segunda-feira, 18 de junho de 2018

Qual a função da enzima lactase?

 
Nosso corpo é responsável por produzir diversos componentes com funções diferentes dentro do organismo para que ele funcione corretamente. E entre muitas dessas funções estão às enzimas como a lactase, que tem um papel importante no processo digestivo.
Apesar da importância, nem sempre as pessoas têm noção de todos os processos que ocorrem dentro do próprio corpo e, consequentemente, não sabem o que a carência delas pode acarretar para o corpo. Hoje, aqueles que já foram diagnosticados com intolerância à lactose encontram na enzima lactase uma grande aliada. Quer descobrir por quê? Confira abaixo!

Pra que serve a enzima lactase?

Basicamente, a lactase é uma enzima produzida pelo organismo com a função de quebrar as moléculas de lactose ingeridas durante a digestão. Quando ela funciona corretamente, o processo de digestão ocorre de maneira natural, mas, quando ela não funciona, a pessoa apresenta um quadro de intolerância à lactose, ou seja, o organismo não consegue quebrar e digerir corretamente aquelas moléculas.
enzima lactase
enzima lactase. Imagem:divulgação
Quando essa incapacidade de digerir o açúcar do leite e derivados acontece, seja de maneira parcial ou total, o corpo começa a apresentar alguns sinais após a ingestão dos alimentos dessa categoria como diarréia, retenção de líquidos e até dores como cólica. Assim, a pessoa consegue diagnosticar se realmente existe o problema e, posteriormente, fazer exames para confirmar.
Como funciona o processo da enzima lactase?
Ao ser ingerida, a lactose precisa ser hidrolizada pela lactase, onde acontece a separação dos componentes como a glicose e a galactose. Assim que a quebra é realizada corretamente, a corrente sanguínea os absorve e se transforma em fonte de energia e em  glicolípidos e glicoproteínas, respectivamente.
Entendeu por que é importante que o processo ocorra completamente? Ao não realizar a quebra, a lactose permanece “inteira” no intestino durante a digestão e acarreta em muitas conseqüências como as descritas acima. A diarreia, por exemplo, surge por conta de uma drenagem de água que vai para o lúmen (uma das cavidades do intestino). Já os outros sintomas são pela fermentação das bactérias intestinais e a produção de gases no órgão.

Quais são os tipos de intolerância?

São três. A deficiência congênita é aquela que vem de uma herança genética e, normalmente, já é identificada quando ainda se é criança, apesar de ser o tipo de intolerância mais raro.
enzima lactase
enzima lactase. Imagem:divulgação
A deficiência primária é a diminuição considerada natural e progressiva que acontece com o envelhecimento do organismo a partir da adolescência, sendo essa a mais comum. Já a secundária é derivada de doenças intestinais e pode ser temporária.

Onde a enzima lactase é encontrada?

Tenho intolerância à lactose, e agora? Claro que apenas um médico e especialista na área pode te indicar o melhor tratamento no seu caso, já que existem níveis diferentes. Porém, a enzima lactase pode ser encontrada para suplementação.
Ela pode ser encontrada em diversos formatos diferentes: cápsulas, comprimidos e até pastilhas mastigáveis. Ou seja, é fácil de inserir o componente na sua rotina encontrando o método que faz mais sentido para você.
Vale lembrar que a lactase não é um remédio e, dependendo do caso, pode não ser cem por cento a solução, por isso que é necessário conversar com um especialista.
enzima lactase
enzima lactase. Imagem:divulgação
Mas, para quem toma, seja em comprimido ou outra fórmula, a enzima não costuma causar efeito colateral e pode ser ingerida por qualquer pessoa com intolerância à lactose no geral.
É claro que existem as exceções como grávidas, lactantes e hipertensos ou pessoas que apresentam algum tipo de alergia à lactase. Nesse caso, é necessário entrar com outro tipo de ação para que o corpo consiga absorver corretamente a lactose. Então, se tiver dúvida ao aparecimento de qualquer sintoma, não deixe de procurar um médico antes de ter qualquer atitude!