sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Professor dá aula sobre o livro 'Antologia Poética'


Professor dá aula sobre o livro 


'Antologia Poética'

Obra traz seleção de poemas feita pelo próprio Vinicius de Moraes.
Textos podem ser divididos em duas partes.

Do G1, em São Paulo
O professor de literatura do Anglo, Fernando Marcílio, dá uma aula sobre o livro ‘Antologia Poética’ de Vinicius de Moraes.
A obra traz uma seleção de poemas feita pelo próprio Vinicius. Os textos podem ser divididos em duas partes que abordam os temas: religiosidade e cotidiano.
A parte religiosa traduz o medo do autor de pecar e ser condenado, fruto de uma criação católica. Na segunda parte, o poeta fala de temas mais ricos como amor, morte, sexualidade e natureza.
Segundo Marcílio, os vestibulares querem saber se o aluno tem condição de compreender um texto literário do nível de Vinicius de Morais e se é capaz de identificar determinadas figuras de linguagem, por isso a leitura deve ser atenta.
Confira aula completa em vídeo.

Data de novo Enem para prejudicados sai até quarta, diz MEC


Data de novo Enem para prejudicados 


sai até quarta, diz MEC

Ministro se reuniu com Inep, Cespe e Cesgranrio nesta sexta-feira.
Instituições seguem analisando as mais de 116 mil atas dos locais de prova.

Fábio TitoDo G1, em Brasília
O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (19) que a data para o novo Enem vai ser estabelecida até a próxima quarta-feira (24). Segundo o MEC, apenas os estudantes que forem identificados como prejudicados terão direito ao novo exame.
A identificação dos prejudicados está sendo feita pelas instituições responsáveis pela realização da prova, Cespe e Cesgranrio, através da análise das atas dos locais de prova. O ministério informou que a análise seguirá durante o final de semana para dar rapidez ao processo. São 116.626 atas, uma para cada local onde o Enem foi realizado.
Segundo o MEC, as atas mostram os casos em que estudantes receberam cadernos amarelos defeituosos e não tiveram o exame substituído. O ministério defende que apenas esses estudantes tenham direito ao novo Enem.
Ainda não há um prazo definido para finalizar o levantamento do número de estudantes prejudicados. No entanto, as novas provas devem ser realizadas na primeira quinzena de dezembro.
O MEC emitiu uma nota com as informações após reunião entre o ministro Fernando Haddad, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, e representantes do Cespe e da Cesgranrio. Os representantes das instituições participaram por meio de teleconferência.
No texto, o ministério informa que o calendário do Enem 2010 "segue rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos", com a divulgação dos resultados prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2011.
Ceará
Insatisfeitos com a decisão de quinta-feira (18) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que restringiu a realização de um novo Enem apenas aos alunos que foram prejudicados pelos erros de impressão nas provas amarelas, estudantes do Ceará têm se organizado para entrar com recursos individuais na Justiça.

Grupos estudantes se reuniram nesta sexta com o procurador da República no CearáOscar Costa Filho, responsável pelas ações contra o Enem na Justiça Federal. Eles querem que volte a valer a liminar da justiça do Ceará que determinava a reaplicação das provas para qualquer aluno que se sentiu prejudicado no Enem.

O procurador disponibilizou na internet o conteúdo da liminar que ele recebeu da Justiça Federal do Ceará e foi derrubada em seguida pelo TRF5, para que os estudantes possam fortalecer as argumentações em seus recursos.

Correção
Os pedidos de correção invertida do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser feitos pelo site do Enem até as 23h59 desta sexta.
No primeiro dia de provas, em 6 de novembro, os enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos na comparação com o caderno de questões. Alguns alunos seguiram os enunciados e preencheram o gabarito de forma invertida, sem levar em conta a ordem numérica.

Para pedir a correção invertida, o estudante terá de informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Após pedir a correção, não será possível cancelar a solicitação.
Em nota, o MEC ressalta que o requerimento é exclusivo para pedir a correção de acordo com o cabeçalho do cartão-resposta. Outros problemas que os alunos tiveram não serão tratados neste espaço.
A assessoria do MEC informou que já foi constatado que o número de alunos que pediram a correção invertida do gabarito é maior do que o daqueles que tiveram problemas com a prova amarela. No entanto, o ministério não divulgou os números.

Europeus flagram o 1º planeta de outra galáxia


L. Calçada/ESO
Concepção artística do planeta HIP 13044 b, que orbita estrela vinda de outra galáxia

Europeus flagram o 1º planeta de outra galáxia



FOLHA.comAcre vai poder vender carbono para Califórnia a partir de 2012Espaço: Tempestade de gelo atinge sonda da Nasa que se dirigia para cometa

18/11/2010 - 14h18 Espanhóis consideram parceria entre bactérias e nanorrobôs para destruir tumor

18/11/2010 - 14h18

Espanhóis consideram parceria entre bactérias e nanorrobôs para destruir tumor

PUBLICIDADE
PAUL MARKS
DA "NEW SCIENTIST"
Injetar bactérias na corrente sanguínea soa como um perigo à saúde, mas elas podem atuar como mensageiras e ajudar nanorrobôs no combate contra o câncer.
Essa é a proposta de dois pesquisadores espanhóis da Universidade Politécnica da Catalônia, na Espanha. A dupla Maria Gregori e Ignacio Llatser veem o futuro com nanorrobôs administrando substâncias contra células cancerígenas.
Como um único nanorrobô não será capaz de derrotar o tumor, ele precisaria de meios para "avisar" outros companheiros para começar o ataque --no caso, liberando as drogas.
Reuters
Versão não patogênica da Escherichia coli (foto) seria usada no tratamento de combate ao câncer, sugere dupla
Versão não patogênica da Escherichia coli (foto) seria usada no tratamento de combate ao câncer, sugere dupla
Sinais de rádio não viajam através de líquidos, e substâncias químicas usadas na comunicação, como feromônios ou íons de cálcio, também não funcionariam bem.
Com base nessas dificuldades, os dois pesquisadores consideraram usar bactérias artificiais --uma versão não patogênica da bactéria Escherichia coli--para processar a comunicação.
A ideia é codificar uma mensagem na sequência de DNA e inseri-la no citoplasma de cada bactéria, que seria acondicionada em um nanorrobô.
Ao localizar um tumor, esse nanorrobô liberaria a bactéria que, por sua vez, nadaria entre outros nanorrobôs atraída por estoques de nutrientes e "avisaria" a todos o local para liberar as drogas.
O plano, entretanto, foi testado em uma simulação computadorizada, mas há ressalvas.
"Os resultados parecem ok, mas tudo é possível em uma simulação. Somente evidências experimentais podem me convencer que a técnica é boa", comentou o pesquisador Andrew Adamatzky, que também recorre à biologia para construir sistemas de comunicação.

Cientista usa física quântica para provar que Deus existe


27/10/2010 - 14h15

Cientista usa física quântica para provar que Deus existe

ARIADNE ARAÚJO
colaboração para a Livraria da Folha
Deus existe e a ciência está descobrindo evidências de sua existência. Quem afirma é Amit Goswami, filho de um guru hinduísta e hoje referência mundial em estudos que buscam conciliar ciência e espiritualidade. Mas, para esse pós-doutor em física quântica, não se trata do conceito popular de Deus, o poderoso imperador em um trono no céu, a distribuir curas, perdões e castigos. O Deus a que ele se refere pode ser chamado de consciência quântica, mas há quem prefira campo quântico ou campo akáshico.
Divulgação
Amor é a maior evidência da existência de Deus, diz livro
Amor é a maior evidência da existência de Deus, diz livro
Em "Deus Não Está Morto" (Aleph), ele afirma que, para começo de conversa, há muito mais do que matéria no universo ao contrário do que pensa a ciência tradicional. Segundo Goswami, tão antiga quanto o homem, essa questão até então não resolvida encontra agora respaldo científico e pode ser demonstrada a partir da evidência de uma consciência maior, com poderes causais, ou seja, de intervenção, e um corpo sutil, não material.
O problema, segundo Amit Goswami é que a fundamentação da existência divina está na física quântica, o que para a maioria é como ouvir grego. Por isso, diz ele, a mensagem demora a penetrar nas consciências. O objetivo do livro, então, seria acelerar essa nova aceitação de Deus e incentivar a que se demonstrem essas evidências também no âmbito da ciência tradicional. Para isso, Goswami compra briga com os que ele chama céticos, representados pelo cientista materialista, o teólogo cristão e o filósofo ocidental.
Para tentar entender mais o tema, afivele o cinto de segurança. Já sabemos, o Deus de que Goswami fala é a consciência quântica. Na física quântica, os objetos não são coisas determinadas. São, na verdade, possibilidades dentre as quais a consciência quântica, Deus, escolhe uma. A escolha de Deus, então, transforma essa possibilidade quântica em evento real, experimentado por um observador. Segundo o autor, isso já foi comprovado por experimentos objetivos, tanto no mundo micro como no macro.
De acordo com o livro "Deus Não Está Morto" , o amor é uma das qualidades divinas e, assim, a maior evidência da existência de Deus. Para Goswami mundialmente conhecido ao expor suas ideias no filme What the bleep do we know?, ou, Quem somos nós? - a hipótese quântica de Deus resolve de uma só vez todos os mistérios ainda não solucionados da biologia, como a origem da vida, a evolução, os sentimentos (como o amor) e a consciência. Além disso, coloca a ética e os valores em seu devido lugar: "no centro de nossas vidas e sociedades".
*
"Deus Não Está Morto"
Autor: Amit Goswami
Editora: Aleph
Páginas: 308
Quanto: R$ 46
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha
Compartilhe
twitter twitter delicious delicious Windows Live Windows Live MySpace MySpace facebook facebook Google Google digg digg