quinta-feira, 21 de abril de 2011

REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO

IMAGENS DO QUOTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS FOTOGRAFIAS DE PRÁTICAS ESCOLARES PUBLICADAS NO RELATÓRIO INTENDENCIAL DE 1928, DO GOVERNO DE AUGUSTO SIMÕES LOPES (1924-1928)

Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Elomar Tambara, Giana Lange do Amaral

Resumo


O presente artigo realizou a análise das fotografias de temática do quotidiano escolar, produzidas no governo de Augusto Simões Lopes, intendente municipal da cidade de Pelotas, Brasil, durante os anos de 1924 e 1928. Para a realização desta pesquisa foram utilizados o Relatório Intendencial de 1928, jornais da época, como oDiário Popular, o Libertador e a Opinião Pública, o Almanach de Pelotas e a Revista Illustração Pelotense. Como referencial teóricometodológico, utilizou-se a Nova História Cultural, além de buscar pesquisadores que utilizam imagens em seus trabalhos, como Borges, Leite e Ciavatta. Através da análise das fontes, conclui-se que as imagens foram uma forma de propaganda governista, utilizada pelo então intendente, embora de forma complementar às imagens de prédios escolares, além disso, a análise permite o conhecimento de práticas escolares e formas de assistência aos alunos na década de 1920.
Palavras-chave:
República; relatórios; educação; propaganda.

Texto Completo: PDF

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