segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Desafio para novo ministro da Saúde é reduzir obesidade, diz Temporão


Ministro comentou a possível escolha de Alexandre Padilha para a pasta. 

Anúncio foi feito durante inauguração de obra no Inca II, no Rio.

Liana LeiteDo G1 RJ
Ministro José Gomes Temporão anuncia desafios para seu sucessorMinistro José Gomes Temporão anuncia desafios
para seu sucessor (Foto: Liana Leite/G1)
O ministro da Saúde José Gomes Temporão anunciou, nesta segunda-feira (20), que um dos maiores desafios do novo ministro será diminuir o número de óbitos por diabetes, provenientes da alta taxa de obesidade, e de câncer no país. O anúncio foi feito durante a inauguração de obras na unidade do Instituto Nacional do Câncer (Inca II), dedicada a tratamento de tumores ginecológicos, no Santo Cristo, Centro do Rio.
Temporão também falou sobre a possível escolha de Alexandre Padilha para o ministério. “Não posso afirmar que será ele, mas é uma boa escolha. É sanitarista da USP e tem boa formação”, disse o ministro.
Brasil tem mais ex-fumantes do que fumantes, diz ministro
Durante a inauguração, o ministro citou ainda uma pesquisa do Ministério da Saúde que aponta uma redução de 14% de óbitos por infarto agudo do miocárdio. Para Temporão, o mérito é da equipe do Inca, que está a frente da campanha para redução do número de fumantes no Brasil. “Atualmente temos mais ex-fumantes do que fumante no país”, afirmou o ministro.
A pesquisa também apontou que, se o país não reduzir o número de obesos, em 12 anos, a saúde dos brasileiros será tão precária quanto a dos norte-americanos com relação às mortes por diabetes.
Novas instalações 
Durante inauguração desta segunda, foi anunciado a conclusão do projeto de ampliação do ambulatório para o Inca II, além da farmácia, arquivo médico, cozinha e refeitório da unidade.
O obra, que começou em fevereiro, teve um custo de R$ 6 milhões. O objetivo, segundo ele, é melhorar o atendimento aos pacientes.
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário