segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ENGENHEIRO CARTÓGRAFO ELABORA MAPAS E PLANTAS


ENGENHEIRO CARTÓGRAFO ELABORA MAPAS E PLANTAS

Carreira ainda é pouco conhecida e segundo dados do MEC, o curso é oferecido em apenas seis universidades públicas


FERNANDA BASSETTE, DO G1, EM SÃO PAULO
 entre em contato 
Tamanho da letra 

Foto: Noélia Ipê
Aluno do curso de engenharia cartográfica da Unesp
A engenharia cartográfica trabalha na elaboração de produtos cartográficos (mapas, cartas, plantas), além de planejar, organizar, analisar e interpretar as imagens e aspectos geográficos de uma região. O Guia de Carreirasdo G1 apresenta nesta semana a profissão e o curso de graduação, que ainda é pouco conhecido e de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC) restrito a apenas seis universidades brasileiras (todas públicas).
Segundo o professor João Carlos Chaves, coordenador do curso da Universidade Estadual Paulista (Unesp), esse profissional trabalha basicamente com o levantamento e a interpretação dos dados geográficos de uma área para a elaboração de documentos cartográficos.  Para exercer essas atividades, é preciso obter um registro no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

“Cabe ao engenheiro cartógrafo planejar, organizar, especificar a metodologia, projetar, dirigir e fiscalizar a execução de apoios topográficos, os levantamentos fotogramétricos, as interpretações de imagens para elaboração de cartas e a preparação do material para a impressão com símbolos, legendas, formatos e cores”, explicou o professor.

Guia de ruas
É o engenheiro cartógrafo, por exemplo, que ajuda na elaboração de mapas que serão publicados em forma de guia de ruas (como os guias que os motoristas carregam no carro).  “Esses guias de ruas são fundamentais para que a pessoa se localize. O mapa tem que ser elaborado de forma que o usuário entenda e identifique a sua posição no local e como terá que ser feito o seu deslocamento. O levantamento da área precisa ser feito por um engenheiro cartógrafo. A elaboração do guia pode ser feita por outros profissionais”, disse o professor Gilberto Gagg, coordenador do curso de engenharia cartográfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

IPTUÉ também o engenheiro cartógrafo que faz todo o levantamento dos imóveis de uma cidade para que uma prefeitura possa fazer o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “As prefeituras precisam manter uma atualização cartográfica dos imóveis da cidade para que possa fazer o cálculo do imposto. Esses dados precisam ser atualizados todo ano porque se uma pessoa expandiu um imóvel, por exemplo, o valor do imposto muda. Por isso é tão importante a função do engenheiro cartógrafo”, disse o professor Chaves.
Disciplinas
As principais disciplinas do curso de engenharia cartográfica são desenho, topografia, astronomia, física geral, cálculos, geometria, química, cartografia, fotogrametria, sensoriamento remoto e interpretação de imagens.
Qual carreira você gostaria de ver no guia do G1? Participe aqui.

Saiba mais



Busque por:  

Nenhum comentário :

Postar um comentário