sábado, 6 de novembro de 2010

Inep: Erro no cabeçalho do cartão de respostas não prejudica andamento do Enem


Inep: Erro no cabeçalho do cartão de respostas não prejudica andamento do Enem

Brasília - A folha de respostas em que os candidatos tinham que marcar o gabarito das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha um erro no cabeçalho, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A prova deste sábado teve 90 questões: 45 de ciências humanas, numeradas de 1 a 45, e mais 45 de ciências da natureza, numeradas de 46 a 90. 

>> AO VIVO: Confira a correção das questões e o gabarito extraoficial 


Na folha de resposta os cabeçalhos das provas estavam trocados: as questões de 1 a 45 eram identificadas como ciências da natureza e as de 46 a 90, como ciências humanas. Segundo o Inep, o gabarito segue a mesma ordem numérica das questões. De acordo com o órgão, os fiscais orientaram os estudantes a preencher a folha de resposta seguindo a ordem numérica das questões e não há registro de que o problema tenha interferido no andamento das provas. O exame está sendo aplicado em 16 mil escolas de todo o país a 4,6 milhões de candidatos inscritos.

A Justiça Federal manteve a proibição do uso de lápis, borracha, apontador e relógio analógico durante as provas do Enem 2010. Os 4,6 milhões de alunos que farão o exame no País inteiro — 314 mil no estado do Rio — só podem usar nos testes caneta esferográfica preta. 

Confira detalhes que podem ajudar o desempenho ou até anular a prova

Caneta preta é única permitida: ela dá mais qualidade ao escaneamento e garante que as questões serão computadas.

Serão desconsideradas marcações não preenchidas completamente ou que tenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível. Não é permitido usar corretivo.

Não é permitido escrever o nome na folha de Redação, tampouco deixar texto fora do espaço delimitado ou fazer desenhos.

É preciso estar atento para a língua estrangeira escolhida na inscrição e não responder questões da outra. 

Não serão permitidos celulares, relógios de qualquer tipo, apontador, lápis, lapiseira, borracha.

Chegue ao local da prova com 1 hora de antecedência. 

Reserve 30 minutos para marcar o cartão-resposta. A cada 10 questões marcadas, confira se não pulou alguma. É necessário indicar ali qual a cor da capa do caderno de questões.

Nenhum comentário :

Postar um comentário