sábado, 27 de novembro de 2010

Ao menos 30 sabiam tema de redação do Enem, diz professor

Ao menos 30 sabiam tema de redação do Enem, diz professor

PUBLICIDADE
MATHEUS MAGENTA
ENVIADO ESPECIAL A PETROLINA (PE)
O professor Marcos Freire, do curso pré-vestibular Geo, de Petrolina (PE), disse que ao menos 30 alunos ouviram falar sobre o tema da redação antes do Enem. Alguns, inclusive, pesquisaram sobre o assunto na internet, afirmou.
Freire, que denunciou à imprensa o vazamento, defende que a investigação continue. 'O MEC [Ministério da Educação] deve averiguar até onde foi o vazamento, quantos realmente se beneficiaram e pensar no que fazer, já que o Enem está em descrédito na região', disse nesta quinta-feira (25) à Folha o professor.
O MEC informou que agiu de acordo com a investigação da PF em Juazeiro (BA) e, por isso, não pode comentar as declarações de Freire.
Apuração da Polícia Federal concluída na terça-feira apontou que Eduardo Ferreira Affonso Júnior, 21, foi informado sobre parte do tema da redação por seu pai e sua mãe, professora que trabalhou como aplicadora da prova em Remanso (BA).
Affonso Júnior falou sobre o assunto a três docentes do Geo, inclusive Freire, quase duas horas antes da prova.
O casal Marenilde e Eduardo Affonso, pais do aluno, foram indiciados pela PF sob suspeita de vazarem a prova. Por telefone, o pai disse à Folha que não daria entrevista porque sua vida 'já foi muito prejudicada pelo caso'.

Farmácias já deixam de vender antibiótico pela internet

Farmácias já deixam de vender antibiótico pela internet

PUBLICIDADE
JULIANA VINES
DE SÃO PAULO
A resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que exige retenção de receita para a venda de antibióticos passa a valer só domingo (28). Mas algumas redes de farmácias que vendem pela internet se anteciparam e bloquearam a compra dos medicamentos já nesta sexta-feira.
No site da Farmadelivery, o aviso de medicamento controlado foi colocado ainda na quinta-feira. No mesmo dia, as vendas foram canceladas. O mesmo deve acontecer com as transações por telefone, segundo informou a assessoria de imprensa da rede.
Nas drogarias Onofre, na sexta-feira, também já não era possível comprar antimicrobianos. Ao tentar comprar o remédio, o cliente é informado que a droga só é vendida no balcão da farmácia.
De acordo com Marcia Gonçalves Oliveira, coordenadora do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) da Anvisa, a venda pela internet ou por telefone não passa a ser proibida com a resolução, no entanto, é preciso que o controle e a retenção de receita sejam feitos da mesma forma.
"A farmácia tem de fiscalizar a receita, ficar com uma via, entregar outra à pessoa e só depois pode entregar o medicamento. Não há uma proibição específica, como no caso de medicamentos de tarja preta."
Algumas redes ainda não decidiram como irão proceder com o serviço de entregas para antibióticos. "Não é proibido, mas é difícil para a farmácia fazer todo o procedimento", diz.

Listras de Júpiter desaparecidas estão voltando, diz agência espacial americana

Listras de Júpiter desaparecidas estão voltando, diz agência espacial americana

PUBLICIDADE
AMANDA NOVENTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Novas imagens da Nasa (agência espacial norte-americana) mostram que uma das listras de Júpiter que havia desaparecido no início do ano dá sinais de que está voltando. As observações vão ajudar cientistas a entender melhor a interação entre os ventos de Júpiter e a química das nuvens.
No começo do ano, astrônomos amadores notaram que uma longa listra de cor marrom escura --conhecida como Cinturão Equatorial Sul (SEB, na sigla em inglês) e localizada ao sul de Júpiter-- havia se tornado branca.
No início deste mês, o astronomo amador Christopher Go das Filipinas achou um ponto brilhante na área branca que antes era escura. Esse fenômeno atraiu o interesse de cientistas do Laboratório de Jato de Propulsão (JPL) da Nasa.
NASA/JPL/UH/NIRI/Gemini/UC Berkeley
Simulação colorida de listra de Júpiter mostra a região que ficou branca no começo deste ano e volta agora ao normal
Simulação colorida de listra de Júpiter mostra a região que ficou branca no começo deste ano e volta agora ao normal
Depois de muitas observaçoes feitas no Hawaí, os cientistas agora acreditam que a área escura está reaparecendo.
"A razão pela qual Júpiter parece ter perdido essa faixa, se camuflando entre as áreas de faixas brancas que ficam em volta, é que os costumeiros ventos decantados que são secos e mantêm a região sem nuvens cessaram", disse Glenn Orton, cientista da JPL.
"Uma das coisas que estávamos procurando através do infravermelho era uma evidência de que o material escuro emergindo ao lado do ponto brilhante era realmente o começo da 'limpeza' na camada de nuvens, e foi exatamente isso que vimos", completou.

Sai lista de aprovados no vestibular do Cederj


Sai lista de aprovados no vestibular do 


Cederj

Alunos foram selecionados por meio da nota do Enem de 2009.
Matrículas devem ser feitas em 18 e 19 de janeiro. 

Do G1, em São Paulo
O Consórcio do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) divulgou nesta sexta-feira (26) a lista dos candidatos aprovados no vestibular 2011. Os estudantes foram avaliados através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Os nomes podem ser conferidos site www.vestibular.cederj.edu.br (veja o link).
Os classificados deverão fazer a matrícula nos dias 18 e 19 de janeiro, nos respectivos polos. Já aqueles que não tiverem obtido a classificação deverão realizar a prova no dia 4 de dezembro, no local já definido no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).
O CCI está disponível para conferência entre esta sexta-feira (26) até 3 de dezembro no sitewww.cederj.edu.br.
Este ano, estão sendo oferecidas 4.521 vagas para os seguintes cursos de graduação a distância: administração, administração pública, tecnologia em sistemas de computação, licenciatura em ciências biológicas, licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em química, licenciatura em história e licenciatura em turismo.
Ao ser aprovado no vestibular, o aluno se torna regularmente matriculado em uma das universidades parceiras (UENF, UERJ, UFF, UNIRIO, UFRJ e UFRRJ) e realizará um dos 10 cursos de graduação com sistema de tutoria presencial nos polos regionais e a distância (por telefone, fax, internet), além de aulas práticas de laboratório. Ao concluir a graduação, o estudante receberá um diploma igual ao dos alunos presenciais.

27/11/2010 07h00 - Atualizado em 27/11/2010 07h00 Professor dá dicas de como planejar e controlar tempo usado na redação


27/11/2010 07h00 - Atualizado em 27/11/2010 07h00

Professor dá dicas de como planejar e 


controlar tempo usado na redação

Fazer rascunho e para passar a limpo no final é uma das recomendações.
Assista à aula em vídeo.

Do G1, em São Paulo
Eduardo Calbucci, professor do cursinho Anglo, dá dicas de como o aluno pode se planejar e controlar no tempo na hora de fazer a redação do vestibular.
Geralmente a prova de redação não ocorre sozinha. No mesmo dia, o candidato é obrigado a responder questões de outras matérias.
Calbucci aconselha o estudante a ler a proposta da redação, interpretá-la e esboçar um rascunho. O ideal, segundo ele, depois disso é que o aluno se dedique às questões e só no final do exame passe a redação a limpo. Desse modo é possível perceber as falhas e aprimorar o texto, de acordo com Calbucci.
Confira aula completa em vídeo.