quinta-feira, 10 de março de 2011


Sentar na rua pode causar infecções

Foliãs que descansam no chão devem ficar atentas: bactérias atravessam roupas e provocam doenças na bexiga e na vagina

POR PÂMELA OLIVEIRA
Rio - Vários blocos em um mesmo dia e, entre um e outro, a foliã quase é vencida pelo cansaço e se senta sem cerimônia na calçada. Cuidado: o que alivia os pés pode representar um risco de contaminação. Segundo especialistas, sentar no chão sujo aumenta a possibilidade de infecções urinárias e vaginais.
“O corpo tem uma barreira que funciona como escudo, que é a pele. Mas alguns locais não têm essa barreira, como as mucosas vaginais. Quando uma mulher senta no chão da rua, por exemplo, as bactérias chegam à região porque são menores do que os poros do tecido da roupa. E, o pior, ela não sabe se choveu no dia anterior, se o esgoto transbordou, ou se algum animal urinou ali, e corre riscos de infecções”, alerta José Alfredo Padilha, coordenador médico de eventos da Prefeitura do Rio.
Pessoas que usam roupas de tecidos finos ou fantasias com biquínis correm mais riscos.Homens também não devem se sentar no chão, mas as mulheres adeptas das calçadas correm mais riscos.
URETRA MAIS CURTA
“A uretra delas é mais curta. Por isso, a bactéria leva menos tempo para chegar à bexiga. Além disso, as secreções da mulher, ricas em nutrientes para favorecer os espermatozoides, são usados pelos microorganismos”, explica o ginecologista Cláudio Crispi, do Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz. O perigo é maior quando a mulher está com roupa úmida ou quando o chão está molhado. “A umidade favorece algumas bactérias e principalmente os fungos”, diz Crispi.
As foliãs que se sentaram nas calçadas e ruas nos últimos dias devem ficar atentas. “Se a pessoa sentir vontade de urinar toda hora, dor quando urina ou sangramento, pode estar com infecção urinária e deve procurar um médico. Coceiras, ardência na região vulvar e secreção podem ser sinais de infecção vaginal”, diz o ginecologista.
Para as que pretendem aproveitar os últimos blocos, a dica é buscar um material impermeável, como plásticos para servir de barreira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário