terça-feira, 1 de julho de 2014

Prepare o mundo.Eduque o coração.




Educar o coração é essencial!

  Muito bonita a proposta de educar o coração do Dalai Lama Center; que é uma instituição sem fins lucrativos inspirado nos ensinamentos filosóficos e religiosos do Dalai Lama. 
  Fundado em setembro de 2005, O Dalai Lama Center tem por finalidade criar suportes e ambientes para permitir qualidades humanas positivas em crianças e jovens. Sediado na cidade de Vancouver (Ca), o centro proporciona um ambiente de aprendizagem que cultiva a atenção plena com a integração da mente, corpo e espírito e promovendo a paz através do incentivo de valores como a compaixão, o perdão, a tolerância, o contentamento e a auto disciplina.
 Isso nos leva a refletir sobre os grandes problemas mundiais que nos desafiam e nos ameaçam quanto a educação das nossa crianças, enquanto que as ferramentas se encontram em nossas próprias mãos.
 Esse vídeo, deste simples monge do Tibet, apresenta de uma forma bem ilustrada, breve, porém reflexivafeito para que possamos pensar a questão da responsabilidade enorme que temos com cada uma delas; que precisamos prepara-las, não somente nos preocupando em educarmos com conteúdos pedagógicos, mas também associá-la a educação do coração, e assim, preparar jovens emocionalmente saudáveis e prontos para enfrentar o mundo com maturidade e responsabilidade.
   Isso cabe a cada um de nós fazer a nossa parte e propagar essa ideia.

Maria Paula C. Raphael
Fonoaudióloga e Sociopsicomotricista Ramain-Thiers





Vejam uma tradução do texto do vídeo!!!
Quando uma criança nasce, fazemos tudo o que podemos para protegê-la, cuidá-la, ama-la. A mente e o coração de uma criança são frágeis. Enquanto elas crescem, queremos ensiná-las tudo o que sabemos. Nós as mandamos para a escola para encher as suas mentes com maravilhosos conhecimentos, para dar a elas as ferramentas que precisarão para a vida. A escola irá dar uma amostra do que a vida é, fora dela: há amizade, romance, decepções, vergonha, discriminação e bullying. Estas não são as ferramentas que as deixarão preparadas para o mundo. Nós temos uma enorme responsabilidade e uma incrível oportunidade. Se quisermos realmente prepará-las para o mundo lá fora, nós também precisamos educar o coração. Porque para navegar pelo mundo lá fora com compaixão, aceitação e tolerância, nós precisamos ensiná-las a compaixão, a aceitação e a tolerância. Isso pode começar em nossas escolas e pode começar hoje. Pode acontecer em um treino de hockey, numa aula de dança, num acampamento de verão ou numa aula de música. Isso já está acontecendo ao redor do mundo, com incríveis resultados. Se quisermos que nossas crianças crescem em jovens emocionalmente e socialmente capazes, precisamos pedir por uma educação balanceada, que foca tanto na mente quanto no coração. “
(http://dalailamacenter.org/ tradução @dlsilveira).