segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vestibular,,,

A Fonoaudiologia em integração com a Escola 2

 As crianças atualmente têm ingressado nas escolas cada vez mais cedo, e sua permanência tem ocupado um significativo espaço do dia.
 Devido à atuação da mulher no mercado de trabalho e a sua importância e participação na renda familiar; as mães muitas vezes preferem optar pela escola ou creche, a deixar a criança em casa com um familiar ou babá.
 Com isso a escola tem desempenhado um papel muito importante, tornando-se peça fundamental  para o um desenvolvimento harmonioso e pleno dessas crianças.
 Baseado nisso, a escola deve ter um aconchego semelhante ao seu lar, um ensino adequado a sua idade e o apoio de uma equipe multidisciplinar tais como; um psicopedagogo, um psicólogo, um fonoaudiólogo e um psicomotricista.
  A Fonoaudiologia deverá realizar um trabalho paralelo e deve ser apresentada a escola como um trabalho preventivo e de parceria.
 Faz-se fundamental, o acompanhamento e a observação do Desenvolvimento da Linguagem, da fala, audição e seu desenvolvimento psicomotor.
 Estudos comprovam que hoje fundamentos da linguagem surgem ainda em um estágio fetal, onde a criança inicia seu  desenvolvimento da linguagem  desde o reconhecimento de vozes masculinas ou femininas formando assim o início da linguagem mais primária que o ser humano possui; a linguagem não verbal.
Uma vez observada qualquer alteração precocemente, desde a mais tenra idade, é possível  detectar e evitar futuros problemas na aprendizagem que possivelmente apareceriam na classe de alfabetização. E essa observação não necessariamente será observada com o início da oralização da criança, que começam a surgir com os balbucios e mais intencionalmente por volta dos 10/18 meses. Portanto, muitas vezes somente com o início da fase verbal, é  que os familiares percebem algum atraso ou alteração na criança, enquanto que podemos observar precocemente possíveis alterações ainda no estágio da linguagem não verbal,  tais como a surdez, o autismo, ou qualquer outra alteração que venha a prejudicar seu desempenho no cotidiano, ou na qualidade de uma melhor aprendizagem.
Uma estimulação realizada precocemente poderá evitar muitos prejuízos e atrasos futuros, pois quanto mais cedo se trabalha,  mais rápido obteremos resultado.
 A alternativa de se evitar a dificuldade pela prevenção precisa ser conscientizada,  que a ajuda de um fonoaudiólogo é muito importante, assim como o acompanhamento dos demais profissionais.
 Precisamos quebrar o mito da “terapia” e encarar a Fonoaudiologia como um trabalho integrado e acolhedor, estabelecendo um canal de comunicação entre criança-terapeuta-família-escola, sempre visando um resultado rápido e satisfatório, e que a partir dessa interação, iremos  favorecer a educação da criança e, por conseguinte a escola poderá alcançar sua proposta pedagógica definida com excelente qualidade.
Embora ninguém afirme que isso seja tarefa fácil, aplicar essa estratégia no dia-a-dia talvez não só transforme a instituição em uma escola dos sonhos, mas certamente trará resultados positivos sob vários aspectos onde todos sairão beneficiados.


Maria Paula Costa Raphael
Fonoaudióloga e Sociopsicomotricista Ramai-Thiers


Ouça o texto aqui:

Entretextos

Entretextos

Leiam o Texto Completo na ENTRETEXTOS n° 48


PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA: ELEMENTOS DO ONTEM E

REFLEXÕES SOBRE O HOJE

PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA: ELEMENTOS DO ONTEM E REFLEXÕES
SOBRE O HOJE  

Resumo
Este artigo discute a atuação do psicopedagogo na escola municipal de Sobral, aponta questionamentos sobre a psicopedagogia e escola. A partir do baixo desempenho escolar dos alunos matriculados na escola básica apresentados nos exames de avaliação institucional, assim como, considerando a necessidade que se tem de trabalhar as  dificuldades de aprendizagem escolar dos alunos das escolas públicas, surgiu a curiosidade
de conhecer como estaria a aceitação do especialista em psicopedagogia, qualificado para atender e contribuir com a criança que não consegue aprender, na escola pública, tendo como referencial a rede de ensino municipal. Desse modo, surgiu a curiosidade em saber se a implementação e avanço dos cursos de pós-graduação em psicopedagogia, oferecidos
pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, era correspondido com a ampliação do mercado de trabalho para a incorporação e reconhecimento social deste novo especialista. Desejava vislumbrar o campo de atuação, a contribuição do psicopedagogo nas escolas frente às dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes. Realizei uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo, em escolas municipais da localidade. Utilizei-me da aplicação de entrevistas com professores e coordenadores pedagógicos, especialistas em psicopedagogia institucional, com a finalidade de ouvir os atores da escola acerca do objeto
de estudo na medida em que lhes dava oportunidade de emitir suas opiniões referentes à atuação de psicopedagogos na escola em que trabalhavam. A pesquisa de campo mostrou que não há profissionais da psicopedagogia atuando como psicopedagogo institucional, o que deixa professores e os coordenadores aflitos, pois sabem da importância e da relevância do trabalho psicopedagógico na escola, acompanhamos nos dias atuais que as dificuldades de aprendizagem ainda é crescente no Brasil, e em Sobral não é diferente.

Palavras-chave: a atuação do psicopedagogo institucional; Dificuldade de aprendizagem;


Psychopedagogy and
school: elements of yesterday and reflections on today

Abstract
This article discusses the role of the psychopedagogist in the public school in Sobral, pointing
questions about the school and psychopedagogy. From the low academic  performance of students enrolled in primary school exams presented in institutional assessment, as well as considering the need that one has to work out the learning  difficulties of students in public schools, emerged the curiosity to know how would be the  acceptance of the expert in psychopedagogy to attend and contribute to the child who  cannot learn in public school, with a reference to the municipal education network.Thus, 
came the curious to know if the implementation and advancement of graduate courses in educational psychology offered by UniversidadeEstadual Vale do Acaraú , was matched  with the expansion of the work market for social recognition and incorporation of this new  emerged specialist. Wanted to glimpse the
playing field, the contribution of the psychopedagogist in schools facing the difficulties of children and adolescents to learn. I conducted an empirical research with a qualitative approach in municipal schools in the 
locality.I used interviews with teachers and coordinators, specialists in institutional psychopedagogy, in order to hear the actors of school about the object of study in that it gave them the opportunity to give their opinions regarding the role of
psychopedagogistin school they worked. Field research has shown that are no professionals of psychopedagogy acting as institutional psychopedagogist, leaving teachers and coordinators afflicted,
 because they know the importance and relevance of educational psychology work at school, we follow nowadays that learning disabilities is still growing in Brazil, and Sobral is no different.

Keywords: the role of institutional psychopedagogists; learning disability; Psychopedagogy today.