segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Segunda fase do vestibular da UFF divide opinião dos estudantes


Alunos fizeram redação e mais duas provas discursivas específicas.

Candidatos ao curso de Arquitetura ainda fazem prova na terça (21).

Tássia ThumDo G1 RJ
Pais, mães e namorados deitaram no gramado enquanto esperavam pelo fim da prova da UFFPais, mães e namorados deitaram no gramado
enquanto esperavam pelo fim da prova da UFF
(Foto: Tássia Thum/G1)
A segunda fase do vestibular da Universidade Federal Fluminense (UFF) aconteceu neste domingo (19) no Rio, em Niterói e em outras cidades da Região Metropolitana e do interior do estado. Os cerca de 22 mil convocados encararam uma redação e mais duas provas discursivas de matérias específicas do curso escolhido. As provas dividiram a opinião dos estudantes .
Para driblar as quatro horas e meia de prova, pais e namorados que aguardavam a saída  dos candidatos deitaram no gramado em busca de uma sombra para aliviar o calor.
Às 10h30, os alunos começaram a deixar as salas. Alguns se lamentavam pelas questões que deixaram em branco, outros comemoravam na expectativa de um bom resultado.
Estudante achou Geografia difícil
Camila estava tranquila porque foi bem na primeira faseCamila estava tranquila porque foi bem na primeira
fase (Foto: Tássia Thum/G1)
A estudante Camila Daychoun, de 18 anos, candidata a uma vaga no curso de Turismo, achou a prova de geografia difícil. No entanto, segundo ela, História e Redação estavam fáceis para quem estudou.
“Eu já vim para a segunda fase muito mais tranquila porque fui muito bem na primeira fase, já que acertei 49 questões. Apesar de achar Geografia difícil, estou confiante que vou passar nesse vestibular”.
Esperança nas reclassificações
Para Rebeca Machado, de 17 anos, a esperança para a vaga de Odontologia está nas reclassificações. A jovem conta que não resolveu muitas questões da prova de Química e achou o tema da prova de redação complicado.
“Como eu optei pelo curso no campi de Friburgo, que é menos concorrido, acho que vou passar. Sem contar que ainda tem muitas reclassificações até o meio do ano que vem. Mandei bem em Biologia, que também é minha específica, por isso estou mais esperançosa”, explicava a vestibulanda.
Publicidade e Internet na redação
Nesta segunda fase, os alunos tiveram duas opções de redação. Ambas eram dissertativas. Um dos temas foi: “A identidade nos sites de relacionamento. Você nunca sabe quem está falando” e o outro abordou a propaganda, com a proposta: “A publicidade pode interferir na construção dos seus sonhos?”.
Pedro achou clihê os temas da redaçãoPedro achou clihê os temas da redação
(Foto: Tássia Thum/G1)
Os temas da redação foram criticados por alguns estudantes. O candidato ao curso de História, Pedro Coutinho, de 18 anos, acha que vão ter muitos textos parecidos, o que pode dificultar na avaliação da banca.
“Esse tema foi bem parecido com o que caiu na Uerj. Acho que internet e propaganda são temas batidos, clichês mesmo. Então fica complicado você criar, fazer um texto diferente de todos e que impressione os avaliadores”, palpitou o jovem.
Resultado em 28 de janeiro
A segunda fase foi considerada tranquila para os organizadores do vestibular. No Cefet do Maracanã, local que recebeu o maior número de candidatos no Rio, o índice de faltosos foi de 5,56%. Os fiscais deram 5 minutos de tolerância e fecharam os portões às 8h55. As provas começaram às 9h e encerram às 13h30.
Para os inscritos no curso de arquitetura e urbanismo a maratona de provas ainda não acabou. Na terça-feira (21), eles farão prova de expressão plástica, na Escola de Engenharia da UFF.
O resultado do vestibular será divulgado em 28 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas no site da universidade ou pelos telefones (21) 2629-2805 e 2629-2806.
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário