terça-feira, 1 de setembro de 2015

Atuação dos fungos na natureza é abordada em chat do G1

Professor Fernando Beltrão deu dicas ao vivo para os estudantes.

Foram abordados assuntos como a produção de alimentos e a digestão.

Fonte: Do G1 / PE





O professor Fernando Beltrão, de biologia, deu uma aula sobre os fungos no chat ao vivo do Projeto Educação, realizado pelo G1 nesta quinta-feira (22). Foram abordados assuntos que normalmente chamam a atenção dos estudantes e que são temas de provas, como a contribuição dos fungos para a alimentação humana, a relação com as plantas e as características de reprodução, desenvolvimento e de nutrição.
Com cerca de 50% dos votos, a reportagem de biologia sobre os micro-organismos, exibida no dia 16 de agosto, recebeu mais votos dos internautas do que as matérias de literatura, geografia e química. Durante cerca de uma hora, o professor pôde explicar com profundidade o funcionamento dos fungos na natureza, os benefícios e as doenças que podem ocorrer nos seres humanos.
Fernando Beltrão ainda tratou da digestão dos fungos, que ocorre de maneira muito distinta das plantas, por exemplo, pois eles são seres heterotróficos (necessitam captar seus alimentos no meio em que vivem). "O fungo busca a matéria orgânica, pega as proteínas, os lipídios, os glicídios e quebra, destrói, de modo diferente da gente, pois ingerimos e digerimos. O fungo cospe enzimas, libera para o meio externo. Elas saem do corpo deles, digerem tudo em volta e, depois, eles chupam o produto da digestão. Esse processo se assemelha ao da aranha. Apesar de ser considerada um grande predador, ela é cega, surda e muda. A aranha tem a teia e sente que alguém foi preso. Ela vai lá e cospe em cima, para depois comer", comentou.
Umas das perguntas enviadas pelos internautas questionava se era verdade que os chineses tinham o costume de utilizar comidas mofadas para combater infecções na pele. "A descoberta da penicilina foi por acaso. O Alexandre Fleming deixou por caso uma cultura de bactéria do lado de um fungo no laboratório. No outro dia, viu que os fungos tinham destruído as bactérias. Essa história é conhecida. Mas, na verdade, o uso do fungo sempre aconteceu. Ao longo da história, sabe-se que se utilizavam alguns tipos de mofos em cima de feridas. Esses fungos produzem substâncias tóxicas capazes de impedir a vida de algumas bactérias, seres vivos que estão incomodando. É um antibiótico natural, sem nenhuma participação das indústrias", explicou.
Internauta participa
Todas as sextas-feiras, o G1 abrirá uma enquete perguntando aos internautas qual assunto deve ser aprofundado no chat da semana seguinte. Serão elegíveis todas as matérias abordadas em reportagens exibidas nos telejornais da Globo Nordeste, dentro do Projeto Educação, durante a semana que se passou.
Os internautas também podem mandar peguntas aos professores através do Twitter@g1pernambuco.

Nenhum comentário :

Postar um comentário