segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Destaque absoluto para o Colégio Santa Mônica (CSM)


28º Intercolegial
Na premiação, destaque absoluto para o Colégio Santa Mônica (CSM), colecionador de títulos e recordes da competição. Campeão geral da 28ª edição dos jogos, a escola igualou o Salesiano Santa Rosa, de Niterói, como o maior vencedor da história do Intercolegial – como pentacampeão seguido e com total de nove conquistas.
A presença maciça de pessoas com a camisa do CSM indicou que a união é uma das armas mais poderosas para continuar se superando a cada ano de disputa. Diretor do programa esportivo e social do CSM, Bruno Castro apontou o caminho para alcançar novos horizontes:
“Esta confraternização é muito importante para a escola, pois conseguimos reunir os funcionários mais humildes aos de maior graduação. A vitória não acontece somente dentro das quadras, pistas, piscinas e tabuleiros. Começamos nossas conquistas dentro da escola e todos se sentem um pouco responsáveis nesta linda festa.”
O professor Felipe Alexandre ergue o troféu: CSM chegou a nove títulos do Intercolegial
Primeira escola a ultrapassar 500 pontos na classificação geral do Intercolegial, o CSM faturou total de 53 taças, sendo mais de 60% de primeiro lugar.
Apresentador da festa, o narrador Luiz Carlos Junior, do Sportv, conduziu a entrega de prêmios com muita competência. O jornalista teve auxílio luxuoso do nadador Luiz Lima e da judoca Giullia Penalber, atletas consagrados que começaram a carreira de títulos no Intercolegial.
Outra escola com motivos de sobra para comemorar, o CAp Paulo Gissoni, segundo colocado geral, subiu uma colocação em relação a 2009 e se firmou como uma das forças dos jogos. A escola de Realengo abiscoitou dez títulos e 19 troféus no total.
Ao chegar pela primeira vez entre os três primeiros, o Colégio MV1 fez história. Com quatro pontos atrás do Percepção, a escola da Tijuca passou à frente do concorrente na escolha da musa, no último dia da competição. Com a eleição de Marcela Martins, a instituição garantiu o terceiro lugar no pódio dos vencedores de 2010.
Parceiro do há nove anos do Intercolegial e do GLOBO, realizador da competição, o McDonald’s foi representado pelo gerente de marketing Sérgio Oliveira.
“É uma honra estar presente à festa. O McDonald’s patrocina o Intercolegial, as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Parabéns aos campeões”, afirmou Oliveira, que esteve em contato permanente com Fred Alvarez, gerente comercial do GLOBO, durante a Festa de Encerramento do Intercolegial 2010.
Fotos: Ari Gomes
Assuntos relacionados


2009
Colégio Santa Mônica
2008
Colégio Santa Mônica
2007
Colégio Santa Mônica
2006
Colégio Santa Mônica
2005
Santa Mônica Centro Educacional
2004
Colégio Santa Mônica
2003
Santa Mônica Centro Educacional, de Bento Ribeiro
2002
Colégio Santa Mônica
2001
Colégio Santa Mônica
2000
Colégio Percepção , de Irajá
1999
Colégio Santa Mônica, de Jacarepaguá
1998
Centro Educacional da Lagoa (CEL)
1997
Centro Educacional da Lagoa (CEL)
1996
Paulo Gissoni, de Realengo
1995
Colégio Militar, da Tijuca
1994
Colégio Militar, da Tijuca
1993
Colégio ADN, do Méier
1992
Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói
1991
Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói
1990
Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói
1989
Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói
1988
Instituto Guanabara, da Tijuca
1987
Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói
1986
Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói
1985
Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói
1984
Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói
1983
Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói

Documentário da BBC lista espécies surpreendentes achadas no séc. XXI


Programa mostra descobertas mais interessantes dos últimos dez anos.

O documentário da BBC "Decade of Discovery" (Década de Descoberta, em tradução livre) relacionou as mais estranhas e surpreendentes espécies descobertas na primeira década do século 21.
Os documentaristas trabalharam em colaboração com a organização ambientalista Conservation International.
Entre as descobertas apresentadas está uma espécie de preguiça-anã (Bradypus pygmaeus), descoberta em uma ilha na costa do Panamá em 2001.
O peixe duende do pacífico foi visto pela primeira vez em 2004, quando foi encontrado preso em uma rede de pescadores. As esferas verdes são os olhos e eles podem virar até para cima, para que o animal possa ver suas presas através da cabeça transparenteO peixe duende do pacífico foi visto pela primeira vez em 2004, quando foi encontrado preso em uma rede de pescadores. As esferas verdes são os olhos e eles podem virar até para cima, para que o animal possa ver suas presas através da cabeça transparente (Foto: M. Bari/BBC)
Outra espécie mostrada é a grande água-viva vermelha (Tiburonia granrojo), descoberta em 2003 a mais de 3 mil metros de profundidade no oceano Pacífico, que tem um metro de largura.
Na África foi descoberta uma nova espécie de mamífero, o mussaranho elefante de cabeça cinza (Rhyncocyon udzungwensis). O animal foi descoberto no Parque Nacional Uzungwa, da Tanzânia, em 2006, pelo cientista italiano Francesco Rovero e é muito maior que os outros mussaranhos, quase do tamanho de um coelho.
O tubarão-bambu ou tubarão que anda foi descoberto na Indonésia em 2006. Apesar de poder nadar, caso seja necessário, geralmente ele utiliza suas nadadeiras peitorais para se mover entre os recifes de corais.
Este inseto, um enorme bicho-pau, foi descoberto na floresta tropical de Bornéu, compartilhada por Brunei, Indonésia e Malásia. É considerado o maior do mundo e chega a meio metro de comprimento. Pouco se sabe sobre ele, além de que o inseto vive na parte superior da florestaEste inseto, um enorme bicho-pau, foi descoberto na floresta tropical de Bornéu, compartilhada por Brunei, Indonésia e Malásia. É considerado o maior do mundo e chega a meio metro de comprimento. Pouco se sabe sobre ele, além de que o inseto vive na parte superior da floresta (Foto: BBC)
A espécie Cyrtodactylus macrotuberculatus (um tipo de lagartixa) foi descoberta em 2008 na costa noroeste da Malásia pelo cientista Lee Grismer. Ela usa sua visão de grande alcance para capturar suas presas durante a noite.
Além destes, a equipe de documentaristas também elegeu insetos e plantas como as espécies mais interessantes descobertas nos últimos dez anos.