sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Entenda como ocorre uma ligação covalente


Entenda como ocorre uma ligação 


covalente

Ela pode ser classificada como polar ou apolar.
Assista à aula de química em vídeo.

Do G1, em São Paulo
O professor de química do Curso e Colégio pH, Gustavo de Schueler, dá uma aula sobre as ligações covalentes.
As três ligações químicas que unem os átomos são: iônica, metálica e covalente.
Uma molécula faz uma ligação covalente quando se une um ametal com outro ametal; ou um ametal com um hidrogênio; ou ainda, quando a diferença da eletronegatividade entre os átomos for igual a zero ou menor que 1,7.
Quando a diferença da eletronegatividade for maior do que zero e menor do que 1,7 a ligação é polar. Ela é apolar quando a diferença da eletronegatividade é igual a zero.
Confira aula completa em vídeo.

Defensoria Pública questiona data da nova prova do Enem


Defensoria Pública questiona data da 


nova prova do Enem

Exame será reaplicado no dia 15 de dezembro, quarta-feira.
Defensor federal sugere que prova seja realizada em um final de semana.

Débora SantosDo G1, em Brasília
A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro enviou nesta sexta-feira (26) ofício ao Ministério da Educação pedindo que seja reavaliada a data marcada para aplicação da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As provas serão realizadas às 13h de 15 de dezembro, uma quarta-feira.
Somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Segundo o defensor federal André Ordacgy, estudantes que trabalham poderão ter problemas por causa do agendamento da prova para uma quarta-feira.
Além disso, segundo ele, o trânsito durante a semana é mais intenso e pode prejudicar o acesso dos candidatos aos locais de provas. A Defensoria Pública sugere a remarcação da prova para um fim de semana.
O Ministério da Educação informou, por meio da assessoria de imprensa, que não recebeu ofício da Defensoria Pública e afirma que a data do novo Enem está mantida. Segundo a assessoria, a quarta-feira 15 foi escolhida para evitar ao máximo coincidência com datas de vestibulares.
A Defensoria argumenta ainda que, em alguns estados, a data vai coincidir com alguns vestibulares. Entre as instituições de ensino que vão realizar exames na mesma data estão o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

Instituto Federal do RJ suspende vestibular devido a onda de violência


Instituto Federal do RJ suspende 


vestibular devido a onda de violência

Prova seria aplicada neste domingo (28).
Instituição informou que novas datas serão divulgadas em breve.

Do G1, em São Paulo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) suspendeu o processo seletivo que estava marcado para este domingo (28) em virtude da onda de violência vivida pelo estado.
O exame seria aplicado para selecionar estudantes para a educação profissional técnica de nível médio, oferecida de forma integrada ao ensino médio, na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja). 
O IFRJ oferece 228 vagas, para o ano letivo de 2011, nos cursos técnicos em manutenção e suporte em informática (campi Duque de Caxias, Rio de Janeiro e Nilópolis) e em agroindústria (campus Nilo Peçanha – Pinheiral).
O instituto informou que as novas datas das etapas de seleção serão divulgadas em breve. Os candidatos devem ficar atentos a novos comunicados na página do IFRJ e nos campi Duque de Caxias, Nilópolis, Pinheiral e Rio de Janeiro.