sábado, 26 de outubro de 2013

Prova do 1º dia do Enem tem música dos Titãs, índios e direito dos gay

26/10/2013 

G1

Canção escrita por Arnaldo Antunes caiu em questão sobre consumo.
Provas também tiveram química orgânica, genética e o voto feminino.

Thaís LimaDo G1, em São Paulo
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Paulo Miklos, Tony Bellotto, Branco Mello e Sérgio Britto, dos Titãs (Foto: Marcos Hermes/Divulgação)Musica dos Titãs caiu no Enem (Foto: Marcos
Hermes/Divulgação)
As provas de ciências humanas e de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 abordaram questões históricas, tradicionais e de atualidades neste sábado (26). Entre as questões que caíram na prova estavam perguntas que abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção "Disneylândia", do grupo Titãs, escrita por Arnaldo Antunes.
A partir dos versos da canção, o Enem pediu que os candidatos relacionassem as situações de comércio e produção no mundo. A prova selecionou trechos da música como "Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné/Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul./(...)/Crianças iraquianas fugidas da guerra/Não obtém visto no consulado americano do Egito/Para entrarem na Disneylândia". A música faz parte do álbum "Titanomaquia", lançado em 1993.
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné/Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul./(...)/Crianças iraquianas fugidas da guerra/Não obtém visto no consulado americano do Egito/
Para entrarem na Disneylândia"
Trecho da canção 'Disneylândia',
do grupo Titãs, que caiu no Enem
As 45 questões da prova de ciências humanas tiveram diversas charges e cartuns, alguns deles históricos, como um da década de 1930 que falava sobre o voto feminino no Brasil, e outro que ilustrava a época do governo de Juscelino Kubitschek, marcada pelo desenvolvimentismo, mas também pela desigualdade social.
O uso de mapas apareceu em uma questão de atualidades: as disputas pelos territórios indígenas, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. O enunciado pediu que os candidatos relacionassem dois mapas, um sobre a concentração populacional no país, e outro sobre as disputas pela demarcação das terras dos índios brasileiros.
Outra questão atual no Brasil promoveu um debate sobre a reforma agrária. Na prova, dois textos foram publicados, um redigido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) defendendo a prática, e outro contra a reforma agrária. A questão exigiu que os estudantes relacionassem a melhor alternativa para explicar os dois pontos de vista.
Cena da animação de 1994 (Foto: Reprodução)Cena da animação 'Rei Leão', de 1994 (Foto:
Reprodução)
Ainda na prova de ciências humanas, uma das questões trouxe o assunto do aumento dos direitos civis dos homossexuais nos Estados Unidos. Os estudantes tiveram que escolher, entre as cinco opções, a que representava a melhor interpretação de um texto sobre o tema.
Além dos EUA, a África também esteve presente na prova deste sábado. Um texto abordou a produção cinematográfica norte-americana sobre temas relacionados ao continente africano e criticou o fato de que filmes como "Um príncipe em Nova York" e "O Rei Leão" mostravam a África de um ponto de vista puramente exótico, ou, no caso da animação, sem a presença de humanos, e ocultavam a real cultura da região.
Protestos na Europa também foi tema de pergunta de prova. Texto lembrou o acampamento feito por jovens na Praça do Sol, em Madrid, em 2011. Depois era indagado ao candidato qual era o motivo da manifestação. A Espanha seguiu sendo tema, com pergunta sobre a Guerra Civil que aconteceu no país na década de 30.
Textos do filósofo francês René Descartes e do cientista político e economista alemão Karl Marx foram usados para posicionar o candidato sobre perguntas que abrangiam seus campos de estudo. Também um trecho de "Os Sertões", de Euclides da Cunha, foi usado para que fosse indicada o tipo de vegetação que é encontrada no local onde se passa a história.
A Cisjordânia e a questão da Palestina também foram abordados. Em um texto colocado para o estudante, era afirmado que um site de buscas indicava, em baixo de seu logo, que o local onde está situada a Cisjordânia é na Palestina, em vez de apontá-la em um "território palestino".
A presença da África refletida em nosso cotidiano apareceu na prova em duas perguntas, com menção sobre a festa religiosa de coroação do Rei do Congo, em que tinha como base o texto da historiadora Mary Del Priore, e a incorporação da capoeira na cultura brasileira.
Escravidão apareceu na prova em outras questões. Uma mencionava o final da escravidão nas lavouras e a contratação de obra assalariada. Também foi colocado um texto de época em que defendia que a melhor maneira de se acabar com a escravidão seria pela via das leis.
Ciências da natureza
Já em ciências da natureza, a prova do Enem trouxe questões clássicas principalmente em física e química, com problemas que pediam conhecimentos como amperagem e voltagem, e outros exigindo o cálculo de massa, mol, além de outras questões de química orgânica.
Em outra questão de física, os candidatos tiveram que identificar os diferentes gráficos que representavam adequadamente os movimentos de velocidade nas diversas fases da queda de um paraquedista.
Mais de uma questão de biologia que apareceram na prova do Enem falou sobre citologia, onde era preciso conhecer as diferentes partes da célula. Genética também foi outro tema que caiu no Enem, em uma questão onde o candidato tinha que encontrar, em um gráfico, qual era o DNA compatível dos supostos pais com o DNA de um bebê.
Uma das perguntas da disciplina trouxe um curto texto do Ministério da Saúde com informações sobre a rubéola. Na questão, era preciso relacionar qual era o risco de transmissão da rubéola em mulheres grávidas.
G1 terá programa ao vivo
Uma hora após o término das provas, o G1 terá programa em vídeo ao vivo com professores do Curso de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o exame. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas. Candidatos do Enem poderão enviar perguntas e comentários pelo Twitter usando a hashtag #G1noEnem.
Também depois do término das provas, o G1 vai trazer a resolução extra-oficial de cada uma das questões do Enem feita por professores dos cursinhos Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas (SP).
Os resultados
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site http://portal.inep.gov.br/enemno dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.