Estados Unidos -  O jipe-robô Curiosity ligou nesta sexta-feira o gerador de nêutrons que carrega em uma de suas laterais, enquanto se prepara para uma primeira excursão em busca de minerais que possam dar novas informações sobre Marte.
Os cientistas da Nasa informaram que todos os instrumentos do robô estão em bom estado. "As coisas estão indo bem", disse em teleconferência John Grotzinger, do InstitutoTecnológico da Califórnia e diretor científico de Curiosity.
Composição fotográfica mostra novo autorretrato do jipe-robô. É possível ver pedregulhos no deck, perto de vários instrumentos | Foto: Divulgação
Composição fotográfica mostra novo autorretrato do jipe-robô. É possível ver pedregulhos no deck, perto de vários instrumentos | Foto: Divulgação
"Todos os instrumentos que estamos testando estão funcionando e estamos orgulhosos de anunciar que o instrumento DAN, foi ligado hoje e operou com sucesso", anunciou Grotzinger.
DAN é um espectrômetro de nêutrons com capacidade para detectar hidrogênio, cuja presença pode significar que há água em forma de gelo ou na superfície de um mineral que esteja no subsolo a uma profundidade de até um metro.
Este é o instrumento que a agência espacial russa forneceu ao projeto no qual participam sete países além dos EUA: Espanha, Rússia, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão.