quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SISU 2012: COMO USAR A NOTA DO ENEM 2011 NA INSCRIÇÃO 01/12/2011


 SiSU 2012
Como usar a nota do Enem 2011 no Sisu 2012: 
O Sisu – Sistema de Seleção Unificada é o sistema, gerenciado pelo Ministério da Educação, através do qual instituições públicas de ensino superior participantes selecionam candidatos de acordo com o desempenho destes no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. O Sisu foi utilizado pela primeira vez no primeiro semestre de 2010, de acordo com o desempenho dos estudantes no Enem 2009. De lá pra cá cada vez mais instituições substituem seus tradicionais vestibulares pelo programa.
Em todo ano de 2011 foram distribuídas 83 mil vagas, número que deve ser alcançado somente com o primeiro semestre de 2012. O total de vagas previstas para 2012 é superior a 100 mil.
Só podem concorrer às vagas das inscrições do Sisu 2012 os estudantes que fizeram as provas do Enem 2011 e obtiveram nota maior que zero na redação. Esses estudantes poderãousar a nota do Enem no Sisu 2012 quando as inscrições estiverem abertas. As inscrições do Sisu abrem logo após a divulgação do resultado do Enem 2011, prevista para a primeira semana do mês de janeiro de 2012.
Assim que as inscrições abrirem o estudante que pretende usar a nota do Enem 2011 para concorrer às vagas oferecidas através do Sisu 2012 deve acessar o site oficial do sistema (http://sisu.mec.gov.br) e efetuar sua inscrição. As inscrições ficam abertas normalmente durante cinco dias, das 06 horas da manhã às 23 horas e 59 minutos, de acordo com o horário oficial de Brasília. Para efetuar a inscrição no Sisu é necessário ter em mãos número de inscrição e senha do Enem 2011. Em caso de perda desses dados é possível recuperá-los no site oficial do Enem.
O participante poderá se inscrever em até duas opções em cursos ou instituições diferentes. Durante o período de inscrição o estudante poderá fazer quantas alterações quiser, mas somete será considerada a última inscrição efetuada antes do término das inscrições.
A nota de um mesmo estudante poderá alterar de um curso para outro ou até mesmo para cursos iguais em instituições diferentes. Isso porque são as instituições que escolhem quais são os pesos para cada uma das áreas do Enem em cada curso oferecido.
A divulgação do resultado do Sisu 2012 acontece normalmente em até dois dias após o término do período de inscrição. Os inscritos poderão acessar o resultado através do site do Sisu, nas instituições participantes e pelo telefone 0800 616161. O estudante selecionado deve entrar em contato com a instituição para a qual foi selecionado e tomar conhecimento dos horários, locais e procedimentos para matrícula.

1. George Benson - Breezin'
4:34
2. George Benson - On Broadway
5:01
3. George Benson - Affirmation
5:57
4. George Benson - Nothing's Gonna Change (Original)
0:00
5. george benson - Take Five 1976 Montreux 1986
8:52
6. George Benson - In your eyes
3:44
7. The Ghetto - George Benson
5:19
8. George Benson - The Shadow Of Your Smile [Live '72]
4:28
9. George Benson - Give Me The Night
5:03
10. George Benson clip, solo guitar
5:02
11. You Are The Love Of My Life - George Benson
2:54
12. George Benson - Masquerade - HQ

3:25
13. GEORGE BENSON HERE COMES THE SUN
5:58
14. George Benson - Love x Love
1:43
15. George Benson & Lee Ritenour - Wes Montgomery Tribute
3:37
16. Carlos Santana & George Benson - Breezin'
4:44
17. George Benson - Turn Your Love Around
3:53

( Fonte IG) Mateus Prado Saber usar o SISU pode fazer a diferença para entrar na faculdade


Saber usar o SISU pode fazer a diferença para entrar na faculdade
(Fiquem atentos as dicas são de 19/01/2011  15:37)

Mateus Prado

Educador analisa o Enem, os vestibulares e o ensino brasileiro 


Com sistema mais estável, cresce o dilema entre fazer inscrição no curso preferido ou no que tem nota para entrar



  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Depois de muita confusão, o SiSU parece começar a se estabilizar. As notas de corte começam a ficar maiores, bem próximas do que serão após seu fechamento, na noite do dia 20. Alguns candidatos já perdem as esperanças de serem aprovados no curso dos sonhos e vivem o dilema entre deixar sua inscrição na opção preferida ou fazê-la em uma graduação para qual têm nota pra passar. Outros simplesmente passam por todas as notas de corte, até encontrar um lugar onde sua nota pode garantir uma vaga. Quando pode.
O aluno que hoje tem nota para passar em algum curso, ou nota muito próxima, precisa pensar bem suas estratégias para amanhã. Saber usar o SISU poderá ser a diferença entre entrar, ou não, no ensino superior público. Já na segunda chamada, mais de 30% das vagas estarão novamente à disposição e, desta vez, com nota de corte menor. No ano passado, quando o SiSU ofereceu menos vagas no primeiro semestre (cerca de 48 mil, contra as 83 mil atuais), quase 50% de quem passou na primeira chamada não apareceu para fazer sua inscrição. Depois das várias chamadas e da lista de espera, ainda sobraram mais de 7 mil vagas. Teremos este ano três chamadas e o aluno que declarar interesse poderá participar delas.
Acompanhe o raciocínio: preocupada em garantir uma vaga, grande parte dos alunos que não possuía nota suficiente para seu curso de preferência vai se inscrever em outras opções. Por exemplo, se um aluno quiser fazer direito, mas não tiver média suficiente e visualizar isso no sistema, pode mudar o curso e optar por fazer pedagogia ou ciências sociais, nos quais sua nota é suficiente. Outros candidatos que se inscreveram em cursos fora do seu Estado poderão não ter interesse em morar longe de casa. No ano passado, só 20% dos inscritos foram para uma faculdade em um Estado diferente do seu.

Nos dois casos, algumas pessoas que tiveram notas razoáveis no Enem simplesmente entraram na disputa por uma vaga para ver se podiam ser aprovadas. Vão encontrar seu nome na lista de aprovados, mostrar para os amigos, familiares e nada mais. Somam-se a isso as universidades públicas que não selecionam pelo sistema e divulgarão sua lista nos próximos dias. Quem, por exemplo, for aprovado na USP e em algum curso do sistema de seleção pode optar pela estadual paulista. A mesma coisa vale pra quem entrar na UFMG, na UFRGS, na UFJF, na UFSC, na UFTM, na UFV, na UFRJ pelo vestibular, na UERJ, na UFS, no PROUNI, entre tantas outras opções.

Também tem a questão de os alunos poderem concorrer, simultaneamente, a duas vagas no SISU. Isto distorce completamente a nota de corte e deixa os alunos sem parâmetros para comparação. Um aluno de nota alta que quer Medicina provavelmente se inscreveu em duas opções em que terá nota pra ser chamado, mas só será chamado em uma. Alguns alunos hoje passam só em seu curso de segunda opção, mas quando o sistema fechar, muitas pessoas podem ter como segunda opção o curso que ele quer como primeira. Automaticamente estes alunos saem desta lista de chamada, a nota de corte cai e este aluno melhora sua posição na classificação.

O raciocínio é um pouco difícil de entender, mas vamos com um exemplo mais claro. O curso de Medicina oferece cerca de 1300 vagas no SISU. A grosso modo, podemos dizer que os 650 alunos com as melhores notas, dos que querem Medicina, se inscreveram em duas opções e podem estar classificados nas duas. Na hora de se inscrever, cada candidato é considerado, para critérios de classificação, como se ele fosse duas pessoas distintas. Na hora que sair a lista de chamados, ele será uma só. Não pode um aluno cursar Medicina em Pelotas e na Faculdade de Saúde do Rio Grande do Sul ao mesmo tempo, mas hoje ele pode concorrer aos dois.

O resultado de tudo isto é que os candidatos ainda terão muitas chances de entrar em uma Federal. Mas será necessário muita atenção e paciência, por que as notas de corte atuais são péssimos, porém os únicos, parâmetros para a decisão.

Notícias



   

Guia de Estudos