domingo, 18 de março de 2012

ENEM 2012

ENEM 2012

data do ENEM 2012 – Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima. Hoje falaremos sobre o simulado do Enem 2012 e sua importância na preparação para a prova. Previsto para acontecer nos dias 03 e 04 de novembro, o exame é um meio importantíssimo no que diz respeito à entrada do aluno em uma instituição de nível superior. Já as inscrições do Enem 2012 estão previstas para o final de maio e início de junho de 2012.
É com as notas do ENEM 2012 que os candidatos irão concorrer a vagas em Universidades Federais, através do SISU, e a bolsas de estudo em instituições particulares, pelo PROUNI. Além desses, outro benefício oferecido é o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2012.
Um simulado do Enem 2012
Nessa época os estudantes já estão pensando naquilo os espera. É comum passar por momentos de preocupação, afinal, o futuro da pessoa está em jogo. O interessante, e mais importante, é começar a se preparar deste então. Praticar é a chave e o simulado Enem 2012 é uma ótima opção. É presico também ter uma rotina de leitura, estar antenado aos assuntos do momento, e praticar técnicas de escrita, são boas dicas para ir bem na redação do ENEM 2012. Além da redação, as provas do Exame possuem questões sobre os temas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
É aconselhável aos alunos que criem uma rotina de estudos, e resolvam as provas das edições anteriores e simulados, testando os conhecimentos nas questões semelhantes àquelas que irão fazer nos dias dos testes. Acessando o Portal do Inep (http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores ), o estudante encontra as provas dos anos de 1998 a 2010. No endereço (http://enem.inep.gov.br/ ) ainda estão disponíveis as provas do ENEM 2011, com seus respectivos gabaritos.
A procura pelo Simulado ENEM 2012 tende a aumentar. Logo quando o Exame mudou o seu formato, no ano de 2009, o site Terra, junto do Sistema COC de ensino, elaborou um simulado do ENEM com todos os temas necessários para estudo. Neste link (http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3887799-EI14112,00.html ) a pessoa tem acesso a essas questões preparadas de acordo com o novo modelo das provas.
O ideal é que você não fique parado. Tenha consciência de que todo esforço feito agora trará bons frutos no futuro.
Rating: 9.3/10 (6 votes cast)
Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!
 
 

CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO ENEM 2012

Uma das dúvidas que cercam a cabeça dos candidatos que farão as provas do ENEM é como obter o certificado do ensino médio Enem 2012. Tal certificado é apenas um dos benefícios que o Exame Nacional do Ensino Médio proporciona. Com a nota do ENEM 2012 os estudantes também poderão concorrer a vagas em Universidades Federais (pelo SISU), e bolsas integrais ou parciais de estudo em instituições particulares (PROUNI).
Desde 2009, quando o ENEM passou a ser realizado de uma nova forma, suas médias passaram a ser utilizadas para esta certificação de conclusão. O ENEM substituiu o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) para o nível médio no Brasil, que atuava nessa área de certificação.
O primeiro requisito para tentar o certificado do ensino médio ENEM 2012 é estar atento no ato da inscrição e marcar a opção indicando que você deseja obtê-lo. Marcada esta opção, caberá ao candidato alcançar 400 pontos nas provas objetivas de cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. Caso o aluno alcance 400 pontos em uma, duas ou três áreas do conhecimento, ele pode requerer declaração de proficiência específica de área. O solicitante deverá apresentar CPF e o número de inscrição do ENEM ao órgão certificador. Além do desempenho exigido, o estudante necessita comprovar idade mínima de 18 anos.
CERTIFICADO ENSINO MÉDIO ENEM 2012
O certificado de conclusão do ensino médio ENEM 2012 não é fornecido pelo organizador do processo, o INEP. Ele é disponibilizado pelas secretarias estaduais de educação e institutos federais que são julgados aptos a emiti-los. Estas secretarias e institutos fazem parte de um convênio com o Ministério da Educação (MEC) que lhe permite ter o acesso ao resultado do ENEM 2012. É dever do próprio estudante se dirigir aos institutos para requerer o certificado.
A certificação pelo ENEM é destinada aos que não concluíram o ensino médio em idade apropriada, aos que estão fora do sistema escolar regular e aos privados de liberdade. Logo, ao solicitar o certificado, o candidato não precisa comprovar frequência escolar.
Para maiores informações vá até a Secretaria Estadual de Ensino de sua região. Visite também o site do INEP sobre o Enem através do link www.enem.inep.gov.br . Continue também visitando nosso site e fique por dentro das informações que giram em torno do Exame Nacional do Ensino Médio.
Rating: 9.3/10 (63 votes cast)
Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!
 
 

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2012

Redação do Enem 2012: Desde o ano em que foi criado (1998), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apresenta uma temática específica para a redação. É importante deixar claro que este artigo sobre temas de redação ENEM 2012, não irá afirmar qual será o tema deste ano, visto que as provas são guardadas em sigilo até os dias de aplicação.
Desde quando o Enem passou a ter um novo formato foram propostos tais assuntos para os alunos desenvolverem seus textos: O indivíduo frente à ética nacional (2009); O trabalho na construção da dignidade humana (2010); Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (2011). É exigido do candidato um texto dissertativo-argumentativo, onde deve ser exposta uma solução para o eventual problema apresentado. Organizando a redação com título, introdução, desenvolvimento e conclusão, é necessário utilizar a criatividade aliada à informação, defendendo de maneira consistente a proposta apresentada.
TEMA REDAÇÃO DO ENEM 2012
tema da redação do ENEM 2012 será apresentado junto de uma coletânea de textos apresentada no enunciado da prova. Esses textos não estarão ali por acaso, muito pelo contrário, quem souber utilizar as ideias fazendo observações sobre os fatos e/ou estatísticas, aliando a dados que tenha em mente, conseguirá desenvolver sua dissertação de forma bem consistente. Por isso, é essencial que o estudante pratique o hábito da leitura quando estiver se preparando para o Exame.
Seguindo a mesma orientação das edições anteriores, o tema da redação ENEM 2012 também deverá cobrar o raciocínio, reflexão e análise crítica das pessoas frente a situações sociais e humanísticas. É importante tentar ser diferente da maioria daqueles que sempre fazem o arroz com feijão (o básico). Tempere seu texto com carinho, apresentando sua posição crítica com firmeza e se baseando em argumentos que demostrem sua preocupação com os valores humanos na sociedade.
As provas exigem domínio da norma culta da língua portuguesa, construção e aplicação dos conceitos das várias áreas do conhecimento, processamento de dados apresentados em diferentes formas, relação de informações na construção de argumentos consistentes, e demonstração dos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Lembrando que as redações devem conter um número mínimo de 7 linhas e máximo de 30 linhas, além de serem escritas com caneta esferográfica preta feita de material transparente. A prova possui um espaço reservado ao rascunho, portanto, não deixe de utilizá-lo antes de passar o texto a limpo.
Continue acompanhando nosso site e se prepare para o ENEM 2012. Sempre colocamos dicas e informações importantes sobre as provas. Tenha ânimo e bons estudos!
Rating: 9.3/10 (168 votes cast)
Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!
 
 

DICAS PARA O ENEM 2012

O presente artigo tem como principal objetivo trazer algumas dicas para o ENEM 2012. Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio servia para avaliar as competências e habilidades dos alunos que concluíam seus estudos. A partir de 2009 ele se tornou o principal meio de acesso às instituições de nível superior. Até 2012 será realizado apenas uma vez no ano, mas a partir de 2013 já contará com duas edições anuais.
A primeira dica é conhecer desde já o site do INEP, enem.inep.gov.br . Nele são processadas todas as publicações oficiais relativas ao Enem.
Com a aproximação do período de Inscrições ENEM 2012, provavelmente nos meses de maio e junho, os estudantes já buscam dicas para ENEM 2012. Quem começa a se preparar desde cedo, certamente encontrará muito menos dificuldade do que aqueles candidatos que costumam deixar tudo para a última hora. Ainda terão 8 meses até chegar a data das provas, que serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro.
DICAS ENEM 2012
Além de começar a estudar desde então, é importante que o candidato pratique o hábito da leitura visando desenvolver a interpretação de textos, pois muitas questões exigem isso, além de servir como uma ferramenta essencial para a redação. O tema da redação do ENEM 2012 deve seguir o mesmo caminho das edições anteriores, dando importância à reflexão, raciocínio, e análise crítica da pessoa frente a assuntos de ordem política, social, ou cultural.
Quanto mais conhecimento acumulado, maior a chance do candidato alcançar seu objetivo. Só que o preparo não deve ser apenas esse. Tentar manter a calma e a concentração nos momentos de prova também é válido. Tensão e falta de concentração não ajudam em nada, muito pelo contrário, só servem para atrapalhar. É permito que o estudante leve algumas coisas para consumir durante as horas de exame. Portanto, prepare uma garrafinha com água, barra de cereal, bombom, chiclete, bala, enfim, aquilo que achar necessário para auxiliá-lo enquanto estiver dentro de sala.
Tenha uma atenção redobrada para não esquecer daquilo que você precisa levar para fazer as provas. Documento de identificação com foto, cartão de confirmação de inscrição contendo o endereço e número da sala, além da caneta esferográfica de tinta cor preta, que sempre falha (leve mais de uma), devem ser lembrados. Em breve publicaremos mais dicas para o Enem 2012. Até lá, prepare-se, e boa sorte!
Rating: 9.1/10 (265 votes cast)
Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

ENEM 2012

ENEM 2012

data do ENEM 2012 – Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima. Hoje falaremos sobre o simulado do Enem 2012 e sua importância na preparação para a prova. Previsto para acontecer nos dias 03 e 04 de novembro, o exame é um meio importantíssimo no que diz respeito à entrada do aluno em uma instituição de nível superior. Já as inscrições do Enem 2012 estão previstas para o final de maio e início de junho de 2012.
É com as notas do ENEM 2012 que os candidatos irão concorrer a vagas em Universidades Federais, através do SISU, e a bolsas de estudo em instituições particulares, pelo PROUNI. Além desses, outro benefício oferecido é o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2012.
Um simulado do Enem 2012
Nessa época os estudantes já estão pensando naquilo os espera. É comum passar por momentos de preocupação, afinal, o futuro da pessoa está em jogo. O interessante, e mais importante, é começar a se preparar deste então. Praticar é a chave e o simulado Enem 2012 é uma ótima opção. É presico também ter uma rotina de leitura, estar antenado aos assuntos do momento, e praticar técnicas de escrita, são boas dicas para ir bem na redação do ENEM 2012. Além da redação, as provas do Exame possuem questões sobre os temas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
É aconselhável aos alunos que criem uma rotina de estudos, e resolvam as provas das edições anteriores e simulados, testando os conhecimentos nas questões semelhantes àquelas que irão fazer nos dias dos testes. Acessando o Portal do Inep (http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores ), o estudante encontra as provas dos anos de 1998 a 2010. No endereço (http://enem.inep.gov.br/ ) ainda estão disponíveis as provas do ENEM 2011, com seus respectivos gabaritos.
A procura pelo Simulado ENEM 2012 tende a aumentar. Logo quando o Exame mudou o seu formato, no ano de 2009, o site Terra, junto do Sistema COC de ensino, elaborou um simulado do ENEM com todos os temas necessários para estudo. Neste link (http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3887799-EI14112,00.html ) a pessoa tem acesso a essas questões preparadas de acordo com o novo modelo das provas.
O ideal é que você não fique parado. Tenha consciência de que todo esforço feito agora trará bons frutos no futuro.
Rating: 9.3/10 (6 votes cast)
Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!
 
 

CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO ENEM 2012

Uma das dúvidas que cercam a cabeça dos candidatos que farão as provas do ENEM é como obter o certificado do ensino médio Enem 2012. Tal certificado é apenas um dos benefícios que o Exame Nacional do Ensino Médio proporciona. Com a nota do ENEM 2012 os estudantes também poderão concorrer a vagas em Universidades Federais (pelo SISU), e bolsas integrais ou parciais de estudo em instituições particulares (PROUNI).
Desde 2009, quando o ENEM passou a ser realizado de uma nova forma, suas médias passaram a ser utilizadas para esta certificação de conclusão. O ENEM substituiu o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) para o nível médio no Brasil, que atuava nessa área de certificação.
O primeiro requisito para tentar o certificado do ensino médio ENEM 2012 é estar atento no ato da inscrição e marcar a opção indicando que você deseja obtê-lo. Marcada esta opção, caberá ao candidato alcançar 400 pontos nas provas objetivas de cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. Caso o aluno alcance 400 pontos em uma, duas ou três áreas do conhecimento, ele pode requerer declaração de proficiência específica de área. O solicitante deverá apresentar CPF e o número de inscrição do ENEM ao órgão certificador. Além do desempenho exigido, o estudante necessita comprovar idade mínima de 18 anos.
CERTIFICADO ENSINO MÉDIO ENEM 2012
O certificado de conclusão do ensino médio ENEM 2012 não é fornecido pelo organizador do processo, o INEP. Ele é disponibilizado pelas secretarias estaduais de educação e institutos federais que são julgados aptos a emiti-los. Estas secretarias e institutos fazem parte de um convênio com o Ministério da Educação (MEC) que lhe permite ter o acesso ao resultado do ENEM 2012. É dever do próprio estudante se dirigir aos institutos para requerer o certificado.
A certificação pelo ENEM é destinada aos que não concluíram o ensino médio em idade apropriada, aos que estão fora do sistema escolar regular e aos privados de liberdade. Logo, ao solicitar o certificado, o candidato não precisa comprovar frequência escolar.
Para maiores informações vá até a Secretaria Estadual de Ensino de sua região. Visite também o site do INEP sobre o Enem através do link www.enem.inep.gov.br . Continue também visitando nosso site e fique por dentro das informações que giram em torno do Exame Nacional do Ensino Médio.
Rating: 9.3/10 (63 votes cast)
Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!
 
 

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2012

Redação do Enem 2012: Desde o ano em que foi criado (1998), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apresenta uma temática específica para a redação. É importante deixar claro que este artigo sobre temas de redação ENEM 2012, não irá afirmar qual será o tema deste ano, visto que as provas são guardadas em sigilo até os dias de aplicação.
Desde quando o Enem passou a ter um novo formato foram propostos tais assuntos para os alunos desenvolverem seus textos: O indivíduo frente à ética nacional (2009); O trabalho na construção da dignidade humana (2010); Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (2011). É exigido do candidato um texto dissertativo-argumentativo, onde deve ser exposta uma solução para o eventual problema apresentado. Organizando a redação com título, introdução, desenvolvimento e conclusão, é necessário utilizar a criatividade aliada à informação, defendendo de maneira consistente a proposta apresentada.
TEMA REDAÇÃO DO ENEM 2012
tema da redação do ENEM 2012 será apresentado junto de uma coletânea de textos apresentada no enunciado da prova. Esses textos não estarão ali por acaso, muito pelo contrário, quem souber utilizar as ideias fazendo observações sobre os fatos e/ou estatísticas, aliando a dados que tenha em mente, conseguirá desenvolver sua dissertação de forma bem consistente. Por isso, é essencial que o estudante pratique o hábito da leitura quando estiver se preparando para o Exame.
Seguindo a mesma orientação das edições anteriores, o tema da redação ENEM 2012 também deverá cobrar o raciocínio, reflexão e análise crítica das pessoas frente a situações sociais e humanísticas. É importante tentar ser diferente da maioria daqueles que sempre fazem o arroz com feijão (o básico). Tempere seu texto com carinho, apresentando sua posição crítica com firmeza e se baseando em argumentos que demostrem sua preocupação com os valores humanos na sociedade.
As provas exigem domínio da norma culta da língua portuguesa, construção e aplicação dos conceitos das várias áreas do conhecimento, processamento de dados apresentados em diferentes formas, relação de informações na construção de argumentos consistentes, e demonstração dos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Lembrando que as redações devem conter um número mínimo de 7 linhas e máximo de 30 linhas, além de serem escritas com caneta esferográfica preta feita de material transparente. A prova possui um espaço reservado ao rascunho, portanto, não deixe de utilizá-lo antes de passar o texto a limpo.
Continue acompanhando nosso site e se prepare para o ENEM 2012. Sempre colocamos dicas e informações importantes sobre as provas. Tenha ânimo e bons estudos!
Rating: 9.3/10 (168 votes cast)
Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!
 
 

DICAS PARA O ENEM 2012

O presente artigo tem como principal objetivo trazer algumas dicas para o ENEM 2012. Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio servia para avaliar as competências e habilidades dos alunos que concluíam seus estudos. A partir de 2009 ele se tornou o principal meio de acesso às instituições de nível superior. Até 2012 será realizado apenas uma vez no ano, mas a partir de 2013 já contará com duas edições anuais.
A primeira dica é conhecer desde já o site do INEP, enem.inep.gov.br . Nele são processadas todas as publicações oficiais relativas ao Enem.
Com a aproximação do período de Inscrições ENEM 2012, provavelmente nos meses de maio e junho, os estudantes já buscam dicas para ENEM 2012. Quem começa a se preparar desde cedo, certamente encontrará muito menos dificuldade do que aqueles candidatos que costumam deixar tudo para a última hora. Ainda terão 8 meses até chegar a data das provas, que serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro.
DICAS ENEM 2012
Além de começar a estudar desde então, é importante que o candidato pratique o hábito da leitura visando desenvolver a interpretação de textos, pois muitas questões exigem isso, além de servir como uma ferramenta essencial para a redação. O tema da redação do ENEM 2012 deve seguir o mesmo caminho das edições anteriores, dando importância à reflexão, raciocínio, e análise crítica da pessoa frente a assuntos de ordem política, social, ou cultural.
Quanto mais conhecimento acumulado, maior a chance do candidato alcançar seu objetivo. Só que o preparo não deve ser apenas esse. Tentar manter a calma e a concentração nos momentos de prova também é válido. Tensão e falta de concentração não ajudam em nada, muito pelo contrário, só servem para atrapalhar. É permito que o estudante leve algumas coisas para consumir durante as horas de exame. Portanto, prepare uma garrafinha com água, barra de cereal, bombom, chiclete, bala, enfim, aquilo que achar necessário para auxiliá-lo enquanto estiver dentro de sala.
Tenha uma atenção redobrada para não esquecer daquilo que você precisa levar para fazer as provas. Documento de identificação com foto, cartão de confirmação de inscrição contendo o endereço e número da sala, além da caneta esferográfica de tinta cor preta, que sempre falha (leve mais de uma), devem ser lembrados. Em breve publicaremos mais dicas para o Enem 2012. Até lá, prepare-se, e boa sorte!
Rating: 9.1/10 (265 votes cast)
Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!