terça-feira, 26 de outubro de 2010

Acerte no mix e vire fã de saladas

Acerte no mix e vire fã de saladas

Ervas; molhos e a combinação certa de folhas deixam o prato delicioso

Por Minha Vida
enviar para amigosenviar para amigosFacebookicone RssRSS
Avalie esta matéria234 votos
tamanho da letra: A- A+
Foi-se o tempo em que apostar nas saladas para detonar os quilinhos extras e manter a saúde equilibrada era um esforço sem nenhum gostinho em troca. Contando com um time de ingredientes adequados, você pode incrementar seu prato de vegetais, deixando-o repleto de nutrientes, com sabor de sobra e calorias de menos."O segredo para fazer saladasatraentes e gostosas é combinar diversos tipos de folhas e usar alguns ingredientes como acompanhantes", revela Roberta Stella, responsável pela equipe nutricional do Minha Vida. Misture, em uma mesma salada, alface, agrião, acelga, rúcula, almeirão e radichio , exemplifica.

Ela também dá opções para aqueles que não gostam de ousar na hora de preparar o prato de folhas. É só misturar diferentes tipos de alface, como a crespa, a lisa, a americana e a roxa .

Tempero nelas Investir no tempero é uma das principais maneiras de dar um sabor extra à salada. Além do azeite e vinagre de vinho (branco ou tinto), a nutricionista indica vinagre balsâmico, suco de limão, vinagrete e molhos à base de iogurte.

Para quem não gosta de ter trabalho nenhum na cozinha, Roberta aponta outra solução. "Já existem no mercado, diversos molhos com baixo valor calórico. É só escolher o seu favorito".

Ervas em ação
Aproveitar os benefícios das ervas e de quebra dar um quê a mais na salada, é outra dica da nutri. "Abuse das ervas como endro, coentro, manjericão, mostarda, hortelã, salsinha e erva-doce".

Ela afirma que a maior vantagem desses ingredientes é agregar sabor ao prato. Mas, além disso, as ervas apresentam propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres (moléculas capazes de provocar diversos malefícios ao organismo, desde o envelhecimento até o câncer).

Vez dos legumes, das leguminosas e até das frutas
Leguminosas como lentilha, feijão e soja cozidas também são boas pedidas para fazer parte das saladas. "São alimentos ricos em nutrientes e em sabor", diz Roberta.

A lista de legumes que podem dar uma força para sua salada é bastante variada, contando com a abobrinha, berinjela, cenoura, batata e beterraba. Com cores bem diversificadas, eles deixam a refeição mais apetitosa aos olhos e, claro, que o paladar também agradece.

"Para ousar e dar um sabor docinho à salada, acrescente frutas. Abacaxi, maçã, abacate, manga são boas opções", conta a especialista do Minha Vida. O gostinho da combinação surpreende e conquista quem nunca experimentou.

Saladas que valem por um prato principal
Se a sua intenção é montar a salada com todos os nutrientes contidos numa refeição principal, não se esqueça de lançar mão das proteínas e dos carboidratos. "É importante saber que, além das folhas, a salada que vai substituir o prato principal precisa ter um tipo de carne (representantes das proteínas) e alguma fonte de carboidratos, como a batata", alerta a nutricionista.

Veja, a seguir, duas opções de saladas montadas por Roberta Stella, que podem entrar no cardápio como prato principal e ajudar você a emagrecer. (Começar minha dieta) 
Salada
Salada com molho de iogurte e ervas

Ingredientes

2 folhas de alface
3 ramos de agrião
4 fatias de abobrinha cozida
1 colher (sopa) de cenoura cozida
3 fatias de tomate
1/2 maçã corada em meia lua
1 filé de peito de frango grelhado

Molho de Iogurte com Ervas
1/2 copo de iogurte desnatado
1 colher (sobremesa) de hortelã picada
1 colher (sobremesa) de manjericão
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo
Molho de iogurte: coloque os ingredientes em um recipiente e mexa muito bem até a mistura ficar homogênea. Em seguida, coloque os ingredientes da salada em um prato e regue com o molho de iogurte.

Salada de acelga, laranja e salmão com molho de mostarda 
Ingredientes 3 folhas de acelga picadas
1 laranja em pedaços
2 colheres (sopa) de milho verde
3 castanhas de caju picadas
1 posta (100 g) de salmão grelhado

Molho de Mostarda 
1 colher (chá) de azeite
1 colher (café) de mostarda
1 colher (sobremesa) de água
1 colher (sobremesa) de salsinha picada

Modo de Preparo
Molho de mostarda: coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Em um prato, disponha os ingredientes da salada. Desmanche o salmão em lascas. Sirva com o molho de mostarda.


Tire todas as suas dúvidas e emagreça definitivamente sem passar fome. Comece o Programa Dieta e Saúde, mude seu corpo em poucas semanas e realize seu sonho.(Fazer minha avaliação gratuita) 
Este conteúdo ajudou você a melhorar sua alimentação? 
O que são Tags?

Tags associadas a este conteúdo

Clique em uma das tags abaixo para encontrar mais conteúdo sobre o assunto
> Escolhidas pela equipe Minha Vida
> Escolhidas pelos leitores ver todas
Gostou desta

Deixe sua massa mais saborosa e nutritiva sem ganhar quilos extras

Deixe sua massa mais saborosa e nutritiva sem ganhar quilos extras

Substituições podem manter o prato mais saudável no seu cardápio

Por Minha Vida
enviar para amigosenviar para amigosFacebookicone RssRSS
Avalie esta matéria108 votos
tamanho da letra: A- A+
Não tem quem não fique com a boca cheia de água só de sentir o cheirinho de uma boa massa. Se ela vier acompanhada por um molho suculento, então, é tentação na certa.

Mas se por um lado elas são a sensação em restaurantes e bares do país e têm lugar garantido no almoço de domingo com a família, por outro, exagerar na dose na hora de saborear aquela macarronada pode fazer toda a diferença na sua dieta, colocando abaixo todo o seu esforço em manter um cardápio balanceado e o peso em dia, por isso, o ideal é substituir os ingredientes básicos da massa e do molho e consumir com moderação.

"Assim como qualquer outro prato, a massa tem nutrientes importantes para a dieta, porém, por seu alto teor calórico, é recomendado que se substitua alguns ingredientes para não prejudicar a saúde nem entrar em crise com os ponteiros da balança", explica a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella. A especialista separou algumas dicas de substituições que vão fazer a massa caber na sua dieta sem preocupação. 
Massas leves
Cor e saúde sem peso na consciência 
Se você é daqueles que não comem legumes e verduras nem por decreto, tente colocá-los na receita da massa. Caso você seja um amante destas delícias que vêem da natureza, uma boa opção é colocá-los em pedaços no prato. Inclua brócolis, couve, batata, berinjela, cenoura, beterraba, espinafre e muitos outros na sua refeição.

Beterraba
É uma hortaliça rica em ferro, açúcares, vitaminas e sais minerais como sódio, potássio, zinco e magnésio. As vitaminas (A, complexo B e C) são aproveitadas pelo organismo apenas quando a beterraba é consumida crua.

Abóbora 
De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, vitaminas do Complexo B e sais minerais como cálcio e fósforo.

Seu consumo é indicado para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. "Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Na geladeira, ela dura de 3 a 4 meses", explica Roberta.  
cereais
Espinafre
O espinafre é uma verdura de alto valor nutritivo. Possui minerais como ferro, cálcio e fósforo e vitaminas A e do Complexo B.

Ao comprar espinafre dê preferência ao de folhas frescas, de cor verde-escuro, firmes, limpas e sem marcas de picadas de insetos. Para conservá-lo por mais tempo, deve-se envolvê-lo em papel ou plástico e guardá-lo na geladeira, longe do congelador.

Vai uma semente aí?
Linhaça

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças, pois seu uso contínuo proporciona aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. "Este tipo de gordura é benéfico para afastar o risco de doenças cardiovasculares", explica a nutricionista do Dieta e Saúde.  
Explosão de fibras
Uma ótima forma de acrescentar fibras em sua dieta é substituir a farinha de trigo por farinha integral nas preparações que fizer como, por exemplo: almôndega, bolos, pães, massa para macarrão, massa para pizza, massa para tortas, muffins e massa para crepes.

Você também pode substituir por farinha de soja, farinha de linhaça e farinha de aveia adicionando em biscoitos, bolos, pães. Outra dica é usá-la para engrossar sopas.

No molho, troque:
-Creme de leite por iogurte
-Maionese tradicional pela versão light
-Molho de tomate pronto pelo feito com tomates frescos
- Óleos por azeite de oliva

Molho light de iogurte (36 calorias)
- 1 copo de iogurte natural desnatado
- 1 col. (sopa) de hortelã picada
- 1 col. (sopa) de suco de limão
- 2 col. (sopa) de azeite de oliva
- Sal a gosto.

