terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vestibular 2011: Inscrições abertas até 7 de novembro

Vestibular 2011: Inscrições abertas até 7 de novembro

O Cederj está com inscrições abertas até 7 de novembro para o Vestibular 2011. São 4.521 vagas para os seguintes cursos de graduação a distância: Administração, Administração Pública, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo e Tecnologia em Sistemas de Computação. Esta é a segunda vez que o curso de Administração Pública é oferecido no Vestibular Cederj. O curso é voltado para aqueles que pretendem seguir carreira no setor público.

Você pode optar por um dos polos regionais do Cederj que oferecem vagas para cursos neste vestibular. São eles: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende (Centro e FAT), Rio Bonito, Rio das Flores, Rio de Janeiro (Campo Grande e Maracanã), Santa Maria Madalena, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Ao ser aprovado no vestibular do Cederj, você será um estudante regularmente matriculado em uma das universidades parceiras (UENF, UERJ, UFF, UNIRIO, UFRJ e UFRRJ). Os 10 cursos de graduação oferecidos contam com sistema de tutoria presencial nos polos regionais e a distância (por telefone, fax, internet), além de aulas práticas de laboratório; ao concluir a graduação, o aluno receberá um diploma igual ao dos alunos presenciais.

O Consórcio Cederj é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e as universidades públicas presentes no Rio de Janeiro (UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO).
Clique aqui e faça a sua inscrição.
Mais informações pelos telefones
Rio e Grande Rio - (21) 2334-1728
Norte Fluminense - (22) 3861-4844
Sul Fluminense(24) - 2431-9982

marca do governo         do estado do rio de janeiro



UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

marca uenf marca uerj marca uff marca ufrj marca rural marca unirio


APOIO

logo faperj Portal Proderjlogo rederio logo finep bndes logo MEC logo MEC

CEDERJ

espaco

Nosso Objetivo
Promover a divulgação científica e a popularização da ciência, na capital e no interior do Estado, a fim de desenvolver o interesse nesta área e despertar novos talentos.

twitter
Divulgação Científicapontopontopontopontoponto

Museu Ciência e Vida recebe exposição sobre a Revolta d

A partir do dia 07 de outubro, o Museu Ciência e Vida recebe a exposição “A Revolta da Vacina - Da varíola às campanhas de imunização”, que retrata os conflitos que culminaram em um movimento popular, no Rio de Janeiro, contra a campanha de vacinação obrigatória imposta pelo Governo Federal. Com ... Leia mais

marca do governo         do estado do rio de janeiro



UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

marca uenf marca uerj marca uff marca ufrj marca rural marca unirio


APOIO

logo faperj Portal Proderjlogo rederio logo finep bndes logo MEC logo MEC

MEC informa que cronograma do Enem segue como planejado


MEC informa que cronograma do Enem segue como planejado

Rio - O Ministério da Educação informa, através de sua página na internet, que o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seguem de acordo com oplanejado. Os cartões de identificação dos inscritos, que devem ser apresentados nos dias das provas (6 e 7 de novembro), já foram expedidos pelo Inep. Os primeiros três lotes de cartões foram enviados para os estados mais distantes, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

Depois foram expedidos os cartões de identificação para os candidatos das regiões Sul e Sudeste. Cada um dos 4,6 milhões de alunos receberá seu cartão até dia 25 de outubro. As provas, de acordo com o Inep, estão em processo de impressão.

Em 2009, dos 4,1 milhões de inscritos, mais de 70% expressaram no questionário socioeconômico que fariam a prova em busca de uma vaga em curso superior, segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC que coordena o exame.

Com as notas do Enem, os estudantes podem buscar uma vaga na graduação de diversas formas: nas instituições federais de ensino superior, que reúne universidades e institutos federais de educação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); em instituições particulares de ensino superior com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni); em instituições públicas estaduais e municipais que usam a nota do Enem para a primeira etapa da seleção ou como parte da nota de ingresso; e a partir de 2011 para obter o Fies.

Dados da Secretaria de Educação Superior do MEC mostram que no primeiro semestre de 2010, 51 instituições federais de ensino superior aderiram ao Sisu e ofereceram, em conjunto, 47,9 mil vagas; no segundo semestre, 15 universidades federais, 18 institutos federais de educação e duas universidades estaduais ofereceram 16,5 mil vagas pelo Sisu.

Já o ProUni 2010 ofereceu 240,3 mil bolsas de estudos integrais e parciais de 50% da mensalidade para que jovens façam uma faculdade em instituição privada de ensino superior.

Alunos do turno da manhã sofrem com início do horário de verão


Alunos do turno da manhã sofrem com início do horário de verão

Falta de concentração e irritabilidade são algumas dos consequências do novo horário

POR ANGÉLICA PAULO
Rio - Bocejos por todos os lados, expressões cansadas e falta de concentração. Estes são apenas alguns dos sintomas causados pelo início do horário de verão, ocorrido na madrugada do último domingo, e que podem ser encontrados nos rostos da maioria dos estudantes do horário da manhã. Aluna do primeiro ano do Ensino Médio, Rafaela Torres resume bem a primeira segunda-feira de aula pós-novo horário para muitos estudantes:

"Me senti extremamente cansada e nada do que os professores disseram me chamou atenção. Só pensava em dormir", sentencia.

A tarefa dos professores de manter os alunos acordados nestes primeiros dias não é das mais fáceis, já que eles também passam pelos mesmos problemas de falta de sono. Planejar atividades mais dinâmicas foi a solução  encontrada por Ana Lucia Martins, professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental em uma escola na Zona Norte do Rio. Mas nem mesmo a música que escolheu para ilustrar a aula foi suficiente para despertar os alunos. Depois de convidá-los a andar pela sala e ouvir a canção, eles retornaram a suas carteiras e voltaram a assumir a expressão cansada do início da aula.
Foto: Reprodução Internet
No Brasil, o horário de verão foi instituído, pela primeira vez, no verão de 1931 | Foto: Reprodução Internet
Segundo a pedagoga Aline Feijó, esse tipo de comportamento é normal nos primeiros dias do novo horário, principalmente para quem estuda no período da manhã. A estratégia de planejar aulas mais animadas, ou colocar matérias como Educação Física e Biologia nos primeiros horários também pode contribuir para "acordar" os alunos mais afetados.

"Essa hora a menos de sono é muito importante para os alunos, principalmente os mais novos. Alguns alunos mais sensíveis a falta de sono podem se mostrar apáticos e até mesmo irritadiços neste início de horário de verão", explica.

Mãe de dois adolescentes, de 13 e 15 anos, Maria Luiza Almeida teve que duplicar os esforços para tirar os filhos da cama na última segunda-feira. Depois de apelar para o despertador, sacudidas suaves e alguns gritos, a solução encontrada para que os filhos não chegassem atrasados foi arrancar o edredom da cama. Mesmo assim, até que os dois estivessem prontos para sair, o dobro do tempo normal foi gasto. Resultado: ambos só puderam entrar na escola no segundo tempo de aula.

No Brasil, o horário de verão (prática de adiantar os relógios em uma hora) foi instituído, pela primeira vez, no verão de 1931/32, com o objetivo de economizar o consumo de energia por meio do melhor aproveitamento da luz natural do dia. Em 1985, depois de 18 anos sem sua utilização, a prática foi novamente adotada em razão da queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer todos os anos.

Para a pediatra Rosane Strauss, o organismo dos alunos pode levar até duas semanas para se adaptar ao novo horário. E não é só uma questão de acordar mais cedo, mas também acostumar o relógio biológico de que é preciso dormir uma hora mais cedo do que o costume.

"A  primeira segunda-feira é o pior dia. A maioria dos alunos já chega cansado naturalmente, por causa das atividades do final de semana. E a sensação de que dormiu uma hora a menos só faz piorar esta situação. Mas não existe formula mágica para fazer o corpo se acostumar. Somente após alguns dias é que a situação começa a se normalizar", diz.

Até lá, o jeito é se desdobrar para chamar a atenção dos alunos. E haja criatividade.

"A gente canta, dança, sapateia e faz piada. Mas não tem criatividade que resista a uma segunda-feira cinzenta e chuvosa: tudo o que os alunos querem é voltar para casa e se esconder debaixo das cobertas", brinca Ana Lucia.