domingo, 24 de outubro de 2010

Tendências Pedagógicas


Tendências Pedagógicas
Neste espaço, você encontra dados a respeito da Pedagogia Liberal e da Pedagogia Progressista, incluindo suas Tendências Pedagógicas. 

Pedagogia Liberal

Principais características

  • Justificação do sistema capitalista.
  • Ênfase na defesa da liberdade e dos direitos e interesses individualistas na sociedade.
  • Forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção.
  • Teoria não crítica (manutenção do "status quo").
Teorias Não-críticas
  • >Manutenção do “status quo”.
Período de Predominância

  • 1549-1985
Tendências Pedagógicas
A Pedagogia Liberal divide-se em quatro Tendências Pedagógicas. Clique abaixo para acessar suas principais ideias:

Pedagogia Progressista




Principais características

  • A escola é condicionada pelos aspectos sociais, políticos e culturais, mas contraditoriamente existe nela um espaço que aponta a possibilidade de transformação social.
  • A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade.
Teoria Crítica
  • Sustenta a finalidade sócio-política da educação.
  • Instrumento de luta de professores ao lado de outras práticas sociais.
Período de Predominância
  • 1960-1990
Tendências Pedagógicas
A Pedagogia Progressista divide-se em três Tendências Pedagógicas. Clique abaixo para acessar suas principais ideias.

Saiba mais



Estamos em constante pesquisa acrescentando novas informações. Contribua você também!

Notícias da Educação.

Notícias da Educação

Secretária analisa os avanços na educação que elevaram IPDM

22/10/2010 - 17:14
Os avanços obtidos na educação do Paraná elevaram os resultados do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), divulgados nesta quinta-feira (21). O investimento na área, realizado pelo governo desde 2003, tem reflexos na melhoria da qualidade de vida do paranaense. “É um fato que vem confirmar as nossas políticas públicas, os números têm demonstrado que no Paraná a educação está no caminho certo, o que coloca o Estado como referência para o Brasil”, ressalta Yvelise Arco-Verde, secretária de Estado da Educação.Os avanços obtidos na educação do Paraná elevaram os resultados do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), divulgados nesta quinta-feira (21). O investimento na área, realizado pelo governo desde 2003, tem reflexos na melhoria da qualidade de vida do paranaense. “É um fato que vem confirmar as nossas políticas públicas, os números têm demonstrado que no Paraná a educação está no caminho certo, o que coloca o Estado como referência para o Brasil”, ressalta Yvelise Arco-Verde, secretária de Estado da Educação.

Educação puxa evolução dos municípios do Paraná

22/10/2010 - 17:10
A educação foi a área que mais avançou no Paraná de 2002 para 2008, de acordo com o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), divulgado nesta quinta-feira (21). O índice foi desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), e mede o desempenho de gestão e ações públicas sobre os 399 municípios paranaenses, considerando três eixos principais: trabalho e renda, saúde e educação.A educação foi a área que mais avançou no Paraná de 2002 para 2008, de acordo com o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), divulgado nesta quinta-feira (21). O índice foi desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), e mede o desempenho de gestão e ações públicas sobre os 399 municípios paranaenses, considerando três eixos principais: trabalho e renda, saúde e educação.

SEED realiza reunião ordinária com chefias dos Núcleos Regionais

20/10/2010 - 17:29
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizou, nesta quarta-feira (20), em Curitiba, a abertura da reunião técnica ordinária bimestral com as chefias dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs). O evento, que foi aberto pela secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, tem como objetivo repassar orientações para este final de ano na área da Educação e vai até a próxima quinta-feira (21).A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizou, nesta quarta-feira (20), em Curitiba, a abertura da reunião técnica ordinária bimestral com as chefias dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs). O evento, que foi aberto pela secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, tem como objetivo repassar orientações para este final de ano na área da Educação e vai até a próxima quinta-feira (21).

Reunião orienta sobre procedimentos do Escola Aberta

19/10/2010 - 17:12
Aconteceu, hoje (19), na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEED), em Curitiba, uma reunião entre os Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Curitiba, da Área Metropolitana Norte e Área Metropolitana Sul, a Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos (CDEC) e a Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF). O objetivo foi transmitir orientações sobre os procedimentos financeiros e pedagógicos do Programa Escola Aberta, do Governo Federal. Participaram do encontro cerca de 30 pessoas.Aconteceu, hoje (19), na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEED), em Curitiba, uma reunião entre os Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Curitiba, da Área Metropolitana Norte e Área Metropolitana Sul, a Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos (CDEC) e a Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF). O objetivo foi transmitir orientações sobre os procedimentos financeiros e pedagógicos do Programa Escola Aberta, do Governo Federal. Participaram do encontro cerca de 30 pessoas.

Círculos de Leituras de Jovens, Adultos e Idosos concorre à Medalha Paulo Freire 2010

18/10/2010 - 17:32
O projeto Círculo de Leituras de Jovens, Adultos e Idosos, implantado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), é um dos finalistas da Medalha Paulo Freire 2010. O prêmio identifica e estimula atividades educacionais que promovam políticas, programas e projetos que contribuem para a educação de jovens e adultos no país. Nesta segunda-feira (18), o Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE Toledo) recebeu Roberto Catelli, representante da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), que foi enviado pelo Ministério da Educação (MEC) para análise do projeto.O projeto Círculo de Leituras de Jovens, Adultos e Idosos, implantado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), é um dos finalistas da Medalha Paulo Freire 2010. O prêmio identifica e estimula atividades educacionais que promovam políticas, programas e projetos que contribuem para a educação de jovens e adultos no país. Nesta segunda-feira (18), o Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE Toledo) recebeu Roberto Catelli, representante da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), que foi enviado pelo Ministério da Educação (MEC) para análise do projeto.

Caderno temático do SAREH está disponível no portal

18/10/2010 - 17:10
Os professores da rede estadual já podem ter acesso ao caderno temático sobre o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH). A publicação é dirigida aos professores de todas as disciplinas da Educação Básica e aos demais interessados no assunto.Os professores da rede estadual já podem ter acesso ao caderno temático sobre o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH). A publicação é dirigida aos professores de todas as disciplinas da Educação Básica e aos demais interessados no assunto.

Professora da rede estadual lança coleção de livros infantis

18/10/2010 - 16:56
Cláudia Marya, professora da rede pública estadual, lançou na última quinta-feira (14), na Livraria Curitiba do Shopping Estação, em Curitiba, a coleção de livros infantis “A reforma do zôo”. As obras, realizadas em parceria com a professora Maria Margô, misturam diversão com valores humanos e muito ensinamento.Cláudia Marya, professora da rede pública estadual, lançou na última quinta-feira (14), na Livraria Curitiba do Shopping Estação, em Curitiba, a coleção de livros infantis “A reforma do zôo”. As obras, realizadas em parceria com a professora Maria Margô, misturam diversão com valores humanos e muito ensinamento.

Pessuti inaugura 4 escolas técnicas no Paraná a pedido do presidente Lula

18/10/2010 - 15:48
O governador Orlando Pessuti comandou nesta sexta-feira (15) a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não conseguiu desembarcar em Telêmaco Borba devido ao mau tempo, a solenidade de inauguração simultânea das escolas técnicas federais de Paranavaí, Jacarezinho, Umuarama e Telemaco Borba, que juntas contam com 14 cursos profissionalizantes e 680 vagas públicas e gratuitas. A previsão para 2011 é de 23 cursos e 970 vagas.O governador Orlando Pessuti comandou, na última sexta-feira (15), a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não conseguiu desembarcar em Telêmaco Borba devido ao mau tempo, a solenidade de inauguração simultânea das escolas técnicas federais de Paranavaí, Jacarezinho, Umuarama e Telemaco Borba, que juntas contam com 14 cursos profissionalizantes e 680 vagas públicas e gratuitas. A previsão para 2011 é de 23 cursos e 970 vagas.

DEDI discute com universidades diversidade sexual nas escolas

16/10/2010 - 21:54
Na última semana, o Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (DEDI/SEED) tem realizado reuniões com as instituições públicas federais e estaduais de ensino superior para a articulação de redes de pesquisadores sobre as diversas políticas desenvolvidas pelo departamento. Nesta sexta-feira (15), em Curitiba, a discussão envolveu assuntos envolvendo gênero e diversidade sexual.Na última semana, o Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (DEDI/SEED) tem realizado reuniões com as instituições públicas federais e estaduais de ensino superior para a articulação de redes de pesquisadores sobre as diversas políticas desenvolvidas pelo departamento. Nesta sexta-feira (15), em Curitiba, a discussão envolveu assuntos envolvendo gênero e diversidade sexual.

Pessuti homenageia professores em gravação na TV Educativa

15/10/2010 - 12:24
Para homenagear os professores paranaenses, o governador Orlando Pessuti gravou pronunciamento no qual faz um balanço sobre as ações do governo estadual em prol da educação. “Tenho a consciência tranquila de que fizemos todo o possível, nestes oito anos, pela valorização dos profissionais da educação”, disse o governador.Para homenagear os professores paranaenses, o governador Orlando Pessuti gravou pronunciamento no qual faz um balanço sobre as ações do governo estadual em prol da educação. “Tenho a consciência tranquila de que fizemos todo o possível, nestes oito anos, pela valorização dos profissionais da educação”, disse o governador.
NOTÍCIAS BRASIL
NOTÍCIAS MUNDO
DESTAQUES
Projeto Escola que Protege 
 
 
Plano Nacional de Formação de Professores 
 
 
 
 
 
grupo de estudos 2010<br/> 
 
 
 
Viva a escola 
Concurso Público 2007 
Eureka 
Secretaria de Educação - Recursos Humanos 
Portal do Servidor 
Conheça o Dia-a-dia Educação