sábado, 2 de abril de 2011

GuardachuvPlano de Aula

Plano de Aula
Para que serve isso de Metodologia?
Ciência e Conhecimento
A produção de Conhecimento: Pesquisa
O Processo de Pesquisa
A importância do Método

Motivação
Ciência = conhecimento, sabedoria
Patricia está ciente disto...
E o que é ter conhecimento?
Esta coisa de Ciência...
Scientia...palavra latina, significa ”aprender ou alcançar conhecimento”
Do grego Scirem, conhecimento criticamente fundamentado
“caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável, e falível”
“É a atividade que propõe a aquisição
sistemática do conhecimento sobre a natureza biológica, social e tecnológica”
Ciência... Como definir?
Todas as ciências possuem:
Objetivo ou finalidade – distinguir as leis que regem determinados fenômenos.
Função – uma utilidade
Objetos, que se subdividem em:
Material – o que se pretende estudar;
Formal – o enfoque especial, necessário em face das várias ciências que possam possuir o mesmo objeto material.
Então...
Ciência como pensamento racional, objetivo, lógico, confiável e falível!
Metodologia que determina como produzir novo conhecimento de forma confiável.
Assim... Uma ciência é reconhecida por 3 critérios:
Confiabilidade em seu corpo de conhecimentos.
Sua organização.
Seu método.
Assim...
A Matemática é ciência?
E a História?
E a Física?
E a Guardachuvalogia?
E a Computação?
O Conhecimento é...
Uma capacidade (e uma necessidade) inerentes ao ser humano.
Uma relação que supõe 3 elementos:
O sujeito
O objeto
A imagem da realidade.

Como Adquirir Conhecimento?
Como adquirir conhecimento?
Através de Várias fontes...
sensação, percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição.
Papel da Linguagem
Fazendo Pesquisa!

No caso do Conhecimento Científico...
A qualidade do conhecimento depende da forma de aquisição... Método!
O melhor é combinar as três formas...
Intuição – idéias sobre novos processos
Experimentação – protótipos
Racionalização – descrição formal... O porquê da coisa
Conhecimento Científico x Conhecimento Técnico
Que tipo de conhecimento produzimos em CC?
Algumas subáreas da computação aceitam artigos da forma: "eu fiz algo super-interessante e ei-lo aqui".
O requisito é que o algo seja interessante, deixe o leitor entusiasmado.
Geralmente nem é preciso mostrar que ninguém fez aquilo antes.
Normalmente uma sub área neste estagio é uma subárea nova, e não saturada.

Produzindo conhecimento em CC
Algumas subáreas aceitam artigos da forma "eu provei algo ainda não provado e eis a prova".
Perto da matemática pura.
O requisito importante é que o algo não tenha sido provado antes e que a prova esteja correta.
Produzindo conhecimento em CC
Algumas subáreas aceitam artigos da forma "eu fiz algo diferente do que outros já fizeram".
Requisito - alguma comparação com o já existente e mostrar as diferenças.
Também característico de áreas novas.
Produzindo conhecimento em CC
Artigos da forma "eu fiz algo melhor do que outros já fizeram e rodei esses testes padrão para demonstrá-lo."
Estas são áreas maduras dentre as ciências do artificial - você cria um artefato que é melhor que os outros numa métrica aceita pela comunidade em exemplos aceitos pela comunidade.
Produzindo conhecimento em CC
Um estágio menos maduro que o anterior é "eu fiz algo melhor do que outros já fizeram e inventei esses testes para demonstrá-lo."
Produzindo conhecimento em CC
Artigos da forma "eu fiz algo e o mundo se tornou melhor por causa dele" ou "eu verifiquei que isso (não necessariamente de minha invenção/criação) tem esta conseqüência no mundo".
Estes sim estão muito perto das ciências naturais, em particular das ciências médicas - você tem que mostrar que uma intervenção é melhor ou diferente de outra - e para isso precisa fazer um experimento no mundo, com grupo de controle, analise estatística, etc.
Resumindo Tudo...
E tem mais de um tipo de Conhecimento?
Senso-comum
Artístico
Filosófico
Teológico
Científico
Algumas características do conhecimento Científico
É crítico
Busca causas para os fenômenos
É genérico
Divulga resultados (intersubjetividade)
Relata como chegou aos resultados!
Este caminho é o método científico.
Então, como é mesmo o Processo?
Mas... Como pesquisar?
Elaboração do Projeto
Seleção do tema, formulação do problema, hipóteses, levantamento bibliográfico, escolha do método, elaboração do plano
Coleta de Dados
Pesquisas (bibliográfica, experimental, documental), entrevistas, questionários, estudos de caso, relatórios
E o processo de pesquisa?
Análise dos Dados
Classificação e Organização das informações
Estabelecimento das relações entre os dados
Causas, divergências, convergências, regularidades
Tratamento estatístico dos dados
Elaboração da Escrita
Visto com Flávia! 

Analisando tudo...
Análise Qualitativa
Realidade que não pode ser quantificada
Busca o porquê dos fenômenos, identificando problemas e variáveis relevantes e definindo hipóteses.
Lado subjetivo
Pesquisas com usuário
Ciências sociais

Analisando tudo...
Análise quantitativa
Abordagem Típica das ciências Naturais
Duas Utilizações
DESCRITIVA: descreve as características de determinada situação; permite a inferência de relações entre variáveis e a previsão de fenômenos.
EXPERIMENTAL OU CAUSAL: admite que os estudos descritivos são insuficientes para determinar a relação de causa e efeito; busca a resposta à causa de um fenômeno.

A Concepção Atual de Método
Método Científico como Teoria da Investigação.
Temos que considerar as seguintes etapas:
Descobrimento do Problema
Colocação Precisa do Problema
Procura por instrumentos relevantes ao problema
Tentativa de solução do problema com ajuda dos meios identificados
Continua...
A Concepção Atual de Método
Invenção de novas idéias
Obtenção de uma Solução
Investigação das Conseqüências da solução obtida
Prova da Solução
Correção das Hipóteses, Teorias, Procedimentos ou Dados empregados na obtenção de uma solução incorreta.
Uma pausa...
Método:
Caminho para alcançar nossos objetivos
Método Indutivo
Método Dedutivo
Técnica:
A forma escolhida para executar o método
Caracterizando o Método Indutivo
Partindo de premissas particulares, inferimos uma verdade geral.
Não necessariamente preservam a verdade.
O corvo 1 é negro
O corvo 2 é negro
O corvo n é negro
Todo corvo é negro.
O Método Dedutivo
Este método serve para explicar nossos fenômenos.
Explicar é relacionar casos particulares a princípios gerais.
A explicação está na conexão entre premissas e conclusão.
Dizer que uma teoria explica as leis é mais do que a mera dedução lógica.
O Processo de Pesquisa
Cenas dos Próximos Capítulos
Vimos...
Uma panorâmica do processo de produção de Conhecimento e Ciência
Veremos
Os diferentes tipos de Conhecimento
Em mais detalhes o que caracteriza as diferentes Ciências.

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Guardachuvalogia - O que é a ciência?

John Sommerville


Caro Senhor
Tomo a liberdade de me dirigir a si rogando-lhe que seja o juiz numa disputa entre mim e uma pessoa minha conhecida que já não posso considerar um amigo. A questão em discussão é a seguinte: É a minha criação, a guardachuvalogia, uma ciência? Permita-me que explique a situação. De há dezoito anos para cá que, conjuntamente com alguns fieis discípulos, venho recolhendo informações relacionadas com um objecto até agora negligenciado pelos cientistas — o guarda-chuva. O resultado da minha investigação, até à presente data, encontra-se reunido em nove volumes que vos envio separadamente. Deixe-me, antecipando a sua leitura, descrever brevemente a natureza dos conteúdos aí apresentados e o método que empreguei na sua compilação. Comecei pelas ilhas. Passando de quarteirão em quarteirão, de casa em casa, de família em família, de indivíduo em indivíduo, descobri: 1) o número de guarda-chuvas existentes, 2) o seu tamanho, 3) o seu peso, 4) a sua cor. Tendo coberto uma ilha, passei às restantes. Depois de muitos anos, passei à cidade de Lisboa e, finalmente, completei toda a cidade. Estava então pronto a continuar o trabalho passando para o resto do país e, posteriormente, para o resto do mundo.
Foi neste ponto que me aproximei do meu amigo de outrora. Sou um homem modesto, mas senti que tinha o direito de ser reconhecido como o criador de uma nova ciência. Ele, por outro lado, afirmou que a guardachuvalogia não era de todo uma ciência. Primeiro, disse ele, é uma tolice estudar guarda-chuvas. Este argumento é mau, uma vez que a ciência se ocupa de todo e qualquer objecto, por muito humilde e abjecto que seja, até mesmo da «perna de trás de uma pulga». Sendo assim, por que não guarda-chuvas? Depois, ele afirmou que a guardachuvalogia não poderia ser reconhecida como uma ciência porque não trazia qualquer benefício ou utilidade para a sociedade. Mas não será a verdade a coisa mais preciosa na vida? E não estão os meus nove volumes repletos de verdades acerca do meu objecto de estudo? Cada palavra é verdadeira. Cada frase contém um facto firme e frio. Quando ele me perguntou qual era a finalidade da guardachuvalogia, senti-me orgulhoso em dizer «Procurar e descobrir a verdade é finalidade suficiente para mim». Sou um cientista puro; não tenho motivos ulteriores. Daqui se segue que a verdade seja suficiente para me sentir satisfeito. A seguir afirmou que as minhas verdades estavam datadas e que qualquer uma das minhas descobertas poderia deixar de ser verdadeira amanhã. Mas isto, disse eu, não é um argumento contra a guardachuvalogia, é sim um argumento para a manter actualizada, que é precisamente o que pretendo fazer. Façamos levantamentos mensais, semanais, ou mesmo diários, de modo a que o nosso conhecimento se mantenha actualizado. A sua objecção seguinte foi afirmar que a guardachuvalogia não continha hipóteses e que não tinha desenvolvido leis ou teorias. Isto é um grande erro. Utilizei inúmeras hipóteses no decurso das minhas investigações. Antes de entrar num novo quarteirão e numa nova secção da cidade coloquei hipóteses relacionadas com o número e com as características dos guarda-chuvas que aí seriam observados, hipóteses essas que foram, de acordo com o correcto procedimento científico, ou verificadas ou anuladas pelas minhas subsequentes observações. (De facto, é interessante notar que posso comprovar e documentar cada uma das minhas respostas a estas objecções com numerosas citações de trabalhos fundamentais, de revistas importantes, de discursos públicos feitos por cientistas eminentes, etc.) No que respeita a teorias e leis, o meu trabalho é abundante. Mencionarei, a título de exemplo, apenas algumas. Existe a Lei da Variação da Cor Relativa à Posse pelo Género. (Os guarda-chuvas que são posse das mulheres tendem a ter uma grande variedade de cores, ao passo que aqueles que são posse dos homens são quase sempre pretos.) Apresentei, para esta lei, uma exacta formulação estatística. (Veja-se vol. 6, apêndice 1, quadro 3, p. 582). Existem as Leis dos Possuidores Individuais de uma Pluralidade de Guarda-chuvas e as Leis da Pluralidade dos Possuidores de Guarda-chuvas Individuais, leis curiosamente inter-relacionadas. A inter-relação, na primeira lei, assume a forma de uma quase directa ratio com o rendimento anual, e a segunda, uma quase relação inversa com o rendimento anual. (Para uma formulação exacta das circunstâncias modificadoras veja-se vol. 8, p. 350). Há também a Lei da Tendência para Adquirir Guarda-chuvas em Tempo Chuvoso. Para esta lei forneci verificação experimental no capítulo 3 do volume 3. Realizei, igualmente, numerosas outras experiências relacionadas com a minha generalização.
Por conseguinte, creio que a minha criação é, em todos os aspectos, uma ciência genuína, e apelo para a vossa comprovação da minha opinião.
John Sommerville

Tradução e adaptação de Luís Filipe Bettencourt
Citado por David Boersema in "Mass Extinctions and the Teaching of Philosophy of Science" (Teaching Philosophy, vol. 19, n.º 3, September 1996, pp.263-264).

Texto originalmente publicado em http://www.criticanarede.com/


Retirado do site:




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