quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Os 7 rankings que de fato importam das melhores escolas do Enem

As melhores segundo outros critérios

Fonte: Exame.com
http://info.abril.com.br/

Colégio Santo Agostinho - Belo Horizonte (MG)

Colégio Santo Agostinho - Belo Horizonte (MG)
Quando se leva em consideração o tamanho da escola e o número de alunos que efetivamente estudaram durante todo o ensino médio na instituição, as 10 com as melhores notas no Enem saem de cena. Mas isso não significa que o perfil das duas listas muda drasticamente.
Apesar da maior parte das escolas de grande porte e com elevada taxa de permanência serem públicas, o topo do ranking segundo estes critérios ainda é reservado às instituições privadas. Entre os 30 primeiros colocados, o Colégio Militar de Belo Horizonte (MG) é o único a fugir da regra. 
Entre as escolas mais bem posicionadas no ranking geral de desempenho no Enem (que leva em conta o desempenho nas cinco provas), o Colégio Santo Agostinho aparece em 17 º. Na lista que você vê a seguir, a escola está em primeiro.
As escolas foram listadas segundo o desempenho médio nas provas de redação, linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Além disso, todas têm mais de 90 alunos e mais de 80% dos inscritos no Enem estudaram todo o ensino médio na instituição.

1ª - Colégio Santo Agostinho – Belo Horizonte (BH)
MÉDIA GERAL DA PROVA720,8
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
2ª - Instituto Dom Barreto – Teresina (PI)
MÉDIA GERAL NA PROVA719,2
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
3ª - Colégio Móbile – São Paulo (SP)
MÉDIA GERAL NA PROVA718,3
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
4ª - Colégio Cruzeiro – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
MÉDIA GERAL NA PROVA716,31
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
5ª - Colégio Santo Agostinho – Rio de Janeiro (RJ)
MÉDIA GERAL NA PROVA715,90
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto

As melhores notas na redação

3/9Veja Rio
Colégio de São Bento
A líder em redação foi, mais uma vez o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro (RJ), com 886,56 pontos de média.
Do top 10 de maiores notas, oito são colégios privados, exceto pelas federais Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Colégio de Aplicação do Recife, ambos no Pernambuco. Sete delas são consideradas de padrão financeiro “muito alto” — nas outras três não constam informações socioeconômicas.
São Paulo (SP) não foi bem no ranking. A primeira da cidade é o Colégio Pentágono Caiubi, em 27 º lugar.
Na outra ponta, o número de reprovadas impressiona. Quase metade das escolas não obtiveram a nota mínima exigida pelo Ministério da Educação para que o aluno esteja apto a concluir o ensino médio.
Foram 7.435 escolas com média inferior a 500 pontos das 15.640* que tiveram as notas divulgadas. Trata-se de 47,5% do total. Das reprovadas, 6.909 são escolas estaduais.
Também para uma melhor análise, no ranking apresentado abaixo foram consideradas escolas com índice de permanência maior que 80%, o que indica que o colégio formou o aluno durante todo o ensino médio. Veja os cinco primeiros.
* Foram divulgados os resultados apenas das escolas que tiverem pelo menos 10 alunos participantes no Enem 2014, com taxa de participação foi igual ou superior a 50%.

1º – Colégio de São Bento – Rio de Janeiro (RJ)
MÉDIA NA PROVA DE REDAÇÃO886,56
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 61 a 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
2º – CEMP Ensino Médio Ltda – Rio de Janeiro (RJ)
MÉDIA NA PROVA DE REDAÇÃO855,00
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
3º – Colégio Cruzeiro - Centro – Rio de Janeiro (RJ)
MÉDIA NA PROVA DE REDAÇÃO851,98
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
4º – Colégio Lerote Ltda – Teresina (PI)
MÉDIA NA PROVA DE REDAÇÃO844,62
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
5º – Colégio de Aplicação da UFPE – Recife (PE)
MÉDIA NA PROVA DE REDAÇÃO843,85
ADMINISTRAÇÃOFederal
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 31 a 60 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto


As melhores notas em matemática

4/9Divulgação
Área interna do Colégio Objetivo Integrado, de Mogi das Cruzes, em São Paulo
Área interna do Colégio Objetivo Integrado, de Mogi das Cruzes, em São Paulo
Em um ranking mundial de qualidade da educação divulgado em maio pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ficou em 60 º colocado de um total de 76 países avaliados. Um dos principais critérios de avaliação era o conhecimento de matemática.
Nota-se que o bom ensino da disciplina no país é dominado pelos poucos que podem pagar. Das 25 escolas com maiores notas, todas são particulares.
As turmas também são pequenas, o que favorece médias mais altas. O Objetivo Integrado, da rede Objetivo, por exemplo, contabiliza apenas a nota de 43 alunos para esse cálculo. O máximo de participantes entre as cinco primeiras foi de 120 alunos.
Para uma melhor análise, foram consideradas escolas com índice de permanência maior que 80%, o que indica que o colégio formou o aluno e tem um ensino forte de matemática ao longo de todo o ensino médio.
Veja os cinco primeiros.

1º – Objetivo Colégio Integrado – Mogi das Cruzes (SP)
MÉDIA NA PROVA DE MATEMÁTICA815,94
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 31 a 60 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
2º – Móbile Colégio – São Paulo (SP)
MÉDIA NA PROVA DE MATEMÁTICA800,82
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
3º – Instituto Dom Barreto – Teresina (PI)
MÉDIA NA PROVA DE MATEMÁTICA798,96
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
4º – Villare Colégio – São Caetano do Sul (SP)
MÉDIA NA PROVA DE MATEMÁTICA797,85
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
5º – Vértice Colégio Unidade II – São Paulo (SP)
MÉDIA NA PROVA DE MATEMÁTICA789,57
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 61 a 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto


As melhores de pequeno porte

5/9Reprodução/Anglo
Anglo Leonardo da Vinci
Fachada do Anglo Leonardo da Vinci
Os dados do Inep revelam que nos pequenos colégios, o aproveitamento  é melhor. Salas de aula reduzidas aumentam o foco dos alunos e favorecem o aprendizado. 
No caso de um ranking do Enem, vale considerar também os colégios que mantém os alunos matriculados pelos três anos de ensino médio.
A lista a seguir mostra os colégios com maior pontuação, com menos de 30 alunos que realizaram o exame e que tenha ao menos 80% do grupo matriculado por todo o ensino médio.

1º – Colégio Lerote Ltda – Teresina (PI)
MÉDIA GERAL NA PROVA729,61
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
2º – Villare Colégio – São Caetano do Sul (SP)
MÉDIA GERAL NA PROVA707,99
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
3º – Anglo Leonardo da Vinci Colégio – Carapicuiba (SP)
MÉDIA GERAL NA PROVA707,77
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
4º – CEMP Ensino Médio Ltda – Rio de Janeiro (RJ)
MÉDIA GERAL NA PROVA703,73
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
5º – Colégio Fazer Crescer - Ensino Médio – Recife (PE)
MÉDIA GERAL NA PROVA694,17
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto


As melhores com professores mais capacitados

6/9Divulgação/Colégio Olimpo
Colégio Olimpo Integral (GO)
Fachada do Colégio Olimpo, em Goiânia
A base fundamental para um ensino de qualidade é formada por bons professores. Acontece que, em boa parte do país, os docentes não têm a formação adequada para as aulas que lecionam.
Dentro da base de dados do Enem, há o Índice de Formação dos Docentes, que contabiliza a porcentagem do corpo docente de ensino médio que têm a formação acadêmica adequada para as funções que desempenham.
Veja abaixo quem se destacou, tendo ao menos 80% dos docentes alocados no lugar devido.

1º – Colégio Olimpo Integrado – Goiânia (GO)
MÉDIA GERAL NA PROVA755,57
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 31 a 60 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLAMenos de 20%
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOSem informação
INDICADOR DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES88,60
2º – Ari de Sá Cavalcante Colégio - Major Fecundo – Fortaleza (CE)
MÉDIA GERAL NA PROVA741,73
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLAMenos de 20%
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOAlto
INDICADOR DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES90,00
3º – Colégio de São Bento – Rio de Janeiro (RJ)
MÉDIA GERAL NA PROVA741,26
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 61 a 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
INDICADOR DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES88,90
4º – Colégio e Curso Ponto de Ensino – Niteroi (RJ)
MÉDIA GERAL NA PROVA726,68
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLADe 20% a 40%
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
INDICADOR DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES83,00
5º – Colégio de Aplicação da UFV – Viçosa (MG)
MÉDIA GERAL NA PROVA718,37
ADMINISTRAÇÃOFederal
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLADe 60% a 80%
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOAlto
INDICADOR DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES86,00

As melhores em regiões rurais

7/9Divulgação/Facebook/Colégio Técnico de Lorena (SP)
Colégio Técnico de Lorena (SP)
Na foto: Colégio Técnico de Lorena (SP)
Das mais de 15 mil escolas analisadas pelo Inep  no estudo sobre o desempenho no Enem, apenas 595 declararam estar presentes em regiões rurais do Brasil. Juntas, elas foram representadas por pouco mais de 20 mil alunos na edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio.
A maior parte delas é de administração federal, estadual ou municipal. Das 10 primeiras colocadas, apenas duas foram classificadas como de média ou baixa renda. 

1ª - Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cachoeira de Itapemirim (ES) 
MÉDIA GERAL NA PROVA654,37
ADMINISTRAÇÃOFederal
LOCALIZAÇÃORural
PORTE DA ESCOLADe 31 a 60 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOAlto
2ª - IFECTRS – Campus Feliz – Feliz (RS)
MÉDIA GERAL DA PROVA642,35
ADMINISTRAÇÃOFederal
LOCALIZAÇÃORural
PORTE DA ESCOLADe 1 a 30 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOAlto
3ª - Colégio Técnico de Lorena – Lorena (SP)
MÉDIA GERAL DA PROVA633,70
ADMINISTRAÇÃOEstadual
LOCALIZAÇÃORural
PORTE DA ESCOLADe 31 a 60 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLADe 60% a 80%
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOAlto
4ª - Viverde Escola de Educação Básica - Bragança Paulista (SP)
MÉDIA GERAL DA PROVA631,70
ADMINISTRAÇÃOPrivada
LOCALIZAÇÃORural
PORTE DA ESCOLADe 31 a 60 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR NÍVEL SOCIOECONÔMICOMuito Alto
5ª - Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (MG)
MÉDIA GERAL DA PROVA625,21
ADMINISTRAÇÃOFederal
LOCALIZAÇÃORural
PORTE DA ESCOLADe 31 a 60 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLAMenos de 20%
INDICADOR NÍVEL SOCIOECONÔMICOAlto


As melhores de baixa renda com mais de 90 alunos

8/9DIlvugação/Blogspot/EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva
Banner da EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva
Para as escolas que você vê nesta lista, a ideia de figurar entre as com melhor rendimento no Enem ainda é uma promessa distante. Situadas em regiões de baixa renda, elas não aparecem sequer entre as mil mais bem colocadas do ranking.
Mesmo assim, elas se destacam entre as instituições de ensino de grande porte em locais pobres.
“O melhor desempenho [de uma escola] talvez seja pegar o aluno com nota 200 e dar um resultado de 400. Ainda assim, o aluno estará aquém de muitos outros, mas o trabalho dessa escola terá sido notável”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na coletiva de imprensa para apresentação dos dados. 

1ª - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista (MG)
MÉDIA GERAL NA PROVA589,12
ADMINISTRAÇÃOFederal
LOCALIZAÇÃORural
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMédio Baixo
2ª - EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva – Horizonte (CE)
MÉDIA GERAL NA PROVA565,12
ADMINISTRAÇÃOEstadual
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMédio Baixo
3ª - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim (BA)
MÉDIA GERAL NA PROVA555,71
ADMINISTRAÇÃOFederal
LOCALIZAÇÃORural
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA80% ou mais
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMédio Baixo
4ª - Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – Belém (PA)
MÉDIA GERAL NA PROVA551,08
ADMINISTRAÇÃOEstadual
LOCALIZAÇÃOUrbana
PORTE DA ESCOLAMais que 90 alunos
INDICADOR DE PERMANÊNCIA NA ESCOLAMenos de 20%
INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICOMédio Baixo


Para não fugir da tradição, veja:

9/9Marcos Santos/USP Imagens
Enem

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