sábado, 2 de outubro de 2010

Hipertensão: mal que avança entre as crianças

Hipertensão: mal que avança entre as crianças

Doença, geralmente associada ao envelhecimento, atinge cada vez mais os pequenos e também adultos com até 34 anos no Brasil

POR CLARISSA MELLO
Rio - Cerca de 30 milhões de brasileiros são hipertensos. Desses, 19% são crianças, adolescentes e adultos com menos de 34 anos. A doença, antes associada ao envelhecimento, está atingindo faixas etárias cada vez mais jovens — estima-se que cerca de 5% das crianças sofram do mal. 

Segundo especialistas, o problema dessa ‘precocidade’ é o aumento do tempo de convivência com a doença. Em média, o brasileiro convive por 24 anos com a hipertensão. Em 2030, essa duração pode chegar a 35 anos.
Arte: O Dia
Arte: O Dia
“Quanto mais cedo a hipertensão se desenvolve, mais tempo a pessoa fica exposta às alterações no organismo, se tornando propenso a complicações em órgãos como rins, cérebro, coração e vasos sanguíneos”, explica Andrea Brandão, membro do Conselho de Administração da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Brandão afirma que a migração da doença para os jovens acontece, principalmente, pelos maus hábitos de vida. “A criança de hoje se alimenta mal, não pratica atividades físicas, fica muito tempo no computador ou na TV e come muito sal, principalmente em alimentos prontos. Logo, não só hipertensão, mas também a obesidade, começa a aparecer mais cedo”, destaca a profissional, ressaltando que crianças devem começar a aferir a pressão arterial aos 3 anos de idade, ao menos uma vez por ano. 

O alerta foi feito pelo laboratório Novartis em um evento sobre cardiologia.

Livre seu filho do problema 

Não é tão difícil evitar a hipertensão. De acordo com Brandão, o primeiro passo é controlar como a criança gasta o tempo de lazer. “Elas não devem ficar por mais de duas horas usando computador, vendo televisão e jogando videogame”, explica. 

Segundo a médica, também é importante evitar o excesso de sal nos alimentos e fazer com que elas pratiquem atividades físicas diárias, por pelo menos 30 minutos. “Isso também vale para os adultos”, diz, ressaltando que toda a família deve se alimentar de frutas, verduras e legumes todos os dias.
 
 

  • Show Capital Inicial na Fundição Progresso!
Outros jornais da EJESA

Nenhum comentário :

Postar um comentário