quinta-feira, 14 de julho de 2011


Liceu Jaime Moniz - parecer de medicos 1932.htmLiceu Jaime Moniz - parecer de medicos 1932.htm
135K   Visualizar   Baixar  
História das Instituições Escolares.pdfHistória das Instituições Escolares.pdf
1324K   Visualizar   Baixar  
História Oral.pdfHistória Oral.pdf
112K   Visualizar   Baixar  
Historias_de_Vida.pdfHistorias_de_Vida.pdf
48K   Visualizar   Baixar  
REforma do Ensino superior 1932.pdfREforma do Ensino superior 1932.pdf
91K   Visualizar   Baixar  
Instituições Escolares.pdfInstituições Escolares.pdf
135K   Visualizar   Baixar  
cultura oral infancia e cidadania.pdfcultura oral infancia e cidadania.pdf
102K   Visualizar   Baixar  
Fontes orais.docFontes orais.doc
80K   Visualizar   Baixar  
Abordagem da história oral.docAbordagem da história oral.doc
63K   Visualizar   Baixar  
Instituiçóes Escolares- A. Nóvoa.pdfInstituiçóes Escolares- A. Nóvoa.pdf
39K   Visualizar   Baixar  
AS PESQUISAS SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES.docAS PESQUISAS SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES.doc
72K   Visualizar   Baixar  
Ideario pedagógico do Colégio Tomás Ribeiro - 1938-1976.docIdeario pedagógico do Colégio Tomás Ribeiro - 1938-1976.doc
62K   Visualizar   Baixar  
Universidade Popular do Porto -1912.docUniversidade Popular do Porto -1912.doc
101K   Visualizar   Baixar  
Projecto arquitectónico escolar- 1925.docProjecto arquitectónico escolar- 1925.doc
60K   Visualizar   Baixar  
Sociedade Promotora de InstruçAo Pública.docSociedade Promotora de InstruçAo Pública.doc
85K   Visualizar   Baixar  
Higiene como ciência da infância.rtfHigiene como ciência da infância.rtf
92K   Exibir como HTML   Baixar  
Estudantes republicanos.pdfEstudantes republicanos.pdf
5814K   Visualizar   Baixar  
Projecto Camoesas- ensino superior.pdfProjecto Camoesas- ensino superior.pdf
236K   Visualizar   Baixar  
Periódicos educacionais portugueses-1911-1950.pdfPeriódicos educacionais portugueses-1911-1950.pdf
162K   Visualizar   Baixar  
Movimentos sociais, género e educação.docMovimentos sociais, género e educação.doc
63K   Visualizar   Baixar  
O associativismo docente -Pintassilgo - Revista Lusófona de Educação nº12.docO associativismo docente -Pintassilgo - Revista Lusófona de Educação nº12.doc
109K   Visualizar   Baixar  
Ministros da Ed nacional.pdfMinistros da Ed nacional.pdf
163K   Visualizar   Baixar  
Raça e educação-Brasil.pdfRaça e educação-Brasil.pdf
181K   Visualizar   Baixar  
José Verissimo.pdfJosé Verissimo.pdf
181K   Visualizar   Baixar  
Alternativa laica para o ens secundário.pdfAlternativa laica para o ens secundário.pdf
183K   Visualizar   Baixar  
Papel da imprensa-cidadão republicano -Brasil.pdfPapel da imprensa-cidadão republicano -Brasil.pdf
183K   Visualizar   Baixar  
Republica-Ed Cidadania.pdfRepublica-Ed Cidadania.pdf
92K   Visualizar   Baixar  


"EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES"
MANAUS - 23 a 26 DE AGOSTO DE 2011

COM A PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES, QUE FOI ATÉ 15-06, HOUVE ALTERAÇÃO NO PRAZO DOS RESULTADOS.
PREVISÃO DOS RESULTADOS DOS ACEITES - A PARTIR DO DIA 15 DE JULHO.
AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.

 


O EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste em sua vigésima edição é o encontro regional de pesquisa em educação mais antigo do Brasil. Realiza-se desde os anos 70, congregando pesquisadores da área educacional e afins com o objetivo de socializar a produção teórica prática no campo educacional e fortalecer os programas de pós-graduação em educação doNorte e Nordeste.
O EPENN é um encontro bianual, vinculado à ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, promovido pelo Fórum de Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte e Nordeste e organizado pelo Programa da cidade que o sedia.
Desde o encontro realizado em Salvador-BA, o encontro passou a reunir pesquisadores do Norte e do Nordeste do país, ampliando assim sua área de abrangência, antes restrita ao nordeste brasileiro.
A vinda do XX EPENN para Manaus reflete o atual período de avanços, quantitativos e qualitativos, da pesquisa educacional e das ações pós-graduadas que aqui se desenvolvem. Em 1986 aUniversidade Federal do Amazonas teve seu projeto de Mestrado Acadêmico em educação recomendado pela CAPES e, em 2009 ocorreu o mesmo com o Doutorado em Educação.
Dentre os objetivos do EPENN está o fortalecimento dos programas de pós-graduação em educação e da pesquisa e da produção intelectual voltada para a área educacional e a sua realização reflete o compromisso dos profissionais da área em aprofundar seu conhecimento sobre a educação que se realiza nas regiões Norte e Nordeste, principalmente. A realização da vigésima edição no Estado do Amazonas é uma oportunidade para as academias discutirem e refletirem sobre questões atuais relacionadas ao desenvolvimento social da região, sobre as quais os pesquisadores da área educacional são chamados a se debruçar. Por isso sua temática central foi definida como“EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADE”.


Memórias do IOC: revista científica brasileira com maior fator de impacto

O periódico científico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz alcançou mais uma conquista em 2011, confirmando o status de revista científica brasileira com maior fator de impacto na área de Ciências Médicas no ranking do Institute for Scientific Information (ISI) Web of Knowledge, órgão internacional responsável por avaliar a relevância da contribuição dos periódicos científicos de todo o mundo.  Entre as publicações científicas da América Latina, a Memórias é a publicação internacional de maior prestígio, com fator de impacto de 2.058, destacando-se como uma das revistas mais importantes do mundo nas áreas biomédicas e biológicas.
No Brasil, a Memórias do IOC é a revista de maior impacto com índice de 2.058 e ocupa o primeiro lugar entre as publicações. O fator de impacto de uma publicação é uma proporção entre o número de vezes que os seus artigos são citados em um ano, tendo como base as revistas indexadas pelo banco de dados, e o número de trabalhos publicados pela revista em um período determinado. A revista tem ainda mais motivos para comemorar: ocupa o sétimo lugar no ranking mundial entre as revistas científicas internacionais em Medicina Tropical e a 14ª posição entre as revistas internacionais em Parasitologia.
Crescimento sustentado
O editor das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Ricardo Lourenço, destacou a importância do avanço da revista científica no cenário internacional. “A Memórias do IOC manteve seu fator de impacto acima da marca de 2.0 nos últimos anos, o que reforça o crescimento da revista no cenário internacional. Além disso, revela a consolidação da Memórias como principal veículo de difusão do conhecimento científico das ciências biológicas e biomédicas nos laboratórios latinoamericanos e de importantes centros voltados para a investigação em medicina tropical e parasitologia no mundo”, avaliou. “O aumento do fator de impacto acima de 2.0 em 2010 [referência 2009], a qualidade dos artigos publicados e a maior rapidez na publicação dos artigos nos indexadores e bases internacionais, como PubMed e Scielo, que resultaram em maior fluxo de submissão de manuscritos, a procura da revistas por autores de diversas nacionalidades, além da maior colaboração de revisores estrangeiros, contribuíram para que os resultados fossem alcançados”, completou Ricardo Lourenço.
Inovadora aos 102 anos
Em 2010, a revista ultrapassou a barreira dos dois pontos de fator de impacto segundo o índice do ISI/Web of Knowledge. Editada pelo IOC desde 1909, a publicação adotou uma série inovações recentes que contribuíram para os resultados positivos, como a criação do sistema de submissão online de artigos, a disponibilização na íntegra de todos os artigos publicados desde o primeiro número da revista, em 1909, e a associação de registro DOI a cada artigo publicado. Outro fator é a política de gratuidade de acesso ao conteúdo online da publicação.
Para que o desempenho das Memórias cresça ainda mais nos próximos anos, Ricardo Lourenço afirma que algumas estratégias serão implantadas. “O relacionamento com autores e revisores precisa ser prático, simples e totalmente confiável. Para isso, vamos modificar o sistema online de submissão e revisão de artigos para um sistema usado pelas mais importantes e modernas revista do mundo. Do ponto de vista editorial, aumentamos bastante as exigências aos autores, de forma a publicarmos aqueles artigos que de fato trazem contribuições consistentes e de impacto para o conhecimento”, finalizou. 
Mais informações sobre a publicação em http://memorias.ioc.fiocruz.br/
Cristiane Albuquerque
30/06/11

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).