quinta-feira, 25 de novembro de 2010

25/11/2010 07h00 - Atualizado em 25/11/2010 07h00 Efeitos das queimadas nas florestas é tema de aula de biologia


25/11/2010 07h00 - Atualizado em 25/11/2010 07h00

Efeitos das queimadas nas florestas é 


tema de aula de biologia

Quando ocorre uma queimada, matéria orgânica é liberada.
Assista à aula em vídeo.

Do G1, em São Paulo
João Carlos Coelho, professor de biologia do cursinho Anglo, dá uma aula sobre os efeitos das queimadas que ocorrem nas florestas.
Quando ocorre uma queimada, a matéria orgânica é quebrada e ocorre a liberação de CO2, nitrogênio, água, ferro, cálcio, entre outras substâncias que compõem o corpo do ser vivo.
O cálcio que está na arvore, por exemplo, é liberado, sai com a fumaça e vai para onde o vento levar. Neste caso, ocorre deslocamento de nutrientes.
Confira aula completa em vídeo.

25/11/2010 18h19 - Atualizado em 25/11/2010 19h00 Estudantes se dizem decepcionados com professor que vazou Enem


25/11/2010 18h19 - Atualizado em 25/11/2010 19h00

Estudantes se dizem decepcionados 


com professor que vazou Enem

'Foi uma estupidez', afirmou adolescente.
Educador passou informações sobre a redação ao filho que fez o exame.

Fernanda NogueiraDo G1, em Remanso (BA)
colégio da bahiaFachada do Colégio Reitor Edgard Santos, na BA
(Foto: Fernanda Nogueira/G1)
Alunos das aulas de química e física do professor indiciado pela Polícia Federal por passar informações ao filho sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se disseram decepcionados nesta quinta-feira (25) com a atitude do educador. Estudantes do Colégio Estadual Reitor Edgard Santos, em Remanso, na Bahia, disseram que o professor costumava “dar lições de moral” durante as aulas.
Nesta quinta-feira, durante uma aula, o professor disse que estava arrependido do que fez, principalmente por ter prejudicado o filho, que acabou eliminado do Enem. “Foi uma estupidez. Agora, o filho dele não vai mais poder concorrer a uma vaga nas federais”, disse um adolescente.
A família evita falar sobre o assunto com conhecidos, mas toda a cidade, de cerca de 40 mil habitantes, comenta sobre o caso de polícia envolvendo o casal e o Enem.
Segundo uma estudante de 14 anos, o professor costumava criticar alunos que colavam em provas, além de alertá-los para o risco de ficar sem estudar. “Ele falava que quem não estudasse podia entrar para o mundo das drogas”, afirmou. “Ele dava muita lição de moral”, disse outro estudante de 17 anos que cursa o nono ano do ensino fundamental.
leiturista'Não é certo, mas não vou dizer que não faria', diz
Xavier de Almeida (Foto: Fernanda Nogueira/G1)
Professores e vizinhos do casal mostram surpresa com o indiciamento e se questionam se não fariam o mesmo se tivessem oportunidade. “Tinha de pensar duas vezes. Não é certo, mas não vou dizer que não faria. Será que você não faria não? Com filho precisando estudar. A educação está cara”, questionou o leiturista Xavier Francelino de Almeida, de 40 anos, que já foi aluno do professor indiciado. As duas filhas de Almeida prestaram o Enem neste ano.

Uma colega de trabalho do professor, que não quis se identificar, condenou a atitude, mas defendeu a família. “Eles são professores há muito tempo. Aconteceu”, afirmou.

Nervosa com a presença da reportagem doG1 em frente à casa do filho, a mãe do professor também questionou: “Será que você não faria se tivesse oportunidade. Acho que faria”, disse..
 

25/11/2010 11h04 - Atualizado em 25/11/2010 13h22 MEC minimiza vazamento do tema da redação do Enem


Agencia Estado
25/11/2010 11h04 - Atualizado em 25/11/2010 13h22

MEC minimiza vazamento do tema da 


redação do Enem

Casal de professores da Bahia foi indiciado pela Polícia Federal.
Ministério reafirmou que deve ocorrer nova prova em 15 de dezembro.

Agencia Estado
Um dia após a Polícia Federal (PF) ter indiciado dois professores pelo vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, o Ministério da Educação (MEC) afirmou, na quarta-feira (24), que não vê indícios de que tenha ocorrido a divulgação. O ministério manteve para 15 de dezembro a reaplicação parcial do exame, só para os casos que constam nas atas das salas onde as provas foram feitas.
"O sigilo do tema da redação foi mantido, uma vez que a professora indiciada pela PF repassou o título de um dos textos motivadores: 'O que é o trabalho escravo'. O tema da prova era 'O trabalho na construção da dignidade humana'", afirmou o ministério, em nota. Para professores e estudantes da região de Petrolina (PE), onde, segundo a PF, teria ocorrido o vazamento, a situação é diferente: eles acreditam que o caso não foi isolado e mais alunos tiveram acesso a outras partes da prova antes de sua realiza
A própria investigação da PF dá margem a especulações. Segundo o delegado Márcio Alberto Gomes, um caderno especial de questões - chamado caderno ampliado (feito em dimensões maiores que os entregues aos estudantes) - foi violado pela coordenação de aplicação da prova no Colégio Ruy Barbosa, em Remanso (BA), cerca de duas horas antes do início da prova.
A PF indiciou um casal de professores por violação de sigilo funcional qualificado (por ter causado prejuízo à administração pública e a outras pessoas), crime cuja pena pode ir até seis anos de prisão. Segundo a secretária de Educação de Remanso, Veraneide Almeida, os dois têm pelo menos 15 anos de magistério. "Não dá para entender um fato desses."
O filho do casal, que há três anos tenta entrar em medicina, não foi indiciado, mas teve a prova desclassificada. A família não foi encontrada para se manifestar. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".