e Sociedades Limitadas
  • Organizações sem Fins Lucrativos
  • Planejamento de Negócios
  • Justiça e Sociedade

Informações biográficas

Professor Maurício cresceu em um rancho no Colorado, onde sua família levantou registrado gado Black Angus. Frequentou a Universidade do Colorado em Boulder, com especialização em história americana e um menor de idade na arqueologia do sudoeste.
Por cinco verões consecutivos, trabalhou em Mesa Verde National Park, Colorado, como um ranger sazonal para o Serviço Nacional de Parques na pauta interpretativa. Em seus dias de folga, viajou no Four Corners País e começou a montar sua coleção de tapetes reconhecido Navajo e Pueblo de cerâmica indígena.
Ativa no governo do estudante na Universidade do Colorado, ele foi o ganhador do Prêmio Dunklee, o prêmio de liderança dado ao homem excepcional sênior. Em seu último ano o professor Maurício foi o destinatário do Nacional Woodrow Wilson na história diplomática americana na Universidade de Stanford, que ele se recusou a fim de participar da New York University School of Law em Elihu Root-T. Samuel J. Tilden Bolsa.
Após a formatura na faculdade de Direito, ele aceitou uma bolsa Fulbright no direito comparado, em Nova Delhi, na Índia. Ele foi designado para o Indian Law Institute, que é afiliado com o Supremo Tribunal da Índia. Durante o ano e meio que passou na Índia e para além do seu trabalho no Instituto Professor Maurice foi capaz de viajar bastante por todo o subcontinente de Kerala, no sul de Caxemira e no Nepal e no norte de Goa e Bombaim no Ocidente de Madras no Oriente.
Após o seu regresso aos Estados Unidos Professor Maurice entrou na prática da advocacia empresarial em Boise, Idaho.Depois de vários anos com uma empresa privada, foi nomeado conselheiro geral associado para a Boise Cascade Corporation, uma multinacional de madeira empresa de produtos que mantém sua sede em Boise. Em que a capacidade que ele tinha a responsabilidade legal levar para a corporação de grande número de operações internacionais, nas Filipinas, Hong Kong, Malásia, Singapura, Indonésia e Austrália.
Em 1971, na sequência de um concurso nacional, o professor Maurício foi um dos 22 americanos que foram concedidas Bolsas de Estudo da Casa Branca. Como a Casa Branca Fellow serviu por um ano como assistente especial do secretário de Agricultura, em Washington, DC, onde ele estava envolvido na negociação de venda de grãos entre os Estados Unidos ea antiga União Soviética. Na conclusão do seu ano de bolsa, o professor Maurício aceitou a posição de um consultor internacional de gestão da empresa de consultoria sediada em Chicago, da Booz-Allen & Hamilton em sua sede recém-inaugurada em São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil.
Trabalhou três anos no Brasil antes de ingressar na faculdade Gonzaga em 1975. Professor Maurício é um membro do Colorado, Washington, Idaho, e American Bar Associações e está autorizado a praticar perante a Suprema Corte dos Estados Unidos.

Serviço Público

Professor Maurice é atualmente o presidente e um membro do conselho de administração dos Defensores Federal da Eastern Washington e Idaho, uma organização de defesa da comunidade, constituída segundo o Criminal Justice Act federal com a responsabilidade constitucional de representar réus criminais na Justiça Federal.
Ele é membro e presidente da Comissão de Serviço Civil Spokane representando os empregados não uniformizados da cidade de Spokane. Ele é membro do conselho do Museu de Arte Jundt, que está localizado no campus Gonzaga. Ele também atua como presidente e membro do Conselho de Administração da Inland Empire Associação de Phi Beta Kappa, Beta de Washington. Ele também é membro do conselho de curadores da Interplayers Repertory Theatre.

Publicações

  • A Limited Liability escudo pessoal novo para Parceiros Geral: mas nem todos os sócios são tratados da mesma, revisão da lei de Gonzaga, 2007
  • Na Justiça, Número de Revisão da Lei Gonzaga, 2003, Volume 38, 2
  • Resumo do Washington 1998 Revisado Lei Uniforme de Parceria, Escola de Direito da Universidade Gonzaga, Educação Continuada Legal, 1999.
  • Operacional Visão Geral da Lei de Responsabilidade Limitada Companhia de Washington, revisão da lei de Gonzaga, 1995, Volume 2, Número 3
  • A Lei 1990 Washington Corporation Negócios ", revisão da lei de Gonzaga, 1989-1990, Volume 25, Número 3
  • Condomínios e Problemas de Valores Mobiliários Direito, Faculdade de Direito da Universidade Gonzaga, Educação Continuada Legal, 1991
  • Evitando o Storm: Direito dos Valores Mobiliários para Nonsecurities advogados e outros profissionais
  • Considerações sobre o Imposto Federal na formação de empresas de capital fechado, Faculdade de Direito da Universidade Gonzaga, Educação Continuada Legal, 1989
  • Duvidoso Pagamentos do Ultramar: Going Around One More Time, Gonzaga Law Review, Spring 1980, Volume 15, Number 2
  • João Moreira Maurice: Carteira de Desenhos, publicado em uma edição limitada e assinada, de 1971, Gonzaga University School of Law, Continuing Legal Education, 1991