quarta-feira, 6 de outubro de 2010

UFRJ abre 9 mil vagas em 2011, 20% para cotistas

UFRJ abre 9 mil vagas em 2011, 20% para cotistas

Edital do vestibular confirma dois meios de ingresso: pelas provas normais ou pelo Enem, obrigatório para quem quer entrar pela reserva

Rio - A UFRJ vai oferecer, no ano que vem, 9 mil vagas em 166 cursos de graduação. O edital com as regras e datas do vestibular foi divulgado ontem pela instituição. As inscrições para o concurso de acesso poderão ser feitas, gratuitamente, entre os dias 20 e 26 de setembro, pela Internet (www.acessograduacao.ufrj.br). Provas serão nos dias 15 e 21 de novembro. 

Este ano, candidatos terão duas opções para ingressar na UFRJ. A universidade vai destinar 60% das vagas para os melhores colocados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que adota o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como fase única e 40% para os aprovados no processo seletivo próprio da instituição.
 
Entre os estudantes que farão o Enem para concorrer a vaga na universidade, os 20% mais bem colocados da rede pública terão a vaga garantida por cota. A UFRJ aderiu ao sistema de reserva de vagas para atender estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas municipais e estaduais do Rio e unidades da Faetec. Com a nova distribuição de vagas, o curso de Medicina, um dos mais concorridos da instituição, vai oferecer 192 vagas: 77 serão preenchidas pelo vestibular tradicional da UFRJ, 77 pelo Sisu e 38 para cotistas de escolas públicas.

Os testes de Habilidade Específica, exigidos em alguns cursos, como Música e Arquitetura, estão marcados para os dias 23 e 24 de outubro. O resultado sairá em 14 de janeiro.

Para garantir o lugar


SISU

Podem concorrer neste processo seletivo candidatos de todo o País que tenham feito o Enem no ano passado ou farão o exame este ano, nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições para o Enem já foram encerradas.

SELEÇÃO DA UFRJ

Para fazer o vestibular próprio da universidade, os candidatos não farão prova do Enem. Serão duas provas discursivas nos dias 15 (Português, Redação e uma prova específica, que pode ser Matemática, Biologia ou Língua Estrangeira) e no dia 21 de novembro (mais duas provas específicas). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 20 e 26 deste mês.

COTISTAS

Para entrar pelo sistema de cotas, os estudantes de escolas públicas terão que fazer o Enem e aguardar o resultado do Sisu. Os 20% mais bem colocados da rede pública garantem as vagas nos cursos.
 
 
 
 
Outros jornais da EJESA

Nenhum comentário :

Postar um comentário