domingo, 19 de agosto de 2012

O DIA-SAÚDE

Células-tronco obtidas pelo Butantan já são testadas em humanos

São Paulo -  Células-tronco embrionárias obtidas a partir de uma técnica desenvolvidapor pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, já estão sendo aplicadas em seres humanos. Os primeiros resultados dos testes, visando à reconstrução do tecido que reveste a córnea, deverão ser anunciados no segundo semestre de 2013.
Foto: Divulgação
Técnica permite obter grandes quantidades de células-tronco capazes de gerar qualquer tecido | Foto: Divulgação
“Fora do país, há alguns estudos avançados. Porém, eles não chegaram à quantidade de células que a gente consegue obter. O grande achado do nosso trabalho é conseguir quantidades de células suficientes para aplicação em humanos”, destaca o pesquisador do Instituto Butantan Nelson Lizier.
O estudo feito pelos pesquisadores do Laboratório de Genética do instituto levou à criação de uma técnica que permite obter grandes quantidades de células-tronco - capazes de gerar qualquer tecido do corpo humano – a partir do dente de leite. “Essa nova tecnologia  que nós conseguimos desenvolver permite que, de uma única polpa [de um dente de leite], a gente consiga tratar muitos pacientes, em torno de 100 por dia”, destaca Lizier.
Os últimos testes feitos em animais mostraram que as células não levam a nenhum efeito colateral quando comparadas a biofármacos e a outras drogas. “As cirurgias já estão acontecendo. A gente já fez em dois pacientes, dentro do Instituto da Visão da Unifesp [Universidade Federal de São Paulo], responsável por essa parte cirúrgica”, ressalta o pesquisador. Os resultados só poderão ser divulgados após o encerramento dos testes.
Um grupo de pacientes com lesões na córnea está recebendo as células-tronco como parte do experimento. Além da córnea, os pesquisadores já têm pesquisas sobre a aplicação das células-tronco embrionárias em outras áreas. “A gente já tem estudos aqui dentro do grupo de pesquisa para a utilização dessas células para regeneração de retina, para arteriosclerose, doenças cardíacas, regeneração óssea, de cartilagem, e implantes dentários.”
Os estudos sobre células-tronco obtidas a partir de dentes de leite começaram a ser feitos no Butantan em 2004. Com essa técnica, os embriões não são mais necessários para a criação das células-tronco. Assim, é possível produzir do próprio organismo do paciente uma célula igual à embrionária.
As informações são da Agência Brasil 

JORNAL O DIA

Instrumentos do Curiosity começam a funcionar

Nasa anunciou nesta sexta-feira que manutenção dos sistemas já terminou e que o robô está pronto para funcionar

Estados Unidos -  O jipe-robô Curiosity ligou nesta sexta-feira o gerador de nêutrons que carrega em uma de suas laterais, enquanto se prepara para uma primeira excursão em busca de minerais que possam dar novas informações sobre Marte.
Os cientistas da Nasa informaram que todos os instrumentos do robô estão em bom estado. "As coisas estão indo bem", disse em teleconferência John Grotzinger, do InstitutoTecnológico da Califórnia e diretor científico de Curiosity.
Composição fotográfica mostra novo autorretrato do jipe-robô. É possível ver pedregulhos no deck, perto de vários instrumentos | Foto: Divulgação
Composição fotográfica mostra novo autorretrato do jipe-robô. É possível ver pedregulhos no deck, perto de vários instrumentos | Foto: Divulgação
"Todos os instrumentos que estamos testando estão funcionando e estamos orgulhosos de anunciar que o instrumento DAN, foi ligado hoje e operou com sucesso", anunciou Grotzinger.
DAN é um espectrômetro de nêutrons com capacidade para detectar hidrogênio, cuja presença pode significar que há água em forma de gelo ou na superfície de um mineral que esteja no subsolo a uma profundidade de até um metro.
Este é o instrumento que a agência espacial russa forneceu ao projeto no qual participam sete países além dos EUA: Espanha, Rússia, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão.

JORNAL O DIA

Colégios de excelência caem no ranking da Educação

Escolas públicas tradicionais e concorridas, com histórico de greves, pioram desempenho

Rio -  Escolas tradicionais do Rio que estão entre as mais disputadas da rede federal perderam posições no ranking do ensino fluminense no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
Em três delas — unidades do Colégio Pedro II do Centro e do Humaitá e o Colégio Militar —, o desempenho dos alunos em Matemática caiu na Prova Brasil.
Com média menor na avaliação do Ministério da Educação, o Colégio Pedro II desceu para a terceira posição, perdendo o primeiro lugar conquistado em 2009.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
No Ciep Pablo Neruda, festa entre alunos e professora após bater meta e ficar entre as unidades de destaque: com nota 8,3, é a segunda melhor do Rio e a 5ª no País do 1º ao 5º ano | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
A unidade do Humaitá caiu da 5ª para a 7ª colocação e a de São Cristóvão despencou da 13ª para 21ª posição. Apenas as unidades do Centro e da Tijuca superaram as metas do Ideb para 2011.
Pais de alunos culpam a paralisação de professores e funcionários pela queda na qualidade do ensino do Pedro II.
Eles temem prejuízos no ano letivo e lutam na Justiça para interromper a greve. Cerca de 13 mil alunos estão sem aula há quase dois meses. No ano passado, a rede parou durante 52 dias.
“Infelizmente nossos filhos são os mais prejudicados. A cada greve, fazem reposiçãocorrida, e as deficiências vão se acumulando de um ano para outro. Pior é para quem vai fazer o Enem e o vestibular”, critica a designer gráfica Olga Aguiar, 48 anos, mãe de Luíza, aluna do 6º ano da unidade Centro.
Para o professor Albano Teixeira, do comando de greve, o movimento no Pedro II não éresponsável pela piora no aprendizado.
“O Pedro II vive uma precarização do ensino. Um a cada quatro professores do colégio é temporário. Muitas vezes, o contrato acaba no meio do ano e os alunos ficam sem aula”, diz.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
iep Glauber Rocha é a melhor escola pública do Rio no Ideb, com 8,5 | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Nesta sexta os funcionários decidem se voltam ao trabalho. Liminar obtida pelo Ministério Público Federal impôs multa diária de R$ 1 mil caso não retornem. Procurada, a direção do Pedro II não respondeu.
No 5º ano, a unidade do Pedro II da Tijuca despencou de 5º para 24º no ranking do estado. A do Engenho Novo também caiu, passando de 8º para 10º. São Cristóvão não teve nota em 2011. A unidade do Humaitá foi a única que melhorou, assim como o CAp UFRJ.
Unidades municipais têm melhora de até 126%
Sem paralisações, alunos e professores de escolas municipais do Rio fizeram bem o dever de casa.
Não só atingiram as metas como, em alguns casos, evoluíram até 126% no Ideb. É o caso da E.M. Brant Horta, na Penha Circular, cujo índice subiu de 2,3 para 5,2 de 2009 para 2011.
A meta da unidade era 2,7 para as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No mesmo bairro, a E.M. Bernardo de Vasconcelos elevou o seu indicador de 1,9 para 3,9, um aumento de 105%.
Nesta quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes visitou três unidades da rede que se destacaram no ranking nacional, como o Ciep Glauber Rocha, na Pavuna, a Roberto Burle Marx, e o Ciep Pablo Neruda, ambos na Taquara.
Pela segunda vez seguida, o Pablo Neruda é a segunda melhor escola do Rio e a quinta do Brasil. A unidade, que é uma Escola do Amanhã, em área violenta, teve uma melhora de 15% no rendimento, pulando de 7,2 para 8,3.
“Nossas crianças foram alfabetizadas aos 5 anos. Como sabem ler e interpretar textos, elas avançam e resolvem qualquer problema”, ensina a diretora Maria Joselza Albuquerque, 54, que está no cargo há 24 anos. “Manter esse Ideb seria ótimo. Mas vamos trabalhar para chegar em 8,6”, diz.
Desafio ainda para o estado
O governo do estado saiu da 26ª para a 15ª posição no ranking nacional do Ideb, mas tem pela frente o desafio de acabar com as escolas compartilhadas com o município. Das 100 piores escolas do Rio, 90 são estaduais.
De acordo com o secretário Wilson Risolia, será montado um plano de ação para cada unidade: “Em 2010, eram 294 escolas nesta situação; este ano baixamos para 197 e vamos reduzir para 170 em 2013”.
Está prevista a construção de seis escolas. “Merece ser comemorado, mas com cautela. Há muito o que fazer”, admite.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
O DIA

Inscrições abertas para cursos técnicos na Faetec

Estão sendo oferecidas 158 vagas e prazo de inscrição termina no dia 24 de agosto

Rio -  A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 24 de agosto, para 158 vagas remanescentes dos cursos técnicos da instituição. As inscrições são gratuitas e os candidatos irão concorrer através de sorteio, que será organizado pela Fundação Dom Cintra, responsável pelo concurso.
São 21 vagas para o curso de Técnico em Informática da Escola Técnica Estadual (ETE) Santa Cruz, 28 para Hospedagem na ETE Helber Vignoli Muniz, 39 para Informática e 39 para Enfermagem na ETE Maria Mercedes Mendes Teixeira, 23 para Qualidade e oito vagas para Logística na ETE Imbariê.Todas as oportunidades oferecidas são para a modalidade subsequente, voltada para quem já concluiu o Ensino Médio.
"Os candidatos devem ficar atentos ao período de inscrição. Os que forem sorteados, ao prazo para matrícula que irá acontecer entre os dias 3 e 4 de setembro, na unidade de ensino em que o candidato realizou a inscrição", explica a chefe da Divisão de Registros Escolares (DRE) Monique Dorneles.
Os interessados podem fazer as inscrições pelo site www.faetec.rj.gov.br, no link “Processo Seletivo Faetec 2012.2 – Edital de Vagas Remanescentes”, também em um dos 89 polos de atendimento da Faetec Digital espalhados pelo Estado. Mais informações pelo Fale Faetec no telefone: 2332-4085.
São 21 vagas destinadas ao curso de técnico em informática | Foto: Divulgação
São 21 vagas destinadas ao curso de técnico em informática | Foto: Divulgação

Ensino Médio mais enxuto

Ministério da Educação quer aglutinar lições em apenas quatro disciplinas abrangentes

POR MARIA LUISA BARROS
Rio -  Após o vexame nacional do Ensino Médio no último Ideb, principal indicador da qualidade do ensino no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) decidiu acabar com as 13 disciplinas obrigatórias do currículo.
Em vez de aulas de Biologia, Física e Química, os alunos teriam matérias de quatro áreas — ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática — inspiradas no conteúdo cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O ministro Aloizio Mercadante acredita que com a mudança será possível melhorar o desempenho do Ensino Médio em todo o País. A proposta ainda será encaminhada para análise no Conselho Nacional de Educação (CNE), que já aprovou as novas normas curriculares que propõem a flexibilização do modelo atual.
“Não estamos propondo a eliminação de disciplinas, mas a integração nas quatro áreas em vez do fracionamento que ocorre hoje”, explica o secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari.
Ele acredita que o inchaço do currículo prejudica a aprendizagem. A mudança não será imediata. A previsão do ministro é alterar o currículo só em 2015. A próxima compra de livros vai priorizar obras que estejam organizadas nesse novo formato.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
No C.E. Monsenhor Miguel Santa Maria Mochon teatro é usado para motivar alunos no Ensino Médio Inovador | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Especialistas concordam que é preciso reduzir disciplinas, mas dizem que o governo terá dificuldades para achar professores com formação ampla.
“O MEC não admite, mas está com uma batata quente na mão. Hoje faltam 60 mil professores de Matemática e 35 mil de Química em todo o país. Vai tentar resolver a carência reduzindo disciplinas. O problema é que não há professores com boa formação em quantidade suficiente para todas as escolas”, diz o educador Hamiltom Werneck.
Artes e inovação para reduzir a evasão
Além da reformulação do currículo, o ministro Aloizio Mercadante quer ampliar as escolas de tempo integral para melhorar o desempenho do Ensino Médio que, entre 2009 e 2011, subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7.
“Precisamos de um novo currículo, mais flexível, menos fragmentado, tirando um pouco da sobrecarga de disciplinas”, disse o ministro. Um dos programas, batizado de Ensino Médio Inovador, já é adotado por 52 escolas estaduais do Rio, como o Colégio Monsenhor Miguel Santa Maria Mochon, em Padre Miguel.
O objetivo é despertar o inte