terça-feira, 24 de novembro de 2015

Inserção no esporte melhora rendimento escolar, diz estudo


Pesquisa calculou o valor do investimento em atividades esportivas necessário para aumentar resultados de alunos


Investir em programas de inserção no esporte pode melhorar os resultados escolares das crianças. A conclusão é de uma pesquisa feita no Programa de Pós-graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), que calculou o quanto o poder público necessita investir em atividades esportivas para aumentar as notas dos alunos, o chamado custo-efetividade.

Para isso, a economista Julia Guimarães Aranha, autora do estudo, separou 86 crianças de 8 a 10 anos do município de Indaiatuba (SP) entre dois grupos. O primeiro deles participou de um programa de inserção no esporte da prefeitura e o outro não.

Após acompanhar os alunos durante três meses e calcular todos os custos envolvidos no programa, ela concluiu que, para que a nota de português subisse um ponto, deve-se investir R$ 133,05 em um trimestre. Já para matemática, o valor desembolsado pela prefeitura da cidade deveria ser de R$ 134,07 neste período. Durante a pesquisa, as notas dos alunos do grupo que participou do programa melhoraram, em média, 0,790 e 0,784, respectivamente em português e matemática.

A pesquisa "Impacto de um programa público de iniciação esportiva para crianças: gastos, antropometria, rendimento escolar e qualidade de vida" foi defendida em agosto de 2014 e está disponível no banco de teses da USP


Com informações de Hérika Dias, da Agência USP de Notícias

Nenhum comentário :

Postar um comentário