sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Beltrame finca bandeira do Brasil e do Bope no Morro dos Macacos

Beltrame finca bandeira do Brasil e do Bope no Morro dos Macacos

POR ISABEL BOECHAT
Rio - O secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame e o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo, hastearam na tarde desta sexta-feira, as bandeiras do Brasil e da tropa de elite da PM, no Cruzeiro do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Beltrame finca bandeira no alto do Morro dos Macacos acompanhado de crianças da comunidade e de policial do Bope | Foto Alessandro Costa / Agência O Dia
O lugar onde foi instalada a 13ª UPP do Rio, até quarta-feira, era símbolo do poder de traficantes da comunidade. A alegria das crianças que, espontaneamente, acompanharam o hasteamento comoveu quem acompanhou o evento.

>> FOTOGALERIA: Crianças brincam com caveirão no alto do Morro dos Macacos 

Elas pediram para brincar no Caveirão e foram atendidas pelos policiais. O Bope montou sua base operacional no lugar, onde bandidos queimavam seus rivais, popularmente conhecido como micro-ondas. Beltrame, que pela primeira vez participou do hasteamento numa base de UPP, disse que a unidade no Macacos é a melhor resposta que o estado podia dar à sociedade e ao tráfico local. 

"Esse foi o primeiro passo. O próximo é avançarmos em direção ao (morro) São João (no Engenho Novo)". Indagado sobre a migração de bandidos que saem de favelas com UPPs, Beltrame citou números: "De agosto de 2009 a agosto de 2010, as polícias prenderam 286 pessoas em favelas com UPPs. Isso mostra que os líderes de quadrilhas fogem, mas ainda ficam bandidos. E eles estão sendo presos. Essa movimentação dos líderes é importante, pois deixa as quadrilhas vulneráveis. A UPP tem mais pontos positivos que negativos!", disse Beltrame. 

>>FOTOGALERIA: PM ocupa o Macacos para instalar UPP 

O segundo dia de ocupação de policiais militares do Bope no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, foi de tranquilidade. Os PMs fizeram buscas na comunidade na tentativa de encontrar bandidos, drogas e armas, mas nada foi encontrado. 
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Cabo do Bope mostra um dos troféus encontrados em uma capela no Macacos | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Outras ações foram realizadas nos morros do Quieto, Matriz e São João onde, de acordo com o secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, será instalada a 14ª UPP. Moradores, ainda apreensivos com a chegada da polícia, não quiseram falar. O movimento nos acessos à comunidade foi grande pela manhã, o comércio funcionou normalmente e apenas as escolas não abriram, mas em decorrência do dia dos professores. Em uma capela, os PMs encontraram troféus dos traficantes usados na comemoração pela tomada de pontos de vendas de drogas.
Na quinta-feira, a PM e a Secretaria de Segurança Pública deram início ao processo de ocupação do Macacos. Os PMs também estiveram nas localidades conhecidas como Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel. A 13ª UPP beneficiará 12 mil pessoas de forma direta e outras 27 mil no entorno. As outras unidades estão localizadas no Andaraí, Batan (Realengo), Borel (Tijuca), Chapéu Mangueira/Babilônia (Leme), Cidade de Deus (Jacarepaguá), Formiga (Tijuca), Pavão-Pavãozinho/Cantagalo (Ipanema), Providência (Centro), Salgueiro (Tijuca), Santa Marta (Botafogo), Tabajaras/Cabritos (Copacabana) e Turano (Rio Comprido).
A Secretaria de Segurança Pública informou que ainda não existe prazo para que a situação no Morro dos Macacos seja estabilizada. Após a conclusão da primeira etapa, que é a de reconhecimento da área, o Bope ainda ocupará comunidades próximas como a Favela do Quieto, Morro da Matriz e Morro São João.
Confronto em 2009 deixa mortos e helicóptero é derrubado
Em 2009, mais precisamente no dia 17 de outubro, um intenso tiroteio no Morro dos Macacos terminou com a queda de um helicóptero da polícia, que foi atingido por disparos feitos por traficantes. Três policiais morreram com a explosão da aeronave.Confira o vídeo dos tiroteios.
Na ocasião, um tiroteio entre traficantes rivais levou a polícia à comunidade - bandidos do Morro São João, no Engenho Novo, invadiram o Macacos durante a madrugada para tomar os pontos de vendas de drogas. Oito ônibus foram incendiados em represália à ocupação da favela pelos PMs.

Outros jornais da EJESA

Nenhum comentário :

Postar um comentário