quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Risco de epidemia de dengue no Rio preocupa o Cremerj


Risco de epidemia de dengue no Rio preocupa o Cremerj

Fechamento de hospitais pode dificultar o atendimento

Rio - O Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Rio) está preocupado com a possibilidade de uma epidemia de dengue no verão e o fechamento de hospitais públicos, como o estadual Pedro II, em Santa Cruz; o do Fundão (federal); e o Leonel de Moura Brizola, do município em Mesquita. 

A gota d’água foi a divulgação, semana passada, dos índices de infestação do mosquito transmissor da dengue. Dezoito municípios estão em alerta para a doença, incluindo a capital, onde há bairros com altos índices, como Freguesia, na Ilha do Governador. Lá, a cada grupo de 100 casas, 19 têm focos. O considerado seguro é de até 1 foco. “Se já faltavam leitos antes, com uma epidemia a demanda vai ser maior. Temos que nos preparar”, diz Pablo Queimadelos, da Comissão de Saúde Pública do Cremerj.

Fumacê na Zona Sul

Uma das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde do Rio para diminuir o risco de uma epidemia é o uso do carro fumacê. Hoje, o veículo circulará por Botafogo. Amanhã, estará no Leblon. Quinta-feira, no Jardim Botânico, Gávea e Glória. Sexta, o carro passará pelo Jardim Botânico, Urca, São Conrado e Humaitá. Outras áreas da cidade também serão beneficiadas. O ideal é que as pessoas abram as janelas quando o carro passar para que as gotículas cheguem às casas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário