sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Entrevista

From: Rafael Gonzalez Zaror
Date: Fri, 7 Jan 2011 17:36:57 -0200
To:
Subject: informações sobre tese do CSM


Robson, tudo bem?

Trabalho com a Valéria Aguiar na divulgação do Colégio Santa Mônica. Numa reunião com o Bruno antes do Natal, ele pediu para lhe entrevistar sobre a dissertação que você fez (ou está terminando) da história do CSM e que vai apresentar na Faculdade Paraíso em São Gonçalo.

- Qual é o nome do trabalho?
O trabalho provavelmente terá o nome de: A história vitoriosa do Colégio Santa Mônica.
- Por que resolveu fazer uma dissertação sobre a historia do CSM?
Resolvi fazer um estudo na área de Educação e, como tenho vivido os meus últimos 18 anos na Instituição CSM e participado diretamente de um trabalho de alta qualidade para as diferentes classes sociais, resolvi direcionar o meu estudo para aperfeiçoar cada vez mais o que faço.
- Exemplifique este trabalho.
As idéias ainda estão em fase de amadurecimento. Estou organizando as muitas informações que tenho. É lógico que o meu trabalho será supervisionado pela Dra. Maria Neves Gonçalves, minha orientadora, cuja linha de pesquisa engloba a história das instituições / Universidade Lusófona (a Faculdade Paraíso, onde faço os créditos, faz parte do Grupo).
- Qual é a abordagem deste trabalho?
Quero fazer uma abordagem que dê condições a outras pessoas de estudarem e desenvolverem outras linhas de raciocínio, ou simplesmente, que valorizem e tenham o conhecimento de uma administração educativa que foi e é muito bem conduzido em um Pais onde a maioria dos Estados não dá um bom exemplo.
- Qual o objetivo desta dissertação?
Gerar: discussão, conhecimento, desenvolvimento...
- O que pretende com esse trabalho?
Acredito que a resposta anterior também se encaixe aqui.
- É tese, dissertação?
Dissertação é o “termo usado” para o mestrado (na Europa segundo ciclo) e a tese é o termo usado para um doutorado (na Europa terceiro ciclo).
- Você está fazendo uma pós-graduação, mestrado ou doutorado?
Entrei no curso de Pós-Graduação IPGL (Mestrado Europeu) com idéia de estudar um pouco mais sobre a Educação e não de obter um titulo, haja vista que sou formado (FTESM-87) e Pós-graduado (FIOCRUZ 88/94) em Biologia onde, nesta época, o meu propósito era outro, pois sonhava em ser um cientista na biologia parasitária (minha orientadora desta época, Dra Maria José Conceição, um exemplo dentro de casa e na FIOCRUZ). Hoje estou mais maduro e os meus valores são outros: aprendi que onde existir pessoas, mesmo que muito cultas algumas as vezes sem educação, terei que enfrentar problemas e tirar proveitos mesmo nas decepções. Continuo tendo o apoio da minha tia e eterna orientadora (Dra. Maria José) e da minha amada esposa (Dra. Daniele Nunes Peixoto de Almeida) que também é cientista (PV) da FIOCRUZ.

- Qual especialidade está fazendo?
Ciências da Educação.

- E depois essa dissertação (ou tese. Me diga o nome correto) pode virar livro?
- Tem essa possibilidade? Contar em livro a historia do CSM?
Gostaria de escrever, após o término do meu trabalho, coisas que não cabem dentro de uma dissertação (120 laudas). Eu e o Bruno Castro conversamos sobre a possibilidade de juntos construirmos um livro que conteria também a história do CSM.

Você pode me encaminhar essas respostas até amanhã?

Ah! Manda uma foto sua também para publicar com a entrevista.

Obrigado,
Abraço,
Rafael Zarôr.


--
Rafael Zarôr
Jornalista
(21) 7282-0275

Nenhum comentário :

Postar um comentário