terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Paulo Freire e suas ramificações...


[PDF] O Espaço Paulo Freire do FISL como lócus de compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa

WLS de Andrade, R da Silva Melo - RENOTE, 2013
Resumo. O presente trabalho se apresenta como um relato da experiência de criação do
Espaço Paulo Freire, um lócus criado a partir de um movimento de educadores e
pesquisadores das tecnologias digitais livres aplicadas à educação, que ocorre ...

[PDF] Clínica sensível à cultura popular no sofrimento psíquico grave

FW Braga, II Costa - Fractal: Revista de Psicologia, 2013
... Buscaremos traçar os referenciais da educação popular de Paulo Freire (1992,
2005[1974], 2011[1976]) que remetem ao conceito de cul- tura popular, estabelecendo
como este pode ser compreendido no campo da saúde mental. ...

[PDF] 14152-Mudanças sociais e ambientais no Assentamento Rural Sol da Manhã–Seropédica-RJ, por meio do despertar agroecológico

DL FERNANDES, DS PINTO, LM OLIVEIRA - Cadernos de Agroecologia–ISSN, 2013
... Neste sentido sentimos a necessidade de articular as práticas de assistência numa dimensão
de extensão com a perspectiva da comunicação para se entender a real necessidade com quem
se dialoga, como nos apresenta a perspectiva de Paulo Freire na dimensão da ...

[PDF] NO MEIO DO SERTÃO: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA BOM JESUS DOS PASSOS COM A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA COM O SEMI–ÁRIDO

CR Falcão, MR Falcão - Revista Fórum Identidades, 2013
... Tomando como grandes referências Paulo Freire e seu trabalho no Movimento de Educação
de Base, e refletindo sobre a experiência do religioso Dom José Brandão de Castro no sertão
sergipano, a organização não governamental Fundação Dom José Brandão de Castro ...

[PDF] 14669-Formação de Agricultores em Agroecologia: A experiência educativa dos Intercâmbios Agroecológicos

IM CARDOSO - Cadernos de Agroecologia–ISSN, 2013
... conquistas das organizações sociais do campo, e evidenciam como o Movimento da Educação
do Campo tem avançado e afirmado a importância destas experiências para o desenvolvimento
de processos educativos libertadores, afinal, como afirmava Paulo Freire (1989), a ...

[PDF] 14612-Implantação de hortas em forma de mandala e pomares como multiplicadores de Agroecologia e Alimentação Saudável

JTMM MACHADO, JA BENATI, J TONIN… - Cadernos de Agroecologia– …, 2013
... (GONÇALVES, 2008). Para Paulo Freire (1987), a interdisciplinaridade 2 Cadernos de
Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 8, No. 2, Nov 2013 Page 3. Resumos do VIII
Congresso Brasileiro de Agroecologia – Porto Alegre/RS – 25 a 28/11/2013 ...

[PDF] A autonomia do aluno de violão em um curso de licenciatura em música a distância: um estudo sobre os fatores de influência

B WESTERMANN - Revista da ABEM, 2013
... A partir da revisão de trabalhos nas áreas de educação e educação a distância, utilizamos quatro
autores como referência principal para a formulação deste trabalho. Paulo Freire (1996, p. 61)
coloca que “ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando”. ...

[PDF] FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA BRASILEIRA–LUGARES, PAISAGENS EDUCATIVAS E PERTENCIMENTOS–

A Gens - Revista Fórum Identidades, 2013
... para a educação brasileira que se rejeite a posição autoritária e perversa ocupada por todo
aquele que, aceitando desempenhar o papel de civilizador, deixa de exercitar, no trato diário
com alunas e alunos, a desnaturalização do natural ou o que Paulo Freire denominou de ...

[PDF] Cultivar o saber: o uso do tema social horta no ensino de ciências

MS Gonsalez - 2014
... REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO. ACARLOS EDUARDO PELO APOIO E CARINHO.
Page 7. “Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca,
não aprendo nem ensino.” (Paulo Freire) Page 8. RESUMO ...

[PDF] Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia

CMN de Souza - Revista da ABEM, 2013
... Parafraseando Paulo Freire (2001), talvez a grande questão da educação musical, sobretudo
no que diz respeito à sua função sociocultural, não seja discutir o que ela pode ou não pode,
mas, sim, refletir sobre onde pode, como pode, com quem pode, e quando pode. ...

Nenhum comentário :

Postar um comentário