sábado, 2 de outubro de 2010

Anvisa proíbe remédio


Anvisa proíbe remédio

Agência manda recolher o Avandia contra diabetes tipo 2. Medicamento causaria infarto

Rio - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou ontem o registro do medicamento Avandia (rosiglitazona), fabricado pela empresa GlaxoSmithKline e usado no tratamento do diabetes tipo 2. O órgão determinou que a droga seja recolhida pelo laboratório em todo o País. A decisão foi tomada seis dias depois de a Agência Europeia de Medicamentos proibir a venda do Avandia e a agência americana (FDA) restringir seu uso.
As medidas foram baseadas em estudos que revelaram o aumento de risco de infarto, insuficiência cardíaca e derrame em quem utiliza o Avandia.


A Anvisa recomendou que pacientes que utilizam o remédio procurem seus médicos para substituir o medicamento, mas que não suspendam o tratamento por conta própria.

“É importantíssimo que o paciente não interrompa o uso de medicamentos por conta própria, pois há risco de elevação dos níveis de glicose no sangue, o que pode causar sérios problemas de saúde a curto e a longo prazo”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Ricardo Meirelles.

A agência também determinou que médicos não iniciem novos tratamentos com o Avandia, orientando-os a notificar, oficialmente, casos de pacientes que apresentaram efeitos colaterais. Em nota, a GlaxoSmithKline informou que cumprirá todas as determinações. Segundo o laboratório, cerca de 10 mil pacientes utilizam o medicamento no Brasil.


  • Show Capital Inicial na Fundição Progresso!

Outros jornais

Nenhum comentário :

Postar um comentário