quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Coordenador da campanha de Dilma prepara manifesto sobre aborto para rebater PSDB


Coordenador da campanha de Dilma prepara manifesto sobre aborto para rebater PSDB

Logo Terra



São Paulo - O coordenador do programa de governo de Dilma Rousseff (PT), Marco Aurélio Garcia, afirmou nesta quarta-feira que o comando da campanha petista prepara um manifesto para esclarecer os eleitores sobre a posição da candidata a respeito do aborto. O objetivo é desarticular a exploração do tema por José Serra (PSDB) e iniciar um "confronto de projetos".

"Isso é uma manobra do PSDB pra deslocar o centro do debate. E o que vai ocorrer é o confronto de dois projetos de governo. Eles tentam introduzir isso da maneira mais sórdida", diz Garcia, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais.

A íntegra do manifesto está sendo discutida pelos partidos da coligação e atende à estratégia, discutida com governadores e senadores eleitos, de rebater mais fortemente o uso do aborto na eleição presidencial. "Vamos discutir com os partidos. É uma espécie de documento de posicionamento em relação a cada tema. A coordenação já está em acordo sobre o centro da campanha. O manifesto será uma expressão desse acordo", relata o petista, que refuta a existência do tema no programa de governo.

Em coletivas à imprensa, antes do primeiro turno, Dilma enfatizava que é contrária ao aborto, mas defende políticas de saúde pública para mulheres que recorreram a esse método. E não pretende enviar um projeto de mudança da legislação. No início do segundo turno, ela reforçou o discurso de "valorização da vida", para recuperar o eleitorado católico e evangélico. "Eu considero muito importante afirmar que o meu projeto, que foca nas pessoas marginalizadas, é a favor da vida", declarou.

Marco Aurélio Garcia vê "baixaria" na abordagem do tema. "Querem explorar a religiosidade do povo brasileiro. Essa questão não está no centro do debate, não está no programa. A posição da candidata é clara, ela não vai precisar ficar repetindo isso todas as vezes. Isso é uma baixaria", ataca.

"Estamos fazendo um manifesto mais geral, pra colocar quais são as questões centrais. Sinceramente, a coisa é outra, é não sucumbir à tentação de ficar nesse ti-ti-ti", prossegue Garcia. Ele defende a comparação do governo Lula com o do PSDB, em São Paulo. "O governo Serra é da Cracolândia, do PCC, da insegurança", resume o professor.
Qual a sua opinião sobre o horário eleitoral gratuito?

Importante, ajuda a conhecer os candidatos
Péssimo, muda a programação da TV e não acrescenta em nada


© Copyright Editora O DIA S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O DIA.

O Dia Online | Agência O Dia | O Dia Comercial | O Dia Classificados 
O Dia Assinatura

Nenhum comentário :

Postar um comentário