Com mais de 84 mil candidatos inscritos, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promove neste domingo (17), a partir das 9h, o primeiro exame de qualificação do vestibular. Serão 60 questões de múltipla escolha para se obter um resultado que pode somar pontos para a segunda fase. Quem não for bem, poderá ainda fazer um segundo exame de qualificação em setembro.
A Uerj é a única universidade pública do Rio de Janeiro que mantém seu próprio vestibular. As demais (UFRJ, UFF e UniRio) adotaram o Enem como processo seletivo. Por isso, esta prova de qualificação tem características diferentes em relação ao grande exame promovido pelo Ministério da Educação mas, ao mesmo tempo, pode servir como um “simulado” para o Enem, segundo professores ouvidos pelo G1 .
A prova do exame de qualificação tem 60 questões objetivas, de múltipla escolha, sobre os conteúdos básicos de disciplinas agrupadas nas três áreas determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.
De acordo com o edital, o candidato que acertar mais de 70% das perguntas ganha conceito A e leva 20 pontos para a segunda fase, quando é feito o exame discursivo. De 60% até 70% ganha conceito B (15 pontos), de 50% até 60 ganha C (10 pontos) e de 40% a 50% ganha D (5 pontos). Serão reprovados os candidatos que acertarem menos de 40% das questões.
Questões interdisciplinares “A prova da Uerj tem mais foco no conteúdo que o Enem, que por sua vez tem uma cobrança mais leve, para testar as habilidades do candidato que fazem parte da matriz de referência do exame”, afirma Luis Felipe Silva Abad, coordenador interdisciplinar do Colégio pH. “Por outro lado, muitas questões são interdisciplinares, assim como no Enem, o que obriga a trabalhar conceitos de mais de uma disciplina em uma mesma questão.”
Coordenador da área de matemática, Luis Felipe indica análise combinatória, probabilidade, geometria plana e espacial, funções do segundo grau, logarítimos e exponenciais como conteúdos possíveis de serem abordados na prova da Uerj.
Já na parte de linguagens e códigos, o coordenador de português do Colégio pH, Filipe Couto, dá dicas das características do exame de qualificação. “A Uerj vai querer saber se o aluno consegue reconhecer o que o texto está dizendo e quais os recursos linguísticos que o autor usou”, indica. “A prova não vai abordar a história da literatura, como no Enem, mas a essência linguística do texto. “
Segundo ele, alguns tópicos são mais recorrentes nas provas da Uerj são coesão (relação entre as diferentes partes do texto, recursos de argumentação e mecanismos de persuasão do leitor, pronomes e verbos, figuras e funções da linguagem.
Calendário O gabarito do primeiro exame de qualificação será divulgado ainda no domingo e a lista de candidatos aprovados para a segunda fase sairá em 25 de junho. O segundo exame de qualificação terá as inscrições abertas de 3 a 25 de julho. A prova será no dia 16 de setembro.
O candidato pode fazer os dois exames de qualificação e usar o melhor desempenho para a etapa final. A segunda fase terá provas de língua portuguesa e redação, além de duas provas de disciplinas específicas para o curso escolhido pelo candidato.