domingo, 5 de agosto de 2012

Europeana - Homepage

Europeana - Homepage

Enem 2012: os assuntos mais comuns na prova de matemática

Professores apontam porcentagem, probabilidade e geometria como temas quentes

RIO - Em tempos de Jogos Olímpicos, a prova de Matemática e suas Tecnologias, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode ser comparada a uma maratona. São 45 questões para responder, além de outras 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e uma redação no mesmo dia. Para ajudar na sua preparação, O GLOBO ouviu professores para elencar os assuntos mais recorrentes no Enem.
Dois temas precisam estar na ponta da língua dos vestibulandos: porcentagem e proporção, principalmente quando aplicados a interpretação de tabelas e gráficos. Análise combinatória, probabilidade e progressões aritméticas e geométricas também são bastante comuns.
- Há uma gama muito grande de conteúdos exigidos, mas o foco é principalmente na análise de dados e suas representações gráficas. Eu ressaltaria também questões relacionadas às funções, tanto na forma gráfica quanto na análise matemática mais profunda. Além disso, a geometria também é muito importante. É essencial dominar os conteúdos da geometria plana e transferir esses conhecimentos para a geometria espacial, ao enxergar quais formas planas formam o sólido que é apresentado - afirma o professor Lúcio Coelho, do Colégio CEL.
Paulo Henrique Silva, que dá aula da disciplina no Colégio pH, explica que os temas citados são mais fáceis de serem contextualizados e por isso aparecem em muitas perguntas. Ao mesmo tempo, é característico do Enem não puxar muito no conteúdo. Segundo ele, um dos maiores adversários dos estudantes costuma ser o tempo: em média, cada candidato tem três minutos e meio para escolher a resposta certa. Silva diz que só com muita prática é possível alcançar este resultado.
- O ideal é tentar fazer exercícios e provas anteriores dentro deste tempo. O exame é cruel, porque não aprofunda muito, mas é longo e com muitas questões. É indispensável treinar o controle do tempo. Quanto mais exercícios fizer, mais facilidade o aluno terá para identificar o que está sendo pedido e o caminho para a resolução do problema. Só com treino ele vai conseguir interpretar rápido o enunciado - explica o professor.
Coelho ressalta que o fato motivacional não pode ser deixado de lado. Por isso, ao começar o Enem, o estudante deve buscar itens que já domina e tem mais facilidade. Na medida em que for ganhando confiança, seu rendimento tende a melhorar no restante da prova. O professor Jorge Luiz Frias, do A. Liessin, concorda.
- O mais importante é o aluno ler a prova inteira. Porque ela é feita de uma forma que são poucos os que conseguem chegar até o final. Então, se encontrou algum tipo de dificuldade, passa para a próxima. O ideal é acertar todas as fáceis, a maioria das médias e o que conseguir das mais difíceis - diz Frias, relembrando que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que enquadra as questões nas três categorias.


em http://oglobo.globo.com/vestibular/enem-2012-os-assuntos-mais-comuns-na-prova-de-matematica-5636718#ixzz22hAPZ2zr 
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


 
  • 8000 - 499
  • 500 - 1499
  • 1500 - 1699
  • 1700 - 1799
  • 1800 - 1849
  • 1850 - 1899
  • 1900 - 1949
  • 1950 +
8000 um. C. 2012 d. C. : Ver Todos 6093

Artigos recentemente adicionados ou atualizados

2 de agosto de 2012

  1. Comente sobre compêndio mero de astronomiaComente sobre compêndio mero de astronomia
    O autor deste comentário, Salah al-Din Muhammad ibn Musa, também conhecido como Qadi Zada ​​(filho do juiz) nasceu em Bursa (Turquia) em 1364 e morreu em Samarkand ...
  2. Conceitos básicos de aritméticaConceitos básicos de aritmética
    Acredita-se que Bahaa al-Din al-Amili (1547-1621 d. C. 953-1031 d. H.) nasceu em Baalbek, no Líbano, mas sua família mudou-se para Herat, no Afeganistão de hoje ...
  3. Mapa de toda a ilha de CubaMapa de toda a ilha de Cuba
    Vinckeboons Joan (1617-1670) foi um cartógrafo holandês e gravador de uma família de artistas de origem flamenga. Ele foi contratado na empresa Companhia Holandesa da Índia Ocidental e elaborou mapas ...
Ver todos

Últimos tweets a Biblioteca Digital Mundial

  1. @ WDLorg:
    1616 mapa do # Paraguai eo Rio de la Plata bacia, feita pelo famoso cartógrafo holandês Willem Blaeu. bit.ly/N2ByXx # WDLTour
  2. @ WDLorg:
    1888 conta do ornitólogo alemão e viagens etnógrafo em # PapuaNewGuinea . bit.ly / PmJvoE # WDLTour
  3. @ WDLorg:
    Um retrato de 1869 de um Galla (Oromo) pelo artista escocês William mulher Simpson. bit.ly/N3Qdne http://t.co/Xt6NZNv9

UNESCO


Em portade
Esta Semana
Este mês - meses antes
Uma mulher Garo na floresta Madhupur, Bangladesh © GMBAkash / Panos
Notícia
novo site ->
New Arrivals> Mais títulos novos
 
Documentos e publicações de mais recente da UNESCO
E
N
S
C
CI
Já é um membro?UNESDOC @ lerts !