segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Linha do Tempo

Em 1917 foi criado, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, o Curso de Medicina Pública que desdobrou-se ao longo do tempo em vários outros cursos de especialização, destacando-se o de Higiene e Saúde Pública, institucionalizado em 1925 com a reforma do ensino superior. Para que os interessados pudessem matricular-se nesse curso, era necessário o certificado de aprovação no Curso de Aplicação, ministrado pelo Instituto Oswaldo Cruz.

Em 1941, o curso de Higiene e Saúde Pública, sob denominação de Curso de Saúde Pública, foi anexado ao IOC, na época subordinado ao Departamento Nacional de Saúde (DNS). A partir de então ficava dispensada a exigência de conclusão prévia do Curso de Aplicação do IOC, já que foram acrescentadas ao novo curso disciplinas como parasitologia, bacteriologia e imunologia.

No ano seguinte foram criados os cursos do Departamento Nacional da Criança e do DNS, destinando-se o primeiro à formação de médicos puericultores e o segundo à formação de médicos sanitaristas, ao qual foi incorporado o Curso de Saúde Pública.

A lei nº 3750, de 11/04/1960, transforma o Serviço Especial de Saúde Pública em Fundação.
Em junho, o Ministério da Saúde, por intermédio da ENSP, firmou com a Secretaria Geral de Saúde Pública do Estado da Guanabara (ou Secretaria Geral de Saúde e Assistência do Estado da Guanabara) e a Fundação Serviço de Saúde Pública - SESP, um convênio para cooperação no ensino profissional e de saúde pública na área rural. De conformidade com este ato, o Estado da Guanabara transferiu à administração direta da ENSP o Posto Samuel Libânio, até então subposto do Hospital Carlos Chagas, localizado em Vargem Grande, Jacarepaguá com a finalidade de ser utilizado no treinamento de alunos dos cursos ministrados pela Escola visando, principalmente, às atividades sanitárias de natureza rural.
Em maio são iniciadas as obras da sede da Escola, com o aproveitamento do "esqueleto" de um edifício abandonado, em uma área de 14 mil m2, situada em Manguinhos.
Inauguração da nova sede da ENSP no campus Manguinhos, em 23 de março.
A ENSP e outros estabelecimentos passaram a integrar a Fundação Ensino Especializado em Saúde Pública (Fensp), criada com a finalidade de ministrar ensino especializado em saúde pública através de cursos de pós-graduação, para pessoal de nível técnico-científico e de cursos de preparação de pessoal auxiliar-médico, além de realizar estudos e pesquisas de interesse para o aperfeiçoamento técnico e científico do pessoal de saúde pública.
A ENSP Inicia três cursos de Mestrado em Saúde Pública dentro de um regime especial e com currículos próprios.
Realiza-se na ENSP a IV Conferência Internacional de Saúde.
Criação da Unidade de Treinamento Germano Sinval Faria, atual Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.
A Fensp passou a denominar-se Fundação Recursos Humanos para a Saúde, tendo por finalidade a avaliação dos quantitativos e da qualificação do pessoal de que poderia dispor o Sistema Brasileiro de Proteção e Recuperação da Saúde, assim como a promoção de medidas para a formação e o aperfeiçoamento de pessoal.
A Fundação Recursos Humanos para a Saúde transformou-se em Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esta passou a integrar sete institutos, entre eles o Instituto Presidente Castelo Branco, nova denominação da Escola Nacional de Saúde Pública, que permaneceu com as mesmas atribuições.
Portaria n.º 263 de 08 de setembro de 1970 aprovou o Regimento Interno do Instituto Presidente Castelo Branco.
Portaria n.º 374 de 31 de dezembro de 1970 aprovou o Regulamento de Ensino do Instituto Presidente Castelo Branco da Fundação Instituto Oswaldo Cruz.
Cassação dos direitos políticos e aposentadoria de dez renomados cientistas da Fiocruz pela ditadura militar. O grupo se opunha às diretrizes governamentais de restringir a atuação do órgão à produção de vacinas, esvaziando as outras áreas, sobretudo a de pesquisa, e defendiam a criação de um Ministério da Ciência para abrigar essas áreas. O episódio passou a ser conhecido como "Massacre de Manguinhos".
1974- Firmado em 13 de novembro convênio entre o Instituto de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde, da UFRJ, e o IPCB , da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde, para instalação e funcionamento de um centro de educação e recuperação nutricional na Unidade de Treinamento Germano Sinval Faria do Instituto Presidente Castello Branco.
1975- Inicia o processo de descentralização dos seus cursos de saúde pública, implantando os dois primeiros em Belém e Porto Alegre, em parceria com as Secretarias de Saúde locais.
Em julho, começa no Rio de Janeiro, o I Curso Básico de Saúde Pública, considerado como primeira etapa do processo de formação do sanitarista.
A Escola propõe a hierarquização dos cursos de preparação de profissionais de saúde pública, em níveis de aperfeiçoamento, especialização e pós-graduação stricto sensu, através de cursos Básico, de Especialização e de Mestrado em Saúde Pública, obedecendo-se a um esquema modular, a um sistema de créditos e uma progressiva seletividade.
1976- A ENSP volta a denominar-se Escola Nacional de Saúde Pública.
Inicia os Programas de Estudos Socio-econômicos em Saúde (PESES) e de Estudos e Pesquisas Populacionais e Epidemiológicos (PEPPE), no esforço de renovação de Manguinhos, propiciado pelo I PBDCT/Finep, que inaugura a fase contemporânea da pesquisa e da pós-graduação na ENSP.
Criado na ENSP o Curso Avançado em Epidemiologia.
1977- A Comissão de Pós-Graduação da Fundação Oswaldo Cruz aprovou a criação, na ENSP, do Curso de Mestrado em Saúde Pública (já dentro das normas estabelecidas pela Lei 5540/68) a ser iniciado no mesmo ano.
Criado o Treinamento Avançado em Serviço - TAS como um modelo identificado com a Residência, apoiado pelo INAMPS. Extinto em 1980.
Realizado o Seminário de Avaliação dos Cursos Básicos Regionalizados de Saúde Pública no exercício de 1976.
1978- É criado o Centro de Estudos da ENSP.
 Grupo de docentes da ENSP, Fiocruz e Faculdade de Saúde Pública da USP, constituído por sugestão do Ministério da Saúde, analisa o currículo dos cursos de saúde pública, ministrados por ambas as escolas, em face à criação de carreiras específicas para profissionais de saúde nos quadros funcionais da União de alguns Estados da federação.
Proposta de curso para treinamento das equipes do PLUS (Plano de Localização de Unidades de Serviço) no âmbito do Sistema Nacional de Saúde.
    1979- Implantada a Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela ENSP.

    1980- Em julho a ENSP participa, em Washington, do "Taller del Programa Ampliado de Imunizações (PAI) para Escuelas de Saúde Pública", patrocinado pelo PAI-OPS, onde foram discutidos sua metologia e conteúdo, aprovando-se a inclusão do material nos currículos dos Cursos de Saúde Pública.
O curso de formação geral passou a ser denominado Curso de Especialização em Saúde Pública, e as especializações se mantiveram como Cursos de Preparação para suas áreas correspondentes com títulos definidos.
Criado um grupo de trabalho com docentes da ENSP, que junto a Secretaria Nacional de Ações Básicas de Saúde (SNABS), do Ministério da Saúde, organizou o primeiro curso prático do PAI, contando com participação de técnicos em Vigilância Epidemiológica e Imunização das Secretarias Estaduais de Saúde e professores de Epidemiologia dos cursos de Saúde Pública.
Foi aberto o Doutorado em Saúde Pública na ENSP.
1982- Criada a Associação de Docentes da Fundação Oswaldo Cruz - ADFOC, homenageando os cientistas do "Massacre de Manguinhos".
1984- Implantação do Programa RADIS - Reunião, Análise e Difusão de Informação em Saúde.
O Ministério da Saúde, com apoio da OPAS, elabora o Protocolo de Aferição da Mortalidade e Morbidade por Sarampo no Brasil. Participam dos trabalhos ENSP/Fiocruz, MS/DNE/SNABS, FSESP e Secretarias de Saúde de MG, SP e RS.
1984- É criado o Programa de Educação Continuada (PEC/ENSP) voltado para a produção de material impresso destinado a apoiar o desenvolvimento dos trabalhos dos profissionais da área de saúde pública em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
1985- Inicia a publicação dos Cadernos de Saúde Pública, o periódico científico da ENSP.
Ato da Presidência n.º 009/85-PR de 08 de março, aprova o Regimento Interno da Escola Nacional de Saúde Pública (Código: DJ1985.03.08).
No contexto da redemocratização tem seu primeiro diretor eleito pela comunidade, Frederico Barbosa.





ARTIGOS LIDOS: DICAS J.ROBSON



[PDF] On the epistemic status of borderline cases

Z Vecsey - Principia: an international journal of epistemology, 2012
... In the possibilist approach at hand, we are not con- ceptually or a priori prevented from making
knowable statements about border- line cases.5 Quite the contrary, there ... Neste artigo, sustento
que a explicação epistemicista da vagueza não pode estar inteiramente correta. ...


[PDF] CARTAS DO LEITOR NA REVISTA CLAUDIA: MUDANÇAS DISCURSIVAS

 E SOCIAIS SOB O VIÉS DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

GMGS Meira
... Década de 90 Infidelidade “Parabéns pelo artigo “Reatando laços partidos”. Distribuí cópias
entre meus colegas, não por achar que fosse o caso deles, mas por acreditar que a informação
seria útil. ... São Paulo: Parábola, 2010. BORDIEU, P. A dominação masculina. ...

[DOC] A avaliação entre a lógica classificatória ea lógica emancipatória: concepções concorrentes no cenário educacional atual

ILP de Medeiros
... O presente artigo apresenta uma análise sobre o modelo seletivo e classificatório de avaliação
escolar, enquanto vertente que se constituiu ... da década de 1960, com a emergência das teorias
da reprodução e dos estudos, por muitos pesquisadores (Bordieu; Passeron, 1975 ...

[PDF] AS CAUSAS DO DESINTERESSE E BAIXO RENDIMENTO DE 70% DOS

 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR NOTURNO DO COLÉGIO ESTADUAL

PM PINTO
... saber vai norteando o currículo.” Sabe-se que a LDB, em seu artigo 13, inciso III, deixa claro
que compete aos docentes “zelar pela aprendizagem dos seus alunos”. ... 1- Motivação3 Segundo
Bordieu, 1996: “Assim, o que na teoria de Parsons é apresentado ...

Bons Artigos!!! Sugestão: J.Robson e Daniele


História das instituições de ensino dos últimos 20 anos ]

[PDF] Historia da educação em Minas Gerais”: 10 anos de histórias de pesquisa e ensino

CG Veiga - Revista Educação em Perspectiva, 2012
... 26 - 13 - - 29 12 - 87 7. Instituições educacionais e/ou científicas 9 44 20 32 28 133 Page 12.
Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 3, n. 1, p. 9-31, jan./jun. 2012 20 8. Pesquisas sobre o ensino
da história da educação 8. Ensino de História da educação 1 - - 2 - 1 - - - ...

[PDF] OS EGRESSOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

MS da Costa Coelho, NCM de Oliveira - Revista Científica e-curriculum ISSN 1809- …, 2012
... prática pedagógica destes licenciados pelas instituições contratantes ou pela comunidade ... ensino,
avaliação da aprendizagem utilizada, assim como a relevância e compromisso social ... Pedagogia,
37 do curso de Letras e Artes, 07 de História, 06 de Matemática e 07 de ...

[PDF] Práticas inclusivas na rede de atenção à saúde mental: entre dificuldades e facilidades

EB Azevedo, MO Ferreira Filha - Ciência & Saúde, 2012
... de Campina Grande terão um grande desafio: tornar-se uma escola inclusiva, e desta forma,
oferecer um ensino de qualidade ... interesse, estão incutindo mais essa questão e de certa forma
aderindo, [... a essa luta e até a história do não ... “[... o apoio das instituições, quando a ...

[PDF] Formação inicial de professores eo curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação matemática

MB Almeida, MG Lima - Ciência & Educação, 2012
... Essas duas modalidades não se farão por opção das instituições de ensino por uma ou ... uma
compreensão profunda da matemática, da sua natureza e da sua história, do papel ... aprendizado
do saber matemático trabalhado ao longo dos últimos anos do Ensino Fundamental e ...

[PDF] A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em química

AL Quadros, DC Silva, FC Silva, FP Andrade… - Ciência & Educação, 2012
... A história da educação brasileira nos mostra que o exercício docente era visto como vocação,
exigindo que o interessado detivesse um pouco mais de conhecimen- to para se transformar
em um ... Os concursos para as instituições federais de ensino avaliam também a ...

[PDF] Feminismo e as identidades no cerne dos princípios de pesquisa

JP Pinto, SC Badan - Calidoscópio, 2012
... a crítica feminista de dentro dos países do Norte e uma crítica do “exterior” da modernidade,
da história dos países ... 2002) faz o mesmo quando discute a tradução feminista: “Através deste
descompasso em relação às instituições, a escrita ... Língua, literatura e ensino, 3:107-116. ...

[PDF] Sexualidade nas NEE–Trissomia 21: perspetivas dos docentes do Ensino Regular do 1. º, 2. º e 3. º Ciclo

JR Franco - 2012
... demonstrada ao longo dos últimos meses e pelas suas palavras de encorajamento ... Joana
Rodrigues Franco Sexualidade nas NEE – Trissomia 21: Perspetivas dos docentes do ensino
regular do ... Trissomia 21 atender aos aspetos da anamnese, à sua história de saúde, ao seu ...

[PDF] A investigação em tecnologia educativa entre 2000 e 2010 em Portugal

A Martins - 2012
... Ao longo da história da Humanidade verificaram-se grandes transformações ... da formação
pós-secundária, incluindo Cursos de Especialização Tecnológica, envolvendo as instituições
de ensino ... População com o ensino secundário (em % do grupo etário 20-24 anos) 65 ...

[HTML] Evaluation of the pedagogical training process of preceptors of medical internship

JCM Jesus, VMB Ribeiro - Revista Brasileira de Educação Médica, 2012
... a residência médica ou como médico em exercício na instituição, participação em ... interpretar,
compreender e confrontar a realidade, coautora de sua história, capaz de ... produzidas no curso
possibilitaram compreender a complexidade do processo ensino-aprendizagem e do ...

[PDF] ENGENHARIA DE RELAÇÕES

FR de Almeida - 2012
... anteriores e elaboramos uma proposta de disciplina baseada nas melhores práticas de
ementas de outras instituições de ensino superior verificadas pelas três esferas de ... engenharia
na Escola Politécnica da Universidade e nos últimos quatro anos ...