segunda-feira, 4 de abril de 2016

Estratificando a Frio: Como germinar e plantar sementes de maçã

Estratificando a Frio: Como germinar e plantar sementes de maçã: Página oficial do facebook Ensinando como plantar sementes de maçã. Tudo o que eu disser aqui vem das páginas que li Internet ...

Como germinar e plantar sementes de maçã

Página oficial do facebook
Hoje vou ensinar vocês como plantar sementes de maçã.
Tudo o que eu disser aqui vem das páginas que li Internet afora sobre germinação, técnicas e afins. Mas vou dar uma resumida em tudo com base na minha experiência com as sementes.

Primeiro recolha as sementes da fruta. Aconselho a pegar pelo menos umas 5, pois nem todas germinarão. Coloque elas em um copo com água. As sementes que flutuarem você deve jogar fora, pois não estão boas para a germinação. Pegue as que estão no fundo do copo e prepare-se para a próxima etapa. Neste caso eu joguei fora somente uma que flutuou.




Agora você precisará de um recipiente fechado. Pode ser uma daqueles Tupperware, pote de maionese, ou até mesmo aqueles saquinhos ziplock (estes eu uso para germinação de sementes de rosas. Será um futuro post). O importante é que o recipiente seja bem transparente para que você possa acompanhar o processo de germinação da semente. Precisará também de algodão ou papel toalha para servir de substrato inicial para o embrião. Eu aconselho o papel toalha, pois fica bem mais fácil de tirar a semente dele sem correr risco de danificar a raiz que ainda é nova e frágil..

Certifique-se de que o recipiente esteja bem limpo, pois o processo de germinação vai demorar alguns dias e não queremos correr o risco de ver fungos e bactérias se proliferando e acabando com nosso trabalho. Depois coloque a semente no papel ou algodão. Se quiser pode colocar uma outra camada de substrato em cima dela também. Coloque tudo dentro do seu recipiente e umedeça bem antes de fecha-lo. 




A maçã é uma planta nativa de climas frios. Então para fazer com que ela germine precisamos simular seu ambiente natural. Para fazer isso pegue o pote com a semente e coloque na geladeira. Coloque na parte de baixo, na gaveta dos legumes de preferência, pois a temperatura ali é menos fria. Esse processo de germinar sementes a alta umidade e temperaturas baixas, é o que alguns chamam de Estratificação a Frio.

Depois de feito começa o que eu chamo de “teste-de-paciência”. Que é o período de germinação. dependendo da planta pode demorar muito. No caso das maçãs os resultados podem ser observados a partir de 15 dias em média. Mas lembre-se de abrir seu recipiente a cada 3 ou 4 dias pra conferir a umidade. Nunca deixe o substrato secar completamente, senão o processo será interrompido. E também não encharque demais senão o embrião pode morrer.

Quando as raízes medirem cerca de 2 cm significa que nosso embrião já está pronto para ser plantado em solo, elas vão ter esse aspecto da foto abaixo.














Recomendo que seja plantado em um vaso com terra vegetal. Faça um  buraquinho na terra e cobra o embrião com 1 cm de terra. Seguindo esses passos aposto que você ficará feliz com sua nova plantinha \o/
Nos primeiros dias a plantinha terá esse aspecto:





























Quando a planta atingir cerca de 10 cm de altura você pode deixa-la em sol pleno. Quando crescer ela vai ter essa aparência. Pessoalmente, eu acho as folhas da macieira uma das mais bonitas = D

















É isso aí ... quando eu plantar mais alguma coisa posto aqui pra vocês.