quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Por que é preciso ensinar bondade aos jovens?

Especialista no tema defende que os pais devem inspirar os filhos a estenderem a mão às crianças que apresentam dificuldades
Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/por-que-e-preciso-ensinar-bondade-aos-jovens-0dnj3t00pa1y0817lrgt1jqc5?utm_campaign=boletim
Nesses dias que parecem muito menos bondosos e mais abrasivos, nos quais bons exemplos para as crianças podem ser um pouco difíceis de encontrar, a literatura infanto-juvenil oferece um caminho positivo para o pensamento e para lembrar como é importante se ensinar a bondade aos filhos. Esse ensinamento, por sua vez, não deve parar no jardim de infância, como muitas vezes acontece, mas precisa ser trabalhado também com os filhos mais velhos, ao longo de todo o ensino básico.
Uma das escritoras que defende o ensino da bondade tanto em casa como na escola é R. J. Palacio, autora do livro “Extraordinário”, obra voltada aos estudantes da segunda metade do ensino médio e disseminada nas instituições de ensino americanas.
O romance apresenta a história de Auggie Pullman, um garoto com severa malformação facial, e de seus amigos, conquistados com esforço e que logo deixam de enxergá-lo como diferente. A obra acabou de comemorar seu quinto aniversário e já vendeu cinco milhões de cópias.
Para março, a autora, que gasta muitos de seus dias falando com crianças e professores sobre bondade, prepara o lançamento de um novo livro ilustrado sobre o tema intitulado “We’re All Wonders” (“Somos Todos Extraordinários”, em tradução livre), que tem as crianças menores como público-alvo.
Em entrevista ao Washington Post, R. J. Palacio falou sobre “Extraordinário”, o novo livro e sobre como os pais precisam se lembrar de que o ensino da bondade não deve parar no jardim de infância. Confira:

Como surgiu a ideia para “Extraordinário”?

Estava com meus dois filhos em frente a uma sorveteria. Meu filho mais velho, de três anos, começou a chorar porque estávamos perto de uma garotinha que tinha severas malformações craniofaciais. No momento, não reagi da maneira como gostaria de ter reagido. Estava tão receosa que sua reação pudesse magoá-la que tentei deixar o lugar o mais rápido possível. Então, me dei conta de que ela poderia pensar que fiz isso porque não queria que ele a visse. Às vezes você simplesmente não sabe como agir para que suas ações reflitam suas boas intenções. Foi essa situação que me impeliu a pensar como deve ser estar na pela dessa criança e de sua mãe. Comecei a escrever naquela noite, mais como uma meditação, e simplesmente continuei escrevendo.

Quando você começou a escrever o livro, tinha planejado escrever sobre bondade?

Não sabia que seria um tema abrangente de toda a obra. Mas meu filho mais velho estava indo para o sexto ano do ensino fundamental. Eu estava cercada de crianças dessa idade o tempo todo. Passamos muito tempo [quando eles são pequenos] ensinando as regras do parquinho, nos preocupando com esses pequenos códigos morais. Mas, na hora em que eles se aproximam do final do ensino fundamental, nos esquecemos de lembrá-los. Nesse momento eles precisam disso mais do que nunca. Gastamos mais tempo com “você fez sua lição de casa?” Então me ocorreu que essas crianças precisam ser lembradas sobre como serem bondosas umas com as outras. Precisam que nós as inspiremos a serem bondosas umas com as outras. Há tantos diálogos nos filmes e na TV nos quais maldade passa por normal no fim do ensino fundamental, como se fosse algo a que você tivesse apenas que sobreviver. Não sei por que deveríamos aceitar que crueldade passe como normal. Então queria um livro que lembrasse as pessoas que é legal ser bondoso, não é um sinal de fraqueza. E não se trata apenas de não ser um bully [pessoa que pratica o bullying], mas de expressar empatia e compaixão.

Mas como um pai cria um Jack Will [o personagem do livro que se torna o melhor amigo de Auggie]?

Ele teve de ser incentivado a ser Jack Will. Seu primeiro impulso não foi “ei, quero ir brincar com aquele garoto”. Mas sua mãe tomou o tempo para conversar com ele e não simplesmente mandá-lo, mas inspirá-lo. É nisso que adultos realmente têm muito impacto nas crianças. Sempre pensei que era estranho quando adultos me falavam “ele não me dá mais ouvidos” a respeito de seus filhos pré-adolescentes. Eles ouvem. Eles podem revirar os olhos e fazer sua ceninha de pré-adolescente, mas estão nos ouvindo. Com Jack Will, isso o colocou nos trilhos. Contraste isso com os pais de Julian [o praticante de bullying no livro], que estavam tão dedicados a lhe dar uma experiência perfeita que estavam cegos para o fato de que ele não era uma criança bondosa. E não foram capazes de instruí-lo a ser bondoso. Todos precisamos nos lembrar de que estamos criando nossas crianças, mas também estamos ajudando a criar as crianças dos outros. Mesmo que nossos filhos sejam socialmente hábeis e estejam se divertindo, devemos estar atentos às crianças que estão tendo dificuldades e inspirar nossos filhos a lhes estenderem a mão.

“Extraordinário” é um livro para crianças da segunda metade do ensino médio. Conte-me sobre o novo livro ilustrado.

Pelos últimos vários anos, professores me sugeriram que eu fizesse uma versão ilustrada de “Extraordinário”. A mensagem seria maravilhosa para crianças menores. Peguei o tema de ser diferente e ser extraordinário e da bondade e criei uma história sobre um garotinho, Auggie Pullman, que usa sua imaginação para lidar com a hostilidade que recebe por causa de sua aparência.

O que você acha da situação atual nos Estados Unidos, no que diz respeito à bondade e àquilo que as crianças estão vivendo?

Uma das maiores tragédias da última eleição foi a magnitude da exposição das nossas crianças à crueldade absolutamente devastadora e à maldade que se passam e continuam a se passar por política corriqueira. A falta de respeito, a falta de dignidade, a falta de qualquer vergonha de mentir, todas as coisas que ensinamos nossos filhos a não serem. As crianças aprendem o que veem. Então se veem o presidente dos Estados Unidos tirando sarro de uma pessoa com deficiência, toda uma organização política discriminando uma cultura ou religião, eles internalizam isso. Minha esperança é que um livro como “Extraordinário”, e qualquer outro livro em circulação que possa desfazer o mal que essa eleição fez, vá ao menos mitigar o que aconteceu.

Como os pais podem ajudar as crianças a atravessar a realidade atual?

Agora, mais do que nunca, os pais precisam se engajar. Fala-se sobre cidades e estados santuários, mas precisamos de escolas e lares santuários. Podemos proteger nossos filhos e nós mesmos da feiura e crueldade que passa por normal e assegurar que estamos oferecendo um pequeno santuário próprio. Um santuário de bondade.