sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Falta pouquinho para  o  Enem  2017/2018:  Confira  as  dicas

Para a véspera da prova a dica é tirar o dia para relaxar seja em um parque, na praia, no cinema ou um simples encontro com os amigos dentro de casa, para aliviar a tensão. 
Durma cedo nos dias que antecedem as provas e capriche na alimentação.  Procure não comer em lugares que não está acostumado e evite comer o que não está na sua dieta normal.
Já conhece bem o local da prova? Lembre-se de que, em dias de ENEM,  milhares de pessoas estarão na rua e uma grande maioria com o mesmo objetivo que você. Não se atrase!
 Um dia antes, separe os documentos e tudo que usará  na hora da prova. Escolha uma roupa bem leve, mas, ainda assim, um agasalho pode ser necessário. Tanto o frio quanto o calor podem tirar a sua concentração.



NO DIA, O QUE LEVAR?
Tenha em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta.
Documento de identificação original com foto, conforme especificado no Edital, e Cartão de Confirmação da Inscrição. É fundamental chegar cedo para evitar imprevistos que possam render um atraso. Não se esqueça do que sugeri acima, é bom conhecer o local de prova para ver quanto tempo é necessário para chegar ao local agendado.
Leve chocolate, porém, nos dias quentes, opte por barras de cereal e é claro uma garrafa com água (não leve em excesso para não exagerar nas suas  idas ao banheiro e perder o foco).
Como a prova do Enem é longa, mantenha uma média de três minutos na resposta de cada questão. Sempre vai haver uma questão mais fácil (rápida) e outra que vale à pena olhar mais vezes.
No primeiro ou no segundo domingo de avaliação, escolha, para começar, a matéria em que você tem maior facilidade, o objetivo é ganhar autoconfiança e tempo.
Evite o acerto ao acaso (o chute), pois o Enem conta com o TRI (teoria de resposta ao item) que analisa a proficiência do candidato  e entende quando ocorre o "chute".
Tenha calma, redobre sua atenção na marcação  do cartão-resposta. 
Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
Fonte das informações abaixo: http: //enem.inep.gov.br/fique-atento.html
Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.
Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame.
Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com outro PARTICIPANTE, durante as provas.
Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação.
Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.
Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.
Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas.
Não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao terminar as provas.
Não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, exceto ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término das provas.
Ausentar-se da sala de provas com o Cartão-Resposta e/ou com a Folha de Redação e a Folha de Rascunho
Não atender às orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame.
Não guardar desligados em embalagem, porta-objetos, fornecida pelo aplicador, telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou objetos.
Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.
Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Exame ou de outro PARTICIPANTE.
Recusar-se, injustificadamente, a ser submetidas à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente.
Não aguardar em sala de provas das 13h 00 min às 13h 30 min para iniciar as provas.
Não apresentar, no prazo estipulado, os documentos solicitados pelo Inep.
Boa Prova!   
José Robson e Equipe
Revisão Dilma Melo de Oliveira
Colégio Santa Mônica / Blog CONECTANDO CIÊNCIAS

"O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades." (Arendt, 2001, p. 212)