domingo, 21 de outubro de 2012


ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO POSSUEM UM BOM DESEMPENHO 
                                        ESCOLAR - É POSSÍVEL?

Almeida, J.R. 1 ; Dominguez, R.J.V. 1; Souza, B.C. 1 ; Gonçalves, M.N. 2. Brás, J.G.V. 2

1- Colégio Santa Mônica - Avenida Paula Lemos, 298 – Mutuá – São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.

2- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Campo Grande 376, 1749-024, Lisboa,
Portugal.

e-mail: almeidajrobson@gmail.com


O Rio de Janeiro, Brasil, receberá nos próximos seis anos, incluindo 2011, vários eventos esportivos de grande relevância no cenário Internacional: em 2011, Jogos Mundiais Militares; em 2013, Copa das Confederações; em 2014, Copa do Mundo da FIFA e em 2016, os Jogos Olímpicos. Existirão, em menor escala, vários mundiais preparatórios para as Olimpíadas. Além do maciço investimento no setor da construção civil, incluindo áreas para essas práticas esportivas, a sociedade terá que investir nos seus atletas do futuro, as crianças. Estas usufruirão desses espaços que devem ser o principal legado. Porém, como fazer? O que as instituições públicas e privadas, podem e devem fazer? Ao longo destas últimas duas décadas, o Colégio Santa Mônica (CSM)1 tem investido na melhoria do desempenho de seus alunos tanto nos seus resultados acadêmicos como esportivos. Do fim da década de 90 até a presente data, a escola conquistou o título de campeã, por nove vezes, do Intercolegial/O Globo/Mc Donald's 2 - o maior evento esportivo entre escolas do Rio de Janeiro e do Brasil, financiado por empresas privadas com a participação de escolas públicas e particulares. Além dessa competição, a instituição participa de eventos organizados pelo poder público, em âmbito municipal, estadual e federal, obtendo, também, experiências individuais e coletivas em competições internacionais como: os sul-americanos de basquete, natação e atletismo e os mundiais de futebol e natação.
Nesta comunicação, serão analisados os dados obtidos na pesquisa que está em desenvolvimento. Esses dados são referentes aos últimos três anos e, têm como objetivo, avaliar e comparar se os mesmos alunos que vêm obtendo bons resultados esportivos estão, também, obtendo bons resultados acadêmicos, assim como sugerindo novas comparações em outras instituições que também desenvolvem trabalhos com o mesmo nível de seriedade.

Palavras-chave: Colégio Santa Mônica - Esporte - Rendimento Escolar - Intercolegial

1 CSM representa as iniciais do colégio Santa Mônica (Instituição Privada) que possui cinco unidades
escolares localizadas em: Bonsucesso- Avenida dos Democráticos, 1251; Cachambi - Rua Herminia, 2 ;
Maré- Rua Evanildo Alves, 83 ; São Gonçalo– Avenida Paula Lemos, 298 ;
Taquara - Padre Ventura, 184.
2 Nomenclatura atual do evento esportivo escolar.

 Senhores(as),

A CONECTANDO AS CIÊNCIAS (publicação eletrônica) 

Apresentação e política editorial - Esta Revista tem como referência a revista ENTRETEXTOS que é uma publicação  on line da UID-OPECE

A Revista eletrônica CONECTANDO AS CIÊNCIAS, tem como objetivo a publicação de artigos resultantes da pesquisa no domínio da Educação, Saúde e, também, de outras investigações que podem interferir diretamente na formação e na formação das crianças, jovens e Adultos sendo essas investigação nacionais ou internacionais.
O seu objectivo é a publicação de  textos e áudios (atendendo as necessidades dos deficientes visuais, disléxicos e outras variáveis dentro da dicotomia antropológica)  resultantes de conferências, seminários e work shop,  congressos,  assim como textos de pesquisa efetuada no âmbito de programas de Ensino Médio (INTRODUZINDO A LINGUAGEM CIENTÍFICA, junto as demais linguagens já praticadas nesse segmento educativo), início da graduação incentivando os  projetos de investigação científica nacionais ou internacionais e feitas por autores que não chegaram a graduação e ou iniciando a graduação. Será privilegiada a publicação de textos que possam contribuir para enriquecer a investigação científica no âmbito das Ciências da Educação, Saúde e em domínios afins que potenciem relações inter e transdisciplinares e que, ao mesmo tempo, desperte nesse novo autor uma melhor dimensão empírica bem fundamentada do ponto de vista teórico antes de chegar a graduação e ou o início da graduação. São, ainda, objetivos da Conectando as Ciências a promoção da reflexão e a discussão sobre a importância de incentivar os jovens do Ensino médio a aprender a investigar as Ciências educativas e suas interações com o  cognitivo que será facilitado na graduação e pós-graduação, realizando pontes de conexão entre os diferentes segmentos na formação acadêmica.
Os artigos poderão ser publicados, sempre que os autores o desejem, em outra revistas nacionais ou internacionais. Todavia, o Conselho desta Revista de  deverá ser previamente informado de tal intenção ou decisão. 
MAJUENZO.BLOGSPOT.COM
I       Indicações gerais
1. Será privilegiada a publicação de textos que possam contribuir para enriquecer a investigação científica no âmbito das Ciências da Educação, Saúde e em domínios afins que privilegiem relações inter e transdisciplinares feitas por autores do Ensino Médio e os que se encontram no início da graduação. Os trabalhos apresentados para publicação devem, preferencialmente, ter uma dimensão teórico-empírica e possuir uma revisão atual da literatura. Podem ser submetidas para publicação recensões críticas e temáticas consideradas relevantes que justifiquem a sua divulgação. Os objetivos de são a promoção da reflexão e a discussão sobre a investigação realizada no domínio das Ciências da Educação, Saúde(Física e Mental) e fornecer quadros teóricos e metodológicos que possam fornecer orientações a todos quantos, direta ou indiretamente, se encontrem ligados à investigação na área das Ciências da Educação. É um espaço para publicação de investigadores preferencialmente do Ensino Médio, e início da graduação, podendo ter seus co-autores pesquisadores  experientes.
2. Os artigos devem ser originais, redigidos em língua portuguesa, inglesa, francesa, chinesa, alemã ou castelhana e enviados para o endereço constante no final da página. 
3. O Conselho de Redação reserva para si o direito de publicar ou não os trabalhos 
recebidos, comprometendo-se a informar os autores, no prazo máximo de cem dias, 
da decisão a que tenha chegado e dos seus fundamentos. Essa decisão terá por base o 
parecer do Conselho de Redação e/ou a  avaliação efetuada por  especialistas reconhecidos das respectivas áreas.
4. Todos os artigos e textos em língua portuguesa devem estar de acordo com as normas do acordo ortográfico.
5. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras 
ou gráficos já publicados são da exclusiva responsabilidade dos autores.
6. Os textos apresentados serão sujeitos a um processo de seleção e 
revisão por arbitragem científica.
7. O conteúdo dos textos publicados é da responsabilidade dos respectivos autores.
8. O Conselho de Redação, com base no parecer da arbitragem científica, pode sugerir 
aos autores a reformulação dos trabalhos. Uma vez assente o texto definitivo, não serão 
permitidas modificações.
9. As normas de referência bibliográfica seguidas são as normas ABNT ou APA.
10. Todos os artigos submetidos a devem seguir, rigorosamente, as normas estabelecidas.

II Recomendações aos autores:

1. Os artigos devem ser enviadas em suporte informático sem identificação do autor ou 
autores. 
2. De modo a proteger o anonimato, na primeira página do documento, não deverá 
constar nem o nome do/s autor/es, nem da instituição onde desenvolve(m) atualmente a 
sua atividade. Não deverá ser feita nenhuma  referência ao nome do/s autor/es no corpo 
do texto, nos cabeçalhos ou notas de rodapé. Assim, num ficheiro à parte, deve constar:
a) Identificação
b) Residência
c) Instituição a que pertence
d) E-mail
e) Telefone e fax
f) Título do artigo
g) Carta dirigida ao Conselho de Redação declarando a originalidade do artigo, 
aceitação da publicação, e de aceitação das normas da Conectando Ciências.
h) Pequena nota biográfica (4 a 5 linhas).
3. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras 
ou gráficos já publicados são da exclusiva responsabilidade dos autores.
4. Todos os originais a considerar para publicação poderão ser apresentados em língua 
portuguesa, castelhana, francesa ou inglesa. Os artigos poderão ser longos (até 70 mil 
caracteres, incluindo espaços, notas e referências bibliográficas) ou curtos (25 mil a 35 
mil caracteres, incluindo espaços, notas e referências bibliográficas).
5. Os artigos devem ser acompanhados, no início, de um resumo na língua original e 
de um abstract no caso de a língua original não ser o inglês (não deve exceder 1500 
caracteres, incluindo espaços e palavras-chave e nele deve figurar o título do artigo); 
deve ter, ainda, 3 a 5 palavras-chave e Key-words separadas por ponto e vírgula. No 
caso de o artigo ser em língua inglesa, deve ser acompanhado de um resumo noutra 
língua com as respectivas palavras-chave (português, francês, castelhano). 
6. Os trabalhos deverão ser enviados por correio eletrônico.
(almeidajrobson@gmail.com) em Word. 

Os artigos devem ser apresentados em fonte ARIAL 11, a 1,5 espaços com margens 
de 2,5cm (esquerda) e de 2,5cm (direita, topo, baixo).

III Preparação do texto 

III. 1. Formatação dos artigos
1. Os artigos devem ser paginados em numeração árabe, sem numeração na 1ª página.
Na página de rosto deve constar:
a)  o título do artigo em letras maiúsculas, 14, Arial, no centro da página
b) o nome do autor ou autores no final da página (ao centro) 4
c) o ano (ao centro).
2. Os textos deverão ser apresentados em forma corrida, sem espaços extra entre
parágrafos nem qualquer formatação especial.
3. O título do artigo deve surgir em letras maiúsculas, tamanho 14, Arial e deve ser
inserido no cabeçalho de todas as páginas (exceptuando a de rosto e a 1ª página).
4. Os subtítulos devem surgir em letras minúsculas, tamanho 13, Arial. Se houver
subtítulos de subtítulos, estes surgirão em tamanho 12, itálico.
5. Os quadros,  gráficos ou imagens deverão ser inseridos separadamente, nas últimas
páginas do documento, com numeração romana e com qualidade suficiente para a sua
reprodução. Deve ser assinalado no texto o local onde figurarão os respectivos
conteúdos (ex: inserir Tabela II aqui, inserir gráfico III aqui). É da responsabilidade dos
autores obter permissão do direito da sua reprodução.
6. O número e tamanho das notas de rodapé não devem ser extensos. As notas devem
ser seriadas e incluídas no final da respectiva página.
7. O algarismo que remete para a nota deverá ser colocado no espaço superior ao da
linha respectiva, depois do sinal de pontuação. (ex:  de acordo com os especialistas
consagrados nesta área.1)


1. Todas as citações de textos em línguas estrangeiras deverão, salvo casos
excepcionais, em que poderá citar-se também o original, ser apresentadas apenas em
tradução.
2. As citações pouco extensas (2-3 linhas) devem ser incorporadas no texto, entre aspas
duplas (“ ”). As citações dentro de outra citação deverão ser assinaladas por aspas
simples (‘ ’). As citações mais longas serão recolhidas, ficando impressas em corpo
inferior ao do texto (tamanho 10), sem aspas.
3. As interpolações serão identificadas por meio de parênteses rectos [ ].
4. As omissões serão assinaladas por reticências dentro de parênteses rectos [...].
                                                         
1. Nota de rodapé.5
III. 3. Referências bibliográficas
1. As referências bibliográficas serão sempre feitas , na forma da Norma escolhida que deve ser seguida de uma única forma do início ao fim do artigo..
2. Será incluída no final, com o título “Referências Bibliográficas.

 Indicações gerais
1. Os objetivos da CONECTANDO AS CIÊNCIAS são a promoção da reflexão e a discussão sobre a investigação realizada no domínio das Ciências da Educação, Saúde e fornecer quadros teóricos e metodológicos que possam fornecer orientações a todos quantos, direta ou indiretamente, se encontrem ligados à investigação na área das Ciências. É, também, um espaço de apelo e incentivo à publicação para os investigadores mais jovens e ou a formação de Investigadores.  Os artigos devem ser originais, redigidos em língua portuguesa, inglesa, francesa, chinesa, alemã ou castelhana e enviados para o endereço constante no final da página. O Conselho de Redação reserva para si o direito de publicar ou não os trabalhos recebidos, comprometendo-se a informar os autores, no prazo máximo de noventa dias, da decisão a que tenha chegado e dos seus fundamentos. Essa decisão terá por base o parecer do Conselho de Redação e/ou a avaliação efetuada por especialistas reconhecidos das respectivas áreas. Todos os artigos e textos em língua portuguesa devem estar de acordo com as normas do acordo ortográfico. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras ou gráficos já publicados são da exclusiva responsabilidade dos autores. Os textos apresentados a CONECTANDO AS CIÊNCIAS serão sujeitos a um processo de seleção e revisão por arbitragem científica. O conteúdo dos textos publicados é da responsabilidade dos respectivos autores. O Conselho de Redação, com base no parecer da arbitragem científica, pode sugerir aos autores a reformulação dos trabalhos. Uma vez assente o texto definitivo, não serão permitidas modificações. As normas de referência bibliográfica seguidas pela CONECTANDO CIÊNCIAS são as normas: ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou APA (American Psychological Association): as citações bibliográficas devem ser inseridas de acordo com as mesmas normas. As notas, quando as houver, devem surgir em nota de rodapé, no final de cada página. Todos os artigos submetidos devem seguir, rigorosamente, as normas estabelecidas.

Conectando as Ciências e Instituto Muda Mundo
Almeidajrobson@gmail.com

A revisão das provas é da responsabilidade do Conselho de Redação, que
garante a reprodução fidedigna e formalmente correta dos textos selecionados
para publicação; só em casos excepcionais, mediante pedido expressamente
justificado, serão remetidas provas aos autores.
Conselho de Redação
José Robson de Almeida
Daniele Nunes Peixoto
Jaqueline Petito


"O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades" (Arendt, 2001, p. 212).
José Robson de Almeida.