segunda-feira, 19 de maio de 2014

A Fonoaudiologia em integração com a Escola 2

 As crianças atualmente têm ingressado nas escolas cada vez mais cedo, e sua permanência tem ocupado um significativo espaço do dia.
 Devido à atuação da mulher no mercado de trabalho e a sua importância e participação na renda familiar; as mães muitas vezes preferem optar pela escola ou creche, a deixar a criança em casa com um familiar ou babá.
 Com isso a escola tem desempenhado um papel muito importante, tornando-se peça fundamental  para o um desenvolvimento harmonioso e pleno dessas crianças.
 Baseado nisso, a escola deve ter um aconchego semelhante ao seu lar, um ensino adequado a sua idade e o apoio de uma equipe multidisciplinar tais como; um psicopedagogo, um psicólogo, um fonoaudiólogo e um psicomotricista.
  A Fonoaudiologia deverá realizar um trabalho paralelo e deve ser apresentada a escola como um trabalho preventivo e de parceria.
 Faz-se fundamental, o acompanhamento e a observação do Desenvolvimento da Linguagem, da fala, audição e seu desenvolvimento psicomotor.
 Estudos comprovam que hoje fundamentos da linguagem surgem ainda em um estágio fetal, onde a criança inicia seu  desenvolvimento da linguagem  desde o reconhecimento de vozes masculinas ou femininas formando assim o início da linguagem mais primária que o ser humano possui; a linguagem não verbal.
Uma vez observada qualquer alteração precocemente, desde a mais tenra idade, é possível  detectar e evitar futuros problemas na aprendizagem que possivelmente apareceriam na classe de alfabetização. E essa observação não necessariamente será observada com o início da oralização da criança, que começam a surgir com os balbucios e mais intencionalmente por volta dos 10/18 meses. Portanto, muitas vezes somente com o início da fase verbal, é  que os familiares percebem algum atraso ou alteração na criança, enquanto que podemos observar precocemente possíveis alterações ainda no estágio da linguagem não verbal,  tais como a surdez, o autismo, ou qualquer outra alteração que venha a prejudicar seu desempenho no cotidiano, ou na qualidade de uma melhor aprendizagem.
Uma estimulação realizada precocemente poderá evitar muitos prejuízos e atrasos futuros, pois quanto mais cedo se trabalha,  mais rápido obteremos resultado.
 A alternativa de se evitar a dificuldade pela prevenção precisa ser conscientizada,  que a ajuda de um fonoaudiólogo é muito importante, assim como o acompanhamento dos demais profissionais.
 Precisamos quebrar o mito da “terapia” e encarar a Fonoaudiologia como um trabalho integrado e acolhedor, estabelecendo um canal de comunicação entre criança-terapeuta-família-escola, sempre visando um resultado rápido e satisfatório, e que a partir dessa interação, iremos  favorecer a educação da criança e, por conseguinte a escola poderá alcançar sua proposta pedagógica definida com excelente qualidade.
Embora ninguém afirme que isso seja tarefa fácil, aplicar essa estratégia no dia-a-dia talvez não só transforme a instituição em uma escola dos sonhos, mas certamente trará resultados positivos sob vários aspectos onde todos sairão beneficiados.


Maria Paula Costa Raphael
Fonoaudióloga e Sociopsicomotricista Ramai-Thiers


Ouça o texto aqui:

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