domingo, 26 de setembro de 2010

Jornal da Educação

Jornal da Educação
 Publicação mensal com conteúdo editorial segmentado para os setores educacional, cultural e de recursos humanos. A versão impressa circula com maior ênfase nas regiões Norte, Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Vale do Rio Itapocu no estado de Santa Catarina. 
Edição Setembro/2010
Edição Setembro/2010

Novos artigos...
Educação Infantil
Antes de aprender a ler... Ouvir e imaginar
“Sabemos que é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para que o ser em formação torne-se um leitor atento, sensível e apto a trilhar um caminho absolutamente infinito de descobertas”, registra a auxiliar de direção e coordenadora pedagógica, Maria Eli Rabethge
 Image
As atividades desenvolvidas no CEI envolveram principalmente o brincar, os movimentos do corpo e o pensamento simbólico e cognitivo das crianças. 
...

Leia mais >>
Estudar os animais
Alunos confrontam teoria e prática através de visita ao zoológico (Setembro/2010)
Image
 
“Eu gostei de ver todos os animais. O mais bonito é a zebra porque ela come rápido e tem listras que deixam ela bem engraçada”, comentário da pequena Heloisa Farias Gomes, 6 anos, sobre a viagem ao zoológico, de Curitiba. 
 
 

Leia mais >>
Opinião
Não basta votar é preciso ser cidadão! (Setembro/2010)
Cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos políticos e civis de um Estado. Mas nem todo cidadão é um patriota. 
Nos últimos meses, a constatação de que as disciplinas de OSPB- Organização Social e Política do Brasil e EMC - Educação Moral e Cívica têm feito falta na formação dos brasileiros, é quase uma unanimidade. 


Leia mais >>
Perdendo o medo
Por que o cachorro morde?
Massaranduba – Durante o mês de agosto, as crianças do maternal II do CEI Hulda Cardoso foram envolvidas no projeto O Cachorro. Trabalhado em conjunto pelas professoras Maria do Carmo Jacobi, Bruna C. Mohr, Juliane Morsch e Veronita T. Martendal.
 
Image 


Leia mais >>
Superdotados
Brasil realiza congresso para superdotados
Curitiba - Alunos superdotados e de baixa renda participaram ativamente, de  13 a 15 de setembro, do I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação realizado em solo brasileiro. Os estudantes são integrantes do programa social Bom Aluno e também do Instituto para a Otimização da Aprendizagem, que orienta superdotados.
 
 Image
Da esquerda para a direita, Rodrigo dos Santos Wa In Chin; Dr.ª Maria Helena Novaes; Dr.ª Maria Lúcia Sabatella, diretora do Inodap; Ramon Gouveia de Paula, Sophia...
Leia mais >>
Semana do Trânsito
Brincar de bola na rua, não pode! 
Joinville – A preocupação com a segurança das crianças, que estão em contato direto com o trânsito movimentado do Bairro Boa Vista, motivou os professores da EEB Albano Schmidt a desenvolver o projeto Trânsito seguro... É direito e dever de todos!  


Leia mais >>
Feira das Instituições
Feira auxilia estudantes na escolha da profissão
Joinville – Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos realizou a Feira das Instituições. O objetivo é ajudar os estudantes a escolher em qual curso superior ou técnico, ingressar.  
 
 Image
Os alunos do terceiro ano assistiram também à palestra sobre direito, ministrada por integrantes do projeto OAB vai a Escola.
 
...

Leia mais >>
Água e Saneamento
Esgotamento sanitário: Uso correto evita vazamento e refluxo
A falta do sistema de esgotamento sanitário ou seu mau uso podem causar diversos problemas especialmente na área de saúde e meio ambiente. 


Leia mais >>
Valorizar a pátria
A árvore nasce, cresce e se desenvolve, assim como nós!
Joinville – Em 2010 o projeto Brasil 500 anos, desenvolvido no Colégio Santo Antonio completa 10 anos. “Tudo começou quando escrevi uma carta para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, solicitando uma muda do verdadeiro Pau-Brasil, para plantarmos na frente da escola”, explica o coordenador do projeto, professor de geografia e sociologia, Darci dos Santos Filho.

Leia mais >>
Ensino Superior
Responsabilidade social a partir da escola
Joinville – Alunos de quatro cursos do Instituto Superior Tupy – IST e da Sociedade Educacional de Santa Catarina – Sociesc lançaram a Régua da Inclusão, durante o Congresso de Inovação Tecnológica – Cintec, que ocorreu no dia 27 de agosto. O produto auxiliará as pessoas com deficiência visual severa no processo de aprendizado e escrita. 

Leia mais >>
Projeto Perfil
Proposta Curricular Unificada já é realidade (Setembro/2010)
Durante a Conferência Municipal de Educação de Garuva, realizada no dia 27 de agosto, professores, supervisores, diretores, orientadores e funcionários aprovaram o texto da Proposta Curricular Unificada para as escolas da rede municipal. 
 
 Image

Leia mais >>
Psicologia e Educação
Informática nas escolas: Uma estranha que precisamos conhecer (Setembro/2010)
Resolvi fazer uma enquete sobre o uso da informática nas aulas em diversas cidades de Santa Catarina. Levei quase todo o mês de agosto. 
Usei as seguintes ferramentas: Google e enquete direta com meus alunos e ex-alunos dos cursos de pós-graduação em que leciono, pessoalmente e por e-mail. Peguei na internet o nome de escolas de diversos municípios catarinenses e liguei para muitas escolas, querendo saber de algum projeto de Informática em andamento.


Leia mais >>
Homenagem ao patrono
Conhecer e valorizar o patrono da escola
Jaraguá do Sul – Em homenagem ao seu patrono, a EMEF Vitor Meirelles realizou uma exposição de obras e biografias do pintor, entre os dias 17 e 18 de agosto, nas dependências da unidade escolar.
Vitor Meirelles nasceu em 18 de agosto de 1832, em Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis).  

Leia mais >>
Desfile cívico
Ecofarra é destaque
Image 
 
Garuva – Uma banda formada por 54 alunos, que confeccionaram os instrumentos com material reciclável -  a Ecofarra foi um dos destaques do desfile cívico alusivo ao Dia da Independência em Garuva. 
A banda reúne estudantes do Programa MusicArt Cidadania no qual podem participar somente crianças e adolescentes de cujos  familiares também se integrem ao programa. 
...

Leia mais >>
APÓIA
Combate à evasão escolar (Setembro/2010)
A efetivação de ações capazes de melhorar a aprendizagem e combater à evasão escolar são prioridades para a Secretaria da Educação que trabalha num universo educacional de aproximadamente 2100 estudantes. O  objetivo é manter a Rede Municipal de Ensino em patamares de excelência e qualidade. 


Leia mais >>
Advertisement

Nenhum comentário :

Postar um comentário