sábado, 24 de setembro de 2011


Prédios públicos do Rio vão ter brigadas contra a dengue

Funcionários serão especialmente destacados para procurar focos de mosquitos

Rio - Todos os prédios públicos das esferas municipal, estadual e federal do estado terão brigadas de combate à dengue. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, durante o seminário ‘Rio Contra a Dengue’, que reúne até amanhã prefeitos e secretários de Saúde de mais de 50 municípios no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Zona Sul do Rio. A ação tem por objetivo reduzir os riscos da provável epidemia em 2012.
“Temos um cenário muito ruim e extremamente preocupante para o próximo verão. Principalmente porque temos um tipo novo do vírus, o tipo 4. Ninguém tem imunidade a ele”, alertou Côrtes.
Arte: O Dia
Arte: O Dia
As brigadas contra a dengue começarão a atuar na segunda quinzena de outubro após a assinatura de decreto pelo governador Sérgio Cabral. Os grupos serão compostos por funcionários dos próprios órgãos, que terão a função de semanalmente fiscalizar seus prédios para impedir a existência de criadouros do mosquito da dengue.
“E uma vez por mês, 1.500 homens do Corpo de Bombeiros vão fiscalizar estes locais. Se forem encontradas larvas do mosquito, os administradores da unidades serão punidos administrativamente”, alertou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto.
Além das brigadas, as ações do estado preveem mudanças no horário de expediente dos agentes endêmicos. O objetivo é que a jornada de trabalho deles se adapte às realidades de cada município, e inclua fins de semana e até mesmo a noite, quando os moradores estão em casa para receber as visitas de inspeção. “Queremos que vistoriem as casas de domingo a domingo”, disse Côrtes.
Dez minutos
O governo voltou a lançar o programa “10 minutos contra a dengue”. A ideia é que cada pessoa separe este tempo por semana para verificar a existência de focos do mosquito em sua casa, empresa ou escola. O programa será levado a colégios e empresas, segundo o estado.

Mutirões
A Prefeitura do Rio vai realizar mutirões contra a dengue em todos os fins de semana. Dia 24 será a vez da Zona Sul. Dia 1º, do Méier. E, no dia 8, o trabalho será em Santa Cruz.