ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO POSSUEM UM BOM DESEMPENHO ESCOLAR – É POSSÍVEL? 
RESUMO
O Rio de Janeiro, Brasil, recebeu e receberá nos próximos anos, vários eventos esportivos de grande relevância no cenário Internacional: em 2011, Jogos Mundiais Militares; em 2013, Copa das Confederações; em 2014, Copa do Mundo da FIFA e em 2016, os Jogos Olímpicos. Existirão, em menor escala, vários mundiais preparatórios para as Olimpíadas. Além do maciço investimento no setor da construção civil, incluindo áreas para essas práticas esportivas, a sociedade terá que investir nos seus atletas do futuro, as crianças. Estas usufruirão desses espaços que devem ser o principal legado. Porém, como fazer? O que as instituições públicas e privadas podem e devem fazer? Ao longo destas últimas duas décadas, o Colégio Santa Mônica (CSM) tem investido na melhoria do desempenho de seus alunos tanto nos seus resultados acadêmicos como esportivos. Do fim da década de 90, até a presente data, a escola conquistou o título de campeã por doze vezes, do Intercolegial/O Globo/Mc Donald' s - o maior evento esportivo entre escolas do Rio de Janeiro e do Brasil, financiado por empresas privadas com a participação de escolas públicas e particulares. Além dessa competição, a instituição participa de eventos, organizados pelo poder público, em âmbito municipal, estadual e federal, obtendo, também, experiências individuais e coletivas em competições internacionais como: os sulamericanos de basquete, natação e atletismo e os mundiais de futebol e natação. Neste artigo, vamos analisar os dados obtidos na pesquisa que estamos a desenvolver. Esses dados são referentes aos últimos três anos e têm como objetivo, avaliar e comparar se os mesmos alunos que vêm obtendo bons resultados esportivos estão, também, obtendo bons resultados acadêmicos, assim como sugerindo novas comparações em outras instituições que também desenvolvem trabalhos com o mesmo nível de seriedade.
Palavras-chave: Colégio Santa Mônica; Esporte; Rendimento Escolar; Intercolegial.
 ABSTRACT
HIGH PERFORMANCE ATHLETES HAVE GOOD SCHOOL PERFORMANCE – IS IT POSSIBLE?
 Rio de Janeiro city, in Brazil, received and will receive over the next years, various sporting events of great relevance in international scene such as the world military games in 2011; FIFA Confederations Cup in 2013; FIFA World Cup in 2014 and the Olympic Games in 2016. There will, in a lesser extent, several global preparation for the Olympic Games. Besides the massive investment in the area of construction, including construction sites for these sports, society will have to invest in their future athletes, the children. They will enjoy these spaces to be the main legacy for among others, intended. But how? What can and should the public and private institutions do? Over these past two decades, Colégio Santa Mônica (CSM) has invested in improving the performance of their students in both their academic and sporting results. From the late 1990s so far, the school has won the championship title for twelve times the Intercollegiate/O Globo/Mc Donald's, the biggest sporting event school in Rio de Janeiro and Brazil financed by private companies with the participation of public and private schools. In addition to this competition the institution has participated in events organized by the municipal, state, federal government and also obtained individual and collective experiences in international competitions such as the South American basketball, swimming and athletics, world soccer and swimming. The data obtained have to evaluate and compare it the same student has achieved good results sports are also getting good academic results in three years’ research as well as suggesting new comparisons to other institutions who also develop work with the same level of seriousness. 
Keywords: Santa Mônica College; Sports; School Performance; Intercollegiate.
ISNN 2183-2102 2 - José Robson de Almeida Diretor do Colégio Santa Mônica – São Gonçalo-Brasil Mestre em Ciências da Educação LUSÓFONA/Lisboa;  Reinaldo José Vianna Dominguez Coordenação Esportiva do Colégio Santa Mônica – Unidade São Gonçalo; Bruno Castro Diretor de Comunicação, Marketing, Esporte e Cultura (DCMEC) Colégio Santa Mônica e Professor da Universidade Castelo Branco.