Misture muito bem todos os ingredientes. 
Tabule
Receitas
Tabule de Quinua

02 xícaras de quinua em grão cozida e fria
04 tomates sem sementes cortados em pedacinhos
01 pepino cortado em pedacinhos
½ xícara de folhas de hortelã
04 colheres de sopa de Azeite e Oliva
01 colher de sopa de suco de limão
Sal a gosto 

Modo de fazer
Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira por 02 horas. Antes de servir temperar com azeite limão e sal a gosto. 
pão integral
Pão integral
Ingredientes

- 1 ovo caipira
- 2 colheres (sopa) de óleo de soja
- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 3 colheres (sopa) de extrato de soja (leite de soja em pó)
- 1 xícara (chá) de água morna
- 2 xícaras (chá) farinha de trigo integral
- 1 xícara (chá) farinha de trigo branca
- 1 pacote de fermento biológico

Modo de Preparo 
Misture as farinhas e o fermento. Reserve. Em um recipiente, coloque os ingredientes na ordem acima relacionada, misturando a cada adição de ingrediente.

Por último, acrescente a mistura de farinhas. Coloque a massa em uma forma untada com óleo. Leve ao forno para assar de 20 a 30 minutos em temperatura média. 
macarrão integral
Macarrão integral 
Receita cedida por PB Consultoria em Nutrição

Ingredientes
200g de macarrão integral
300 gramas de bacalhau desfiado
2 dentes de alho
1 cebola pequena
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
200 gramas de tomate sem semente
1 maço de manjericão fresco
100g de queijo parmesão ralado
sal a gosto 

Modo de Preparo

Cozinhe o macarrão em água fervente e deixe al dente e reserve.  Escalde o bacalhau para um pré-cozimento e reserve. Numa panela, refogue o alho, a cebola no azeite, acrescente o tomate picado sem semente e deixe cozinhar sem que o tomate desmanche. Acrescente o bacalhau desfiado e apure por uns 3 minutos. Por último, acrescente o manjericão fresco. Num refratário, despeje o molho de bacalhau por cima do macarrão e salpique queijo ralado e folhas de manjericão fresco e sirva.
nhoque beterraba
Nhoque de beterraba
Receita cedida pelo Chef Julio Bernardo, do restaurante Sinhá

Ingredientes
10 beterrabas médias caipira
2 batatas médias
1 xícara de chá de parmesão
2 gemas de ovo caipira Maizena (o quanto baste)
Sal a gosto
250gr de manteiga gelada

Modo de preparo 
Cozinhe a beterraba e a batata por 20 minutos, escorra a água e em seguida amasse no espremedor de batatas. Leve a geladeira por 15 minutos.

Sobre uma bancada, misture a beterraba e a batata, já espremidas, com o parmesão, as gemas, a manteiga e a maizena até dar liga, e por fim, adicione o sal.

Faça cilindros e corte com uma faca cubinhos de aproximadamente 3 centímetros. Em uma panela cheia de água e com um pouco de sal, cozinhe o nhoque. Quando os cubinhos boiarem, retire e jogue em outra panela, com molho de sua preferência. 
Imagem Descubra seu peso ideal
Faça sua avaliação gratuita,descubra a sua faixa de peso ideal e como emagrecer de forma saudável
(ex: 65.5)(ex: 1,65)
imagem Botao Descobrir
Lasanha de legumes
Receita cedida pela Cozinha Experimental Etti

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
1 brócolis pré cozido (só os buquês)
1 couve-flor pré cozida (só os buquês)
2 cenouras médias em cubos pequenos
Tempero pronto para aves, peixes, legumes e saladas
2 colheres (sopa) de margarina light
2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 cebola picada 600ml de leite desnatado
1 copo de requeijão light
1 pacote de lasanha pré-cozida (200g)
2 vidros de molho de tomate (1kg)
50g de queijo parmesão light
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de Preparo
Aqueça o azeite e doure o alho. Refogue rapidamente o brócolis, a couve-flor e a cenoura e tempere com o tempero pronto. Reserve. Aqueça a margarina light e frite a cebola. Junte a farinha de trigo e doure bem. Vá acrescentando o leite aos poucos até que fique um creme espesso. Junte o requeijão e tempere com o sal, a pimenta do reino e a noz moscada.

Reserve. Em um refratário médio, coloque um pouco de molho branco no fundo. Arrume a massa de lasanha uma a uma e cubra com um pouco de molho de tomate. Coloque o recheio e vá fazendo camadas de molho branco, massa, molho de tomate e recheio, finalizando com o molho de tomate.

Polvilhe o queijo parmesão, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido de 20 a 25 minutos. Retire o papel alumínio nos 5 minutos finais. Sirva.  
Este conteúdo ajudou você a melhorar sua alimentação? 
O que são Tags?

Tags associadas a este conteúdo

Clique em uma das tags abaixo para encontrar mais conteúdo sobre o assunto
> Escolhidas pela equipe Minha Vida

Gestação múltipla traz riscos para mãe e para o bebê

Gestação múltipla traz riscos para mãe e para o bebê

Fertilização in vitro aumenta as probabilidades de fecundação dos embriões

Por Especialistas
enviar para amigosenviar para amigos
Facebookicone RssRSS
Avalie esta matéria2 votos
tamanho da letra: A- A+
As taxas de gestação múltipla obtidas pela fertilização in vitro, FIV, têm se mantido constante, ao longo dos últimos anos, no mundo. Na Europa, este índice está inalterado há quatro anos, mantendo-se em 26,4%. Deste número, temos 24,4% de gestação gemelar, 2,0% de gestação trigemelar, e 0,04% de quadri-gemelar. Os dados do Registro Latino-americano de Reproducción Asistida são semelhantes, porém ainda se transferem muitos embriões na América Latina. No Brasil, 42% das gestações por fertilização in vitro resultam em gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos e quíntuplos.

O nascimento de múltiplos bebês é considerado um problema de saúde pública devido aos riscos causados às mães, às crianças e pelo alto custo gerado ao sistema público de saúde. Os riscos da gravidez múltipla são muitos. Para a mãe, podemos citar a pré-eclâmpsia, o diabetes gestacional, o rompimento do colo uterino e o parto prematuro. Para o bebê, o maior risco é o da prematuridade, o que pode ocasionar a má-formação dos órgãos. 
"O desafio para as clínicas de Reprodução Assistida hoje é manter bons índices de gravidez, sem aumentar a incidência de gestação múltipla"
Na Europa, os serviços de reprodução humana estão empenhados em reduzir o índice de gravidez múltipla. No registro europeu já se verificou uma redução no número de embriões transferidos no período de 1999 para 2000. A transferência de quatro embriões diminuiu de 9,3% para 6,8% e de três embriões de 39,6% para 33,3%, enquanto aumentou o número de transferências com dois embriões, de 39,2% para 46,7%.

Em muitos desses países, o tratamento da infertilidade é financiado pelo governo, que determina que seja transferido um único embrião, de ótima qualidade, para o útero de mulheres com idade inferior a 37 anos nos procedimentos de FIV. Com a medida, estas nações reduziram pela metade o índice de múltiplos, com quase a mesma taxa de sucesso de gravidez, quando comparado aos índices obtidos com a transferência de dois embriões. 
Implantação do embrião
De uma maneira geral, em termos de reprodução humana, seja pela fertilização in vivo ou pela in vitro, temos poucas chances de sucesso em obter uma gravidez. Como resolver esta questão? Melhorando o índice de implantação do embrião. Para melhorar as chances de gestação, normalmente, são transferidos para o útero mais de um embrião. Isto porque as chances de gestação aumentam, conforme o número de embriões transferidos, até se estabilizar em torno de quatro embriões.

Em outras palavras, transferir mais do que quatro embriões aumenta apenas a chance de gestação múltipla. Quando obtivermos melhores índices de implantação, poderemos diminuir o número de embriões transferidos, sem prejudicar as chances do casal de engravidar. 
Este é um desafio para as clínicas de Reprodução Assistida hoje: otimizar os resultados, manter bons índices de gravidez, sem aumentar a incidência de gestação múltipla. Os laboratórios devem reduzir o número de embriões a ser transferidos quando começam a ter gestações múltiplas. A conduta contrária, de aumentar os índices de gestação, sem se preocupar com a gestação múltipla, é prática inconseqüente. Com o respaldo de um bom embriologista, espera-se que em alguns anos, possamos transferir rotineiramente apenas um embrião, com boas chances de gestação.

Embora o nascimento de um filho por técnicas de reprodução assistida ainda leve consigo o risco de uma gestação múltipla, cabe à medicina aprimorar os métodos de cultivo de embriões e a sua transferência para o útero, o que permitirá otimizar as chances de gestação, sem que ocorra a gestação múltipla.

Devemos desenvolver melhores condições de pesquisa sobre as condições ideais de transferência, sobrevivência intraútero e implantação do embrião. Também é necessário melhorar os protocolos de congelamento e descongelamento de gametas e embriões, pois estas técnicas podem colaborar na redução da gestação múltipla, observa o médico.  
Este conteúdo ajudou você a ter hábitos mais saudáveis